Logo Passei Direto
Buscar

GESTÃO EDUCACIONAL - Exercícios 02 - GABARITO 01

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o extrato de texto a seguir: "Gestão democrática, gestão compartilhada e gestão participativa são termos que, embora não se restrinjam ao campo educacional, fazem parte da luta de educadores e movimentos sociais organizados em defesa de um projeto de educação pública de qualidade social e democrática".
De acordo com os conteúdos do livro-base Gestão educacional, responda corretamente à seguinte questão: quem deve participar do processo educacional em uma comunidade?
A O processo educacional deve ser estendido unicamente às mães, pois elas estão sempre presentes nas escolas, como nas reuniões para a entrega de boletins.
B O processo educacional deve ser estendido unicamente aos pais e não às mães, pois são eles que devem ser reaproximados da escola.
C O processo educacional deve ser estendido a toda a comunidade, homens e mulheres, independente de idade, pois contempla aprendizagem e educação como direito de todos.
D O processo educacional deve ser estendido unicamente aos alunos, pois eles devem ser os maiores interessados nas melhorias que a gestão democrática pode oferecer.
E O processo educacional deve ser estendido apenas à equipe administrativa da escola.

Leia o extrato de texto a seguir: “No papel, [...] a autonomia escolar parece ser ampla, mas sua realização ainda está em fase embrionária por falta de informação das pessoas que têm de exercê-la e pela tradição centralista da Educação brasileira.”
De acordo com os conteúdos do livro-base Gestão Educacional sobre a autonomia da escola, podemos afirmar que a construção da autonomia da escola somente poderá ser de fato efetivada se:
A Houver a participação de todos os atores nos processos de estudos, planejamento, execuções e tomadas de decisões das ações que permeiam o cotidiano escolar.
B A gestão colegiada articular os processos educativos e centralizar as decisões burocráticas somente na comunidade discente.
C Se houver participação exclusiva do corpo docente, pois os professores são os detentores do saber e os únicos que compreendem as necessidades dos alunos.
D O corpo administrativo adotar a forma de gestão da escola tradicional, visto que, no passado deu certo, e, portanto, é ainda muito eficaz.
E Houver autonomia por parte dos órgãos jurídicos e previdenciários estaduais, federais e municipais.

Considere a citação a seguir: “Ambas as palavras têm origem latina, gerere e administrare. Gerere significa ‘conduzir ou governar’. Administrare tem aplicação específica no sentido de ‘gerir um bem, defendendo os interesses de quem os possui’.”
Considerando os conceitos relacionados à administração abordados no livro-base Gestão Educacional, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras, e F para as falsas.
I. ( ) O ato de administrar, como o conceito de administração escolar, é uma construção histórica, marcada pelas práticas e contradições vividas na sociedade em diferentes períodos históricos e contextos sociais.
II. ( ) Administração é a utilização racional dos recursos disponíveis para alcançar os objetivos estabelecidos em coerência com o seu objeto de trabalho.
III. ( ) A administração não é uma atividade exclusivamente humana, pois o animal, não importando a sua espécie, também realiza tal atividade e sua ação é qualitativamente igual à ação humana.
IV. ( ) Os princípios administrativos das organizações também podem contribuir com a gestão da escola uma vez que a administração é exercida nas organizações como também o é na instituição escolar.
A F – F – F – V
B V – F – V – F
C V – V – F – V
D F – F – V – V
E V – V – V – F

Considere o seguinte fragmento de texto: “São duas as concepções de gestão [escolar]: a técnico-científica e a sociocrítica, sendo que esta última se divide em autogestionária, interpretativa e democrático-participativa.”
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
A 1 – 2 – 3 – 4
B 2 – 3 – 1 – 4
C 2 – 3 – 1 – 4
D 4 – 2 – 1 – 3
E 1 – 2 – 3 – 4

Considere a seguinte passagem de texto: “A participação constitui uma forma significativa de, ao promover maior aproximação entre os membros da escola, reduzir desigualdades entre eles.”
Considerando os conteúdos abordados no livro-base Gestão Educacional sobre as características das concepções de gestão escolar, no que diz respeito à concepção democrático-participativa, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) Enfatiza tanto as tarefas quanto as relações.
II. ( ) Defende a articulação da atividade de direção com a iniciativa e a participação das pessoas da escola e das que se relacionam com elas.
III. ( ) Dá mais ênfase nas tarefas do que nas pessoas.
IV. ( ) Prima pela objetividade no trato das questões da organização e da gestão mediante coleta de informações reais.
A F – F – V – F
B V – V – F – V
C F – V – F – V
D V – F – V – F
E V – V – V – F

