Buscar

ROTEIRO MORFO 1 - TECIDO EPITELIAL

Prévia do material em texto

UNIME - NUTRIÇÃO - MATUTINO
BEATRIZ SANTOS BEZERRA RA: 37167284548
CARACTERISTICAS GERAIS:
A pele é o maior órgão em continuidade do corpo humano, tanto no tamanho quanto no peso, seu revestimento externo atua como uma barreira garantindo proteção contra agressões físicas, químicas e mecânicas, como de agentes bacterianos, choque, atrito e desidratação.
Tem função de proteção imunológica contendo células especializadas a combater microrganismos do ambiente externo, é responsável pelos ajustes de regulação térmica como a transpiração e também age na exposição aos raios UV sintetizando a vitamina D.
É um dos órgãos do sentidos pois possui terminações nervosas que estão localizadas na pele e nos permite sentir estímulos de calor ou frio, dor, o tato.
 
EPIDERME: 
Reveste as superfícies do corpo, formada por tecido epitelial, se constitui de cinco camadas na região palmoplantar (acrescentando a camada lúcida) e no restante temos quatro camadas: basal - é a partir dela que acontece a germinação e permite a migração de outras células para a superfície da pele, espinhosa - é resultante da migração da estrutura basal queratinizada e garante a força e flexibilidade à pele, granulosa - que controla a perda de líquidos corporais e impede a entrada de materiais estranhos e repele a água e córnea - que é a camada mais externa da epiderme e funciona como barreira protetora contra lesões e microrganismos, sendo impermeável à água.
As são células conectadas uma com as outras (justapostas) e por essa conexão contém pouca matriz celular, é avascular e está sobre um tecido conjuntivo que dá o suporte nutricional.
Além das células teciduais, a epiderme apresenta células importantes para a manutenção de suas funções, como queratinócitos: células responsáveis pela produção de queratina garantindo a resistência da pele e sua impermeabilização, além de protegê-la do calor, de microrganismos e agentes químicos e representa 90% das células epidérmicas. Temos os melanócitos, células que produzem melanina que tem como característica a proteção contra rádios UV e coloração da pele. As células de Langerhans, são células que auxiliam na defesa imunológica, e por fim as células de Merkel, juntamente com os discos tácteis, participam da percepção sensorial do tato. A epiderme é responsável por originar os anexos cutâneos: unhas, pelos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas. A abertura dos folículos pilossebáceos (pelo + glândula sebácea) e das glândulas sudoríparas na pele forma-se os poros.
Tem alta taxa de proliferação das suas células, se renovando com maior velocidade.
DERME
Logo abaixo da epiderme temos a derme, essa segunda camada apresenta uma espessura variável conforme a região do corpo, grande parte é formada por tecido conjuntivo que contém grandes quantidades de fibras colágenas e elásticas dando resistência e elasticidade ao tecido, é nela que encontramos fibras proteicas, vasos sanguíneos, importante para a nutrição e troca gasosa, terminações nervosas, células do sistema imunológico, folículos pilosos, órgãos sensoriais e glândulas. 
É dividida em camadas, sendo a papilar (mais externa), constituída por tecido conjuntivo frouxo, possui plexo subpapilar, é rico em fibras que atuam na fixação da derme com a epiderme, nutrição e contém intensa vascularização. A camada reticular (mais interna) formada por tecido conjuntivo denso não modelado, possui o plexo cutâneo, tendo a função de nutrição e regulação da temperatura corporal, ajustando a quantidade de sangue que vai para a pele.
O suprimento vascular da pele é limitado à derme e por sua intensa vascularização, é inervada, tendo receptores responsáveis pelas sensações de dor, calor, frio, toque e pressão, além desses receptores temos a presença de, fibroblastos, macrófagos e alguns adipócitos na parte mais profunda da camada fixada à tela subcutânea.
HIPODERME ou TECIDO SUBCUTÂNEO 
É a camada mais interna da pele, sendo formada por células adiposas denominadas adipócitos envoltas de matriz extracelular, sua espessura varia de acordo com a região do corpo e sexo do indivíduo e está relacionada com o contorno corporal, são células grandes e quanto mais gordura armazenam, aumentam o seu tamanho, estando essa condição relacionada ao ganho de peso. Sua principal função é o armazenamento de gordura, que atua como reserva energética, proteção contra choques mecânicos e isolante térmico. A hipoderme conecta a pele e a fáscia dos músculos, o que permite aos músculos contraírem-se sem repuxar a pele.
Na hipoderme também são encontradas fibras de elastina e colágeno, veias e capilares sanguíneos. Sendo classificado como dois tipos: tecido adiposo unilocular ou amarelo, sua coloração é devido ao seu acumulo de vitaminas e carotenoides no seu interior, é o principal constituinte do tecido adiposo, seus adipócitos possuem apenas um reservatório de gordura. O tecido adiposo multilocular ou marrom, possui essa coloração devido a sua vascularização, formada diversos depósitos de gordura e tem como função manter o corpo aquecido.
ATIVIDADE COMPLEMENTAR:
 
