Buscar

75958127-Qual-a-importancia-do-estudo-da-sensacao-e-percepcao-para-se-compreender-melhor-o-comportamento-humano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome: Marcos Antônio de Araújo Ferreira júnior
 1º Periodo de psicologia ESUDA
1) Qual a importância do estudo da sensação e percepção para se compreender melhor o comportamento humano?
Importante para compreender como o ser humano reconhece certos impulsos, e assim poder intender como ele reage a situações diferentes que possuem ligação com esses impulsos ou estímulos.
2) Apontar a diferença que se costuma estabelecer entre os conceitos de sensação e percepção.
Sensações estão relacionadas aos nossos sentidos, então é uma reação fisiológica do corpo ao meio físico em que existimos. 
Percepção é o julgamento dado pela pessoa com base nas informações da sensação. A percepção pode ser influenciada também por fatores fisiológicos e psicológicos junto com questões externas como aspectos culturais e sociais.
3) Qual a relação existente entre percepção e atenção?
Se dá pelo fato dos dois serem princípios bem parecidos, muitas vezes sendo analisados como a mesma coisa. Mas pode-se explicar a diferença dessa maneira:
Ou enfatizamos o sujeito e supomos que ele é o iniciador autônomo de suas atividades, ou enfatizamos o ambiente e supomos que ele se impõe sobre o sujeito, visto, então, como receptáculo das estimulações ambientais. No primeiro caso recorremos ao termo atenção; no segundo caso, ao termo percepção.
4) Demonstrar, através de exemplos, que as características do estimulo e o estado psicológico do percebedor exerce influencia sobre a percepção. 
1º quando alguém está atrás de uma calça azul, vai até o guarda roupa com a atenção focada no objeto especifico que está procurando, ele vai ter tendência a n prestar notar outras coisas q n possuem uma semelhança com o objeto procurado.
2º quem tem fome se sente mais atraído por algo comestível e irá apresentar uma tendência a percebê-los com mais facilidade.
5) Aprendizagem tem influencia sobre a percepção? Ilustrar a resposta com um exemplo.
Sim. Algumas percepções precisam ser aprendidas. Um humano recém-nascido não tem a percepção de profundidade, ela aprendida com a passagem do tempo no processo de maturação, e ele adquire a capacidade de inferir o significado dos estímulos visuais que está recebendo, assim influenciando a percepção do ambiente.
6) O que se entende por Constancia perceptiva?Dar um exemplo. Qual a explicação mais aceita para este fenômeno?
Constância perceptiva é o nome que os neurocientistas atribuem ao conjunto específico de regras perceptivas que a criança deve adquirir para dar sentido ao mundo físico ao seu redor. 
Exemplos: Quando você observa uma pessoa se afastar, a projeção da pessoa em sua retina diminui. Ela não diminuiu de tamanho, apenas sabemos que ela se afastou.
A explicaçao mais aceita é a de que a percepçao depende das relaçoes entre os fatores do estímulo, captados pelos orgaos dos sentidos e as nossas experiencias passadas com esse estímulo.
7) Explicar os princípios de organização perceptual.
Semelhança: Objetos semelhantes tendem a permanecer juntos, seja nas cores, nas texturas ou nas impressões de massa destes elementos. Esta característica pode ser usada como fator de harmonia ou de desarmonia visual.
Proximidade: Partes mais próximas umas das outras, em um certo local, inclinam-se a ser vistas como um grupo.
Experiência fechada: Se conhecermos anteriormente determinada forma, com certeza a compreenderemos melhor, por meio de associações do aqui e agora com uma vivência anterior.
8) Demonstrar através de um exemplo, que a percepção de movimento não corresponde, necessariamente, ao movimento físico real.
Quando observamos o céu temos impressão que o sol está se movendo, quando na verdade é o planeta em que estamos que está se movendo.
9) Nomear três pistas de percepção de profundidade, explicá-las brevemente e dar exemplos.
Perspectiva linear - é o chamado ponto de fuga, ou seja, é um certo ponto de uma pintura a qual são direcionadas várias linhas ou pontos presentes na mesma. Ex: quadros que tem linhas ou pontos que se direcionam a um ponto especifico.
Movimento relativo – Ex: quando vemos um carro em alta velocidade que está distante de nós, parece andar na mesma velocidade que a nossa.
Percepção auditiva – pode ser um indicador de distancia. Ex: quando ouvimos um som bem alto, é sinal que ele está próximo, ou seja, quanto maior for a intensidade e a pureza do som, mais próximo esta o objeto que o produz.
10) O que são ilusões perceptuais? Ilustrar a resposta com um exemplo a apontar as explicações já encontradas para este fenômeno.
A ilusão é uma confusão dos sentidos que provoca uma distorção da percepção.
Podem ser auditivas, táteis, gustativas, olfativas e outras.
Algumas ilusões como o do PHI que acontece pelo ascender sucessivo de duas lâmpadas.
Algumas explicações atribuíram o fenômeno ao movimento dos olhos do observador.
11) O que se entende por percepção extra-sensorial? A ciência já constatou a existência deste tipo de percepção?
Entende-se a percepção de um objeto ou fato sem a utilização dos sentidos conhecidos.
Não , pois ainda não se tem provas concretas sobre este tipo de percepção.

Continue navegando