Leia o excerto de texto a seguir: “O conselho escolar é um espaço aberto, mas não é uma área destinada à exposição unilateral de pontos de vista.”
Segundo os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, o conselho escolar envolve a representação de diferentes segmentos da comunidade escolar e se configura como um:
A Órgão colegiado que tem como objetivo promover a participação da comunidade escolar nos processos de administração e gestão da escola.
B Conselho que assegura a qualidade do trabalho escolar somente em termos pedagógicos.
C Órgão que desempenha funções normativas, deliberativas e de fiscalização das ações globais do município.
D Conselho escolar sem autonomia para tomada de decisões administrativas, mas com poder para analisar e solucionar os problemas referentes aos alunos.
E Conselho jurídico, administrativo e facultativo da instituição escolar.

Leia o seguinte fragmento de texto: “Podemos conceber a Gestão de Qualidade Total – GQT como um conjunto estrategicamente organizado de princípios e métodos.”
De acordo com o livro-base Gestão Educacional, para a gestão da qualidade total na gestão escolar, a qualidade é realizada em três dimensões. Quais são elas?
A Controle do processo, inspeção e garantia de qualidade.
B Inspeção, controle do processo e desenvolvimento de novos produtos.
C Garantia de qualidade, controle do processo e desenvolvimento de novos produtos.
D Garantia de qualidade, controle do processo e inspeção.
E Controle, percepção e avaliação da qualidade.

desenvolvem o raciocínio que orienta a concepção de gestão compartilhada (livro-base, p. 86,87). E F – F – V – V
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Gestão Educacional com relação às implicações do uso da administração empresarial na gestão escolar, analise as afirmativas a seguir:
I. Quando se utiliza a administração empresarial na escola, ocorre o direcionamento das atividades com base nos princípios da gestão estratégica empresarial.
II. Quando se utiliza a administração empresarial na escola, refere-se ao uso de conteúdo técnico (mecanismos gerenciais e controle do trabalho alheio), aspectos priorizados na administração empresarial.
III. Justifica-se o uso da administração empresarial na gestão escolar por meio da pedagogia tecnicista com o argumento de que não há necessidade de racionalidade na utilização dos recursos disponíveis na escola.
A I e II apenas.
B I apenas.
C I e III apenas.
D II e III apenas.
E III apenas.

Leia o excerto de texto a seguir: “O conselho de classe surge embasado no pressuposto de que, num processo coletivo em que existem diferentes óticas dos diversos profissionais, conseguir-se-á, [por meio] da soma dessas óticas, o maior conhecimento do objeto que se avalia, para obter, consequentemente, tomadas de decisões mais acertadas”.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, responda à seguinte questão: quais são os objetivos do conselho de classe?
A Relacionar os alunos que apresentaram dificuldades de aprendizagem e mal comportamento no decorrer do ano, para que sejam direcionados para outra instituição de ensino.
B Avaliar a prática pedagógica e organizar as necessidades de aprendizagem das turmas coletivamente.
C Articular a direção escolar com a equipe pedagógica para separar os alunos com necessidades educativas especiais.
D Repassar regras e avisos estabelecidos no decorrer do ano letivo.
E Comunicar à comunidade o consenso docente em relação aos alunos com dificuldades de aprendizagem, para que se registre em ata.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o extrato de texto a seguir: "Gestão democrática, gestão compartilhada e gestão participativa são termos que, embora não se restrinjam ao campo educacional, fazem parte da luta de educadores e movimentos sociais organizados em defesa de um projeto de educação pública de qualidade social e democrática".
De acordo com os conteúdos do livro-base Gestão educacional, responda corretamente à seguinte questão: quem deve participar do processo educacional em uma comunidade?
A O processo educacional deve ser estendido unicamente às mães, pois elas estão sempre presentes nas escolas, como nas reuniões para a entrega de boletins.
B O processo educacional deve ser estendido unicamente aos pais e não às mães, pois são eles que devem ser reaproximados da escola.
C O processo educacional deve ser estendido a toda a comunidade, homens e mulheres, independente de idade, pois contempla aprendizagem e educação como direito de todos.
D O processo educacional deve ser estendido unicamente aos alunos, pois eles devem ser os maiores interessados nas melhorias que a gestão democrática pode oferecer.
E O processo educacional deve ser estendido apenas à equipe administrativa da escola.

Leia o extrato de texto a seguir: “No papel, [...] a autonomia escolar parece ser ampla, mas sua realização ainda está em fase embrionária por falta de informação das pessoas que têm de exercê-la e pela tradição centralista da Educação brasileira.”
De acordo com os conteúdos do livro-base Gestão Educacional sobre a autonomia da escola, podemos afirmar que a construção da autonomia da escola somente poderá ser de fato efetivada se:
A Houver a participação de todos os atores nos processos de estudos, planejamento, execuções e tomadas de decisões das ações que permeiam o cotidiano escolar.
B A gestão colegiada articular os processos educativos e centralizar as decisões burocráticas somente na comunidade discente.
C Se houver participação exclusiva do corpo docente, pois os professores são os detentores do saber e os únicos que compreendem as necessidades dos alunos.
D O corpo administrativo adotar a forma de gestão da escola tradicional, visto que, no passado deu certo, e, portanto, é ainda muito eficaz.
E Houver autonomia por parte dos órgãos jurídicos e previdenciários estaduais, federais e municipais.

Considere a citação a seguir: “Ambas as palavras têm origem latina, gerere e administrare. Gerere significa ‘conduzir ou governar’. Administrare tem aplicação específica no sentido de ‘gerir um bem, defendendo os interesses de quem os possui’.”
Considerando os conceitos relacionados à administração abordados no livro-base Gestão Educacional, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras, e F para as falsas.
I. ( ) O ato de administrar, como o conceito de administração escolar, é uma construção histórica, marcada pelas práticas e contradições vividas na sociedade em diferentes períodos históricos e contextos sociais.
II. ( ) Administração é a utilização racional dos recursos disponíveis para alcançar os objetivos estabelecidos em coerência com o seu objeto de trabalho.
III. ( ) A administração não é uma atividade exclusivamente humana, pois o animal, não importando a sua espécie, também realiza tal atividade e sua ação é qualitativamente igual à ação humana.
IV. ( ) Os princípios administrativos das organizações também podem contribuir com a gestão da escola uma vez que a administração é exercida nas organizações como também o é na instituição escolar.
A F – F – F – V
B V – F – V – F
C V – V – F – V
D F – F – V – V
E V – V – V – F

Considere o seguinte fragmento de texto: “São duas as concepções de gestão [escolar]: a técnico-científica e a sociocrítica, sendo que esta última se divide em autogestionária, interpretativa e democrático-participativa.”
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
A 1 – 2 – 3 – 4
B 2 – 3 – 1 – 4
C 2 – 3 – 1 – 4
D 4 – 2 – 1 – 3
E 1 – 2 – 3 – 4

Considere a seguinte passagem de texto: “A participação constitui uma forma significativa de, ao promover maior aproximação entre os membros da escola, reduzir desigualdades entre eles.”
Considerando os conteúdos abordados no livro-base Gestão Educacional sobre as características das concepções de gestão escolar, no que diz respeito à concepção democrático-participativa, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) Enfatiza tanto as tarefas quanto as relações.
II. ( ) Defende a articulação da atividade de direção com a iniciativa e a participação das pessoas da escola e das que se relacionam com elas.
III. ( ) Dá mais ênfase nas tarefas do que nas pessoas.
IV. ( ) Prima pela objetividade no trato das questões da organização e da gestão mediante coleta de informações reais.
A F – F – V – F
B V – V – F – V
C F – V – F – V
D V – F – V – F
E V – V – V – F

Leia o excerto de texto a seguir: “O conselho escolar é um espaço aberto, mas não é uma área destinada à exposição unilateral de pontos de vista.”
Segundo os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, o conselho escolar envolve a representação de diferentes segmentos da comunidade escolar e se configura como um:
A Órgão colegiado que tem como objetivo promover a participação da comunidade escolar nos processos de administração e gestão da escola.
B Conselho que assegura a qualidade do trabalho escolar somente em termos pedagógicos.
C Órgão que desempenha funções normativas, deliberativas e de fiscalização das ações globais do município.
D Conselho escolar sem autonomia para tomada de decisões administrativas, mas com poder para analisar e solucionar os problemas referentes aos alunos.
E Conselho jurídico, administrativo e facultativo da instituição escolar.