A. Descreva as cinco camadas da epiderme.
R: Camada basal, camada espinhosa, camada granulosa, camada lúcida, camada córnea.
B. Cite e 7 funções da pele.
R: A pele atua como uma barreira que protege e mantém a integridade do corpo, tendo diversas funções como a de excreção de secreções sebáceas e sudoríparas, protetora contra traumas mecânicos, químicos e físicos, termorreguladora da temperatura corporal pelo suor, metabólica pela síntese de vitamina D, armazenamento de substâncias, sensibilidade (a pele possui terminações nervosas para frio, tato e dor, atua na regulação hídrica impedindo a desidratação.
C. Esquematize um diagrama com legenda de um folículo piloso e seus componentes associados.
R: 
D. Descreva os anexos principais da pele.
R: Glândulas sudoríparas: Produtoras de suor, são importante para a regulação da temperatura corporal, tendo as células écrinas com ducto excretor no poro da superfície da pele e apócrinas com ducto excretor no folículo piloso. Ex: pêlos da axila.
Glândulas sebáceas: Situadas na derme, sua secreção é uma mistura de lipídios que lubrificam a pele e tem ação bactericida, normalmente está associada aos folículos pilosos. 
Pêlos: Estão presentes em quase toda estrutura da pele, é inserida nos folículos pilosos sendo divididos por velos (mais finos e menores como os pelos do rosto) e pelos terminais (folículos mais profundos como os pêlos genitais), tem a função de proteção, restringindo a dispersão de calor e auxilia na percepção ao toque. 
Unhas: São placas formadas por células queratinizadas, que formam lâminas de consistência endurecida, tendo a função de proteção e apreensão de objetos. 
E. Como acontece o processo de cicatrização após uma incisão cirúrgica ou trauma tecidual? Descreva as fases da cicatrização.
R: Quando à uma lesão tecidual, mecanismos são acionados havendo uma sequência de eventos celulares e bioquímicos para fazer essa reparação, sendo reconstruídas de baixo para cima e das bordas para o centro. 
· Fase de inflamação: caracterizada pela ativação da hemostasia (coagulação) pela migração das células sanguíneas até o ferimento para tampar e evitar uma perca excessiva de sangue e higienizar a área lesada por liberação de mediadores químicos de defesa como neutrófilos, monócitos e macrófagos, que atuarão a favor da remoção de tecidos debilitados, preparação da ferida para a cobertura definitiva e fagocitar as partículas antigas e corpos estranhos, após a dissolução dos coágulos a liberação de fibroblastos e células endoteliais darão origem a um tecido de granulação, essa fase pode causar vermelhidão e dor.
· Fase proliferativa: inicia-se nas primeiras 24h, é caracterizada pela formação de novos vasos sanguíneos, fibroplasia, epitelização e a matriz extracelular que funciona como uma estrutura para a migração celular, esta fase inicia-se por volta do 3º dia após a lesão, podendo durar de 2 a 3 semanas e é o marco inicial da formação da cicatriz,sofrendo processo de contração e deposição de maneira desorganizada, esse conjunto forma o tecido de granulação de coloração vermelho vivo.
· Fase de maturação: Temos um equilíbrio de produção, remodelando o tecido construído no tecido de granulação em tecido de cicatrização, muda-se a forma, o tamanho, a resistência que deve-se à remodelagem das fibras de colágeno e obtemos alteração coloração da cicatriz, passando para um vermelho escuro à um tom mais rosado, parecida com o tecido normal, porém agora com uma cicatriz.
F. Cite alguns problemas que podem acontecer durantes o período da cicatrização do tecido.
R: Fatores locais (ligados diretamente à ferida)
Grau de contaminação: uma incisão cirúrgica realizada com boa técnica e em condições de assepsia tem melhor condição de cicatrização.
Cuidados das feridas: assepsia e antissepsia, técnica cirúrgica correta, escolha de fio cirúrgico, cuidados pós-operatórios adequados (curativos e retirada dos pontos).
Falta de oxigenação: em caso de falta, as células tem dificuldade de chegar na área lesada reprimindo a proliferação dos fibroblastos e síntese de colágeno. 
Fatores sistêmicos (ligados ao indivíduo):
Faixa etária: quanto mais idoso menos flexíveis são os tecidos.
Estado nutricional deficiente: deprime o sistema imune e diminui a qualidade e a síntese de tecido de reparação.
Diabetes: que tem síntese de colágeno está diminuída assim como a oxigenação.
Estado imunológico: a baixa imunidade prolonga a fase inflamatória.
Uso de medicamentos: corticosteroides, os quimioterápicos e os radioterápicos podem reduzir a cicatrização de feridas.

Continue navegando