Buscar

11-Pratica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ANÁPOLIS/GO
Nº do processo
	JOÃO PINHO, espanhol, viúvo, contador, portador da carteira de identidade nº ___, expedida pelo ___, inscrito no CPF/MF sob o nº ___, endereço eletrônico ____, residente na Rua Uruguai, 180, na cidade de Goiânia, por seu advogado, com endereço profissional <endereço completo>, onde deverá ser intimado para dar andamento aos atos processuais, nos autos da AÇÃO DE ANULAÇÃO DE NEGÓCIO JURÍDICO, pelo procedimento comum, movida pela empresa XYZ, vem a este juízo, apresentar
CONTESTAÇÃO 
para expor e requerer o que se segue: 
DAS PRELIMINARES
	DA INCOMPETÊNCIA RELATIVA
	Trata-se de ação fundada em direito pessoal, daí a competência territorial do domicílio do RÉU (Art. 46 do CPC), 	tendo como consequência a remessa a uma das Varas Cíveis da Comarca de Goiânia/GO.
	DA AUSÊNCIA DE LITISCONSÓRCIO PASSIVO
	Tratando-se de ação de anulação de doação, ocorre a situação de litisconsórcio passivo necessário, nos termos do Art. 114 do CPC, tendo como consequência a necessidade de inclusão de Mara Pinho e Marta Pinho no polo passivo da ação.
	DO DEFEITO DE REPRESENTAÇÃO
	Observa-se que não está juntada a Procuração do advogado da parte AUTORA nos autos do presente processo, nos termos do Art. 104 do CPC, em desconformidade com o Art. 337, IX, do CPC, tendo como consequência a necessidade de regularização da representação.
DO MÉRITO
	DA DECADÊNCIA
	Nos termos do Art. 178, II, do CC, o prazo de decadência para pleitear-se a anulação de negócio jurídico é de quatro anos, contado do dia de sua realização, no caso 06/01/2012. Portanto, o prazo decadencial se esgotou em 05/01/2016, tendo como consequência a extinção do processo com a resolução de mérito, de acordo com o Art. 487, II, do CPC. 
DOS FATOS
	O RÉU reconhece a validade do contrato de locação mencionado, cujo prazo era de 30 meses, a contar de 05/03/2008 encerrando-se em 04/09/2010. Ocorre que 120 dias antes do contrato de locação terminar, o RÉU notificou a empresa AUTORA e o locatário que não renovaria a fiança em caso de prorrogação do contrato, conforme notificação anexada aos autos. Ademais, não há previsão expressa no contrato de locação do fiador se responsabilizar pelos alugueis até a entrega das chaves. 
	O RÉU efetivamente doou os imóveis às filhas antecipando assim a legítima consoante permite o art. 544 do CC, eis que de igual valor os imóveis por ser a última vontade declarada por sua esposa em seu leito de morte para que futuramente os irmãos não viessem a se desentender por conta de herança.
DOS FUNDAMENTOS
	A doação realizada pelo RÉU às suas filhas atendeu plenamente aos requisitos de validade do Art. 104 do CC, tratando-se de uma antecipação de herança, nos termos do Art. 544 do CC: 
Art. 544. A doação de ascendentes a descendentes, ou de um cônjuge a outro, importa adiantamento do que lhes cabe por herança. 
 	Ademais, os fatos demonstram a inexistência de fraude contra credores, a contrario sensu dos termos do Art. 158 do CC, eis que a doação ocorreu em 06/01/2012 e a inadimplência ocorreu a partir de 06/04/2014, quando o RÉU já não era mais fiador do contrato de locação, 
DO PEDIDO
	Diante do exposto, o RÉU requer a esse Juízo: 
1) seja acolhida a preliminar de incompetência relativa, com a consequente remessa dos autos a uma das Varas Cíveis da Comarca de Goiânia/GO;
2) seja acolhida a preliminar de ausência de litisconsórcio necessário, com a consequente inclusão de Mara Pinho e Marta Pinho no polo passivo da presente ação; 
3) seja acolhida a preliminar de defeito de representação, a fim de que seja regularizada a representação da empresa AUTORA;
4) seja declarada a decadência do direito da empresa AUTORA, com a consequente extinção do processo com resolução do mérito.
5) a improcedência do pedido autoral, ante a falta de fundamentação que lhe dê sustento;
6) a procedência do pedido de condenação da empresa AUTORA ao pagamento dos ônus sucumbenciais.
DAS PROVAS
	Requer a produção de todas as provas em direito admitidas, na amplitude dos artigos 369 e seguintes do CPC, em especial as provas documental, documental superveniente e o depoimento do representante legal da empresa AUTORA.
Pede deferimento. 
Local, (Dia), (Mês) de (Ano). 
Nome do Advogado 
OAB/UF

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando