Buscar

tabela do resumo do mestrado prof Teodoro

Prévia do material em texto

Tabela 1: Função Social da escola: Cooperativismo, socialismo, educação e meio ambiente.
	Autor/Ano
	Propósito do Estudo
	Definição
	Conceitos Relacionados
	Metodologia
	Principais Descobertas
	
FRANTZ, Valter. 2001
	
Estuda a cooperação como prática pedagógica, isto é, a direção que se dá ao processo educativo.
	
A educação e a cooperação são duas práticas sociais que se processam de tal forma que, sob certos aspectos, uma contém a outra.
	
Trata-se de um processo de interlocução de diferentes vozes que se aproximam, solidarizam-se, identificam-se para a construção de espaços comuns de atuação.
	
Pesquisa qualitativa em educação e cooperação através de um processo de educação plurifacilitado, centrado no conhecimento, na conscientização, produto da interlocução dos indivíduos, do seu diálogo e da sua argumentação crítica a respeito das experiências de vidas realizadas. 
	
Que as práticas cooperativas na escola podem constituir-se em privilegiados “espaços pedagógicos” através dos quais os sujeitos tomam consciência das diferentes dimensões da dica social.
	
ARROYO, João Claudio Tupimambá. 2008
	Mostrar que cooperação e competição possuem interações e complementaridades possíveis de potencializar um desenvolvimento humano desde que sob as premissas da economia solidária.
	O modo capitalista de vida aprofunda o individualismo, egoísmo, a ganancia, a competição pura e concentração de renda e poder, proliferam iniciativas solidárias.
	Qualquer agrupamento humano só se constitui em sociedade se for estabelecido algum laço de solidariedade entre indivíduos para que se originem o pacto de convivência e a ordem social, que deverão ser respeitados por todos.
	A abordagem quali-quantitativa procurando elementos teóricos para compreender a composição cooperação-competição.
	O medo, a desconfiança e a desmotivação impedem-nos de experimentar, ultrapassar coletivamente os limites das impossibilidades individuais, e que é preciso uma nova racionalidade: a racionalidade da sociedade. 
	Autor/Ano
	Propósito do Estudo
	Definição
	Conceitos Relacionados
	Metodologia
	Principais Descobertas
	
MENDONÇA, Sueli Guadelupe de Lima. 2011
	Problematizar a função social da escola na sociedade capitalista atual.
	
A escola tornou-se a instituição dominante no oferecimento de educação formal, tendo como tarefa central a reprodução da divisão social do trabalho e dos valores ideológicos dominantes.
	
Que a escola é transmissora de conhecimentos, ou seja, o seu significado social, ao afirmarem que o papel da escola é ensinar, e que os educandos aprendem o significado social da instituição, porém não o veem presente diretamente em suas vidas, não lhe atribuem sentido.
	
Analise nas mediações que estão presentes na função social da escola, com um olhar alternativo nas práticas formativas no processo educacional. 
	
A escola precisa mudar e educadores e educandos devem constituir um projeto coletivo de classe que contemple não só a educação, mas a sociedade para além do capital, contribuindo no processo de transformação da escola.
	BONOTTO, Dalva maria BBianchi. 2008
	Apontar a necessidade de explicitar nossa posição e ação em favor dos valores ambientalmente desejáveis, considerando que as questões envolvidas com o meio ambiente dizem respeito à vida e a sobrevivência de todos os seres do planeta.
	O pressuposto fundamental é que os seres humanos, em sociedade e por meio de escolhas sucessivas, constroem formas de viver que se diferenciam em tempos e lugares diversos originando os diferentes costumes e a criação de diferentes valores.
	Os valores são construídos na interação entre um sujeito imbuído de razão e emoções e um mundo constituído de pessoas, objetos e relações com o ambiente em que vive.
	Abordagem qualitativa onde se considera a construção de relações sociais que de fato respeitem as diferenças, passa pela incorporação de princípios e valores e os deveres para com a comunidade em que se vive. 
	A necessidade de se desenvolverem estratégias educativas que envolvam as dimensões aqui denominadas de cognição, afetividade, e ação, resulta em um trabalho abrangente em que amplie as possibilidades de o individuo aprender, de maneira mais afetiva, um dado valor, tendo, então, melhores condições de construí-lo em sua vida.
	Autor/Ano
	Propósito do Estudo
	Definição
	Conceitos Relacionados
	Metodologia
	Principais Descobertas
	
MORAES, Sirlandia Gomes de; FERREIRA, Maria Elizabeth 2011
	Investigar a base de problemas relacionados à indisciplina de alunos em espaços de aprendizagens no âmbito escolar.
	A questão (in)disciplina no contexto escolar, figura como motivo de grande preocupação para a comunidade escolar em especial para os educandos.
	A (in)disciplina não pode se limitar apenas a responsabilidade do educador, mas que a família seja parceira da escola e que ambas compartilhem responsabilidades, pois o desempenho e o êxito escolar das crianças dependem da sintonia dessas instituições. 
	Parte de referencias bibliográficos, através da contribuição de diversos autores e suas respectivas obras, bem como, a analise sobre a abordagem de temas envolvendo disciplina e indisciplina escolar. 
	É de fundamental importância a formação e a preparação do educador para o desenvolvimento da pratica pedagógica, que deve proporcionar ao aluno a capacidade de agir como sujeito de sua própria vida e das mudanças e transformações sociais.

Continue navegando