Buscar

Salmonelose: Sintomas e Prevenção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Salmonela
Os sintomas da infecção por Salmonella sp., também conhecida como salmonelose, normalmente são semelhantes a qualquer outra gastroenterite, incluindo vômitos, diarreia forte e febre. Por isso, a única forma de saber que os sintomas são devido à infecção pela bactéria é por meio de exames laboratoriais, em que é feito o isolamento da bactéria no vômito, fezes ou do alimento que foi consumido.
A Salmonella sp. é um tipo de bactéria que pode ser transmitida através do consumo de alimentos contaminados com fezes de animais, o que pode acontecer ao se comer um ovo mal cozinhado ou quando se lava mal as mãos antes de cozinhar, por exemplo.
A infecção intestinal causada pela Salmonella sp. é forte e perigosa, pois pode se espalhar rapidamente para outros órgãos. Além disso, caso a infecção seja por Salmonella typhi, há o desenvolvimento da febre tifoide, que é uma doença grave e que quando não tratada pode resultar em complicações, como hemorragias, coma e até mesmo óbito. Saiba reconhecer os sintomas de febre tifoide.
Os sintomas mais comuns são: diarreia constante, fezes com sangue, dor abdominal, vomito, mal estar e cansaço, febre e perda de apetite. Esses sintomas podem surgir até 10 dias após o consumo do alimento contaminado, como ovo e carne de frango crua, por exemplo e costumam permanecer por cerca de 5 a 7 dias, até a completa recuperação do paciente. Eles também podem variar de intensidade de acordo com a quantidade de alimento contaminado ingerido e o nível de contaminação do alimento.

Continue navegando