Buscar

RESUMO DO FILME FLORENCE NIGHTINGALE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO DO FILME FLORENCE NIGHTINGALE
Aluna: MARIA GABRYELLA SOARES RODRIGUES
O filme conta a história de Florence Nightingale uma moça muito bonita e idealista que nasceu em uma família rica e bem relacionada na cidade de Florença. Florence sempre gostou de cuidar das pessoas, e aos 17 anos recebeu um chamado de Deus, falando que ela deveria servi ao próximo. Florence teve sua vida mudada ao entrar em um hospital e ficou horrorizada com o modo que os pobres e indigentes eram tratados. A partir daí rebelou-se contra o papel convencional para as mulheres de seu status, que seria torna-se esposa submissa, e decidiu dedicar-se à caridade, encontrando seu caminho na enfermagem. A princípio houve certo conflito com sua família, principalmente com sua mãe, pois não era comum uma dama daquela época torna-se enfermeira.
Florence estava decidida a estudar enfermagem, seu pai ao ver que ela continuava com o propósito de seguir esse caminho passou a apoia-la, com seus estudos concluídos Florence tornou-se chefe de enfermagem e alguns tempos depois administradora de um hospital, onde desejava colocar em prática suas ideias.
Umas das principais contribuições de Florence foi durante a guerra da Criméia, que chamou bastante sua atenção quando relatos da guerra começaram a chegar à Inglaterra contando as condições horríveis que os soldados feridos estavam passando. Em 1854 tomou então a decisão de ir com mais 40 enfermeiras voluntárias que ela mesma escolheu para os campos de Scaturi localizado na Turquia. Fizeram uma longa viagem até chegar ao hospital militar, onde a princípio não puderam desempenhar seus papeis, pois no exército existia muito preconceito contra as enfermeiras.
Florence ficou muito preocupada com as condições que os soldados feridos se encontravam, em um porão sem nenhuma condição de higiene, junto com os ratos e sem ter lençóis para se cobrir. Ela continuou insistindo em querer ajudar, até que os superiores de exército a deixaram junto com as enfermeiras desempenhar o seu papel. Mesmo com todos os cuidados que elas tinham com os feridos não foi possível evitar a epidemia de cólera que veio a matar muitos soldados.
Sua fama de “anjo” logo se espalhou entre os soldados, devido ao modo como ela cuidava deles, principalmente dos mais necessitados. Como os porões eram escuros, Florence carregava ao seu lado uma lamparina, daí seu apelido de “dama da luz” e o símbolo da enfermagem.
Seis meses depois com o fim da guerra Florence volta para sua casa na Inglaterra como heroína, após ter sido nomeada superintendente e ter ganhado uma medalha da rainha da Inglaterra.

Continue navegando