Leia o seguinte fragmento de texto: “Podemos conceber a Gestão de Qualidade Total – GQT como um conjunto estrategicamente organizado de princípios e métodos.”
De acordo com o livro-base Gestão Educacional, para a gestão da qualidade total na gestão escolar, a qualidade é realizada em três dimensões. Quais são elas?
A Controle do processo, inspeção e garantia de qualidade.
B Inspeção, controle do processo e desenvolvimento de novos produtos.
C Garantia de qualidade, controle do processo e desenvolvimento de novos produtos.
D Garantia de qualidade, controle do processo e inspeção.
E Controle, percepção e avaliação da qualidade.

desenvolvem o raciocínio que orienta a concepção de gestão compartilhada (livro-base, p. 86,87). E F – F – V – V
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Gestão Educacional com relação às implicações do uso da administração empresarial na gestão escolar, analise as afirmativas a seguir:
I. Quando se utiliza a administração empresarial na escola, ocorre o direcionamento das atividades com base nos princípios da gestão estratégica empresarial.
II. Quando se utiliza a administração empresarial na escola, refere-se ao uso de conteúdo técnico (mecanismos gerenciais e controle do trabalho alheio), aspectos priorizados na administração empresarial.
III. Justifica-se o uso da administração empresarial na gestão escolar por meio da pedagogia tecnicista com o argumento de que não há necessidade de racionalidade na utilização dos recursos disponíveis na escola.
A I e II apenas.
B I apenas.
C I e III apenas.
D II e III apenas.
E III apenas.

Leia o excerto de texto a seguir: “O conselho de classe surge embasado no pressuposto de que, num processo coletivo em que existem diferentes óticas dos diversos profissionais, conseguir-se-á, [por meio] da soma dessas óticas, o maior conhecimento do objeto que se avalia, para obter, consequentemente, tomadas de decisões mais acertadas”.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, responda à seguinte questão: quais são os objetivos do conselho de classe?
A Relacionar os alunos que apresentaram dificuldades de aprendizagem e mal comportamento no decorrer do ano, para que sejam direcionados para outra instituição de ensino.
B Avaliar a prática pedagógica e organizar as necessidades de aprendizagem das turmas coletivamente.
C Articular a direção escolar com a equipe pedagógica para separar os alunos com necessidades educativas especiais.
D Repassar regras e avisos estabelecidos no decorrer do ano letivo.
E Comunicar à comunidade o consenso docente em relação aos alunos com dificuldades de aprendizagem, para que se registre em ata.

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Gestão Educacional
Leia o extrato de texto a seguir:
“Gestão democrática, gestão compartilhada e gestão participativa são termos que, embora não se restrinjam ao campo educacional, fazem parte da luta de educadores e movimentos sociais organizados em defesa de um projeto de educação pública de qualidade social e democrática”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, João Ferreira de Oliveira; MORAES, Karine Nunes de Moraes; DOURADO, Luiz Fernandes Dourado. Gestão escolar democrática: Definições, princípios e mecanismos de implementação. <http://escoladegestores.mec.gov.br/site/4-sala_politica_gestao_escolar/pdf/texto2_1.pdf>. Acesso em 08 dez. 2016.
Muito se fala na gestão escolar democrática que demanda participação efetiva de todos os envolvidos com a escola. De acordo com os conteúdos do livro-base Gestão educacional, responda corretamente à seguinte questão: quem deve participar do processo educacional em uma comunidade? 
Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	O processo educacional deve ser estendido unicamente às mães, pois elas estão sempre presentes nas escolas, como nas reuniões para a entrega de boletins. 
	
	B
	O processo educacional deve ser estendido unicamente aos pais e não às mães, pois são eles que devem ser reaproximados da escola.
	
	C
	O processo educacional deve ser estendido a toda a comunidade, homens e mulheres, independente de idade, pois contempla aprendizagem e educação como direito de todos.
Você acertou!
Quem deve participar do processo educacional é toda a comunidade, homens e mulheres, independentemente de idade, pois contempla aprendizagens e educação como direito de todos (livro-base, p. 126).
	
	D
	O processo educacional deve ser estendido unicamente aos alunos, pois eles devem ser os maiores interessados nas melhorias que a gestão democrática pode oferecer.
	
	E
	O processo educacional deve ser estendido apenas à equipe administrativa da escola.
Questão 2/10 - Gestão Educacional
Leia o extrato de texto a seguir:
“No papel, [...] a autonomia escolar parece ser ampla, mas sua realização ainda está em fase embrionária por falta de informação das pessoas que têm de exercê-la e pela tradição centralista da Educação brasileira. Afinal, autonomia não é uma palavra de fácil interpretação e sua subjetividade exige dos gestores muita discussão e prática para lhe dar vida”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GIL, Juca. Os limites da autonomia escolar. <http://gestaoescolar.org.br/politicas-publicas/limites-autonomia-escolar-leis-educacionais-legislacao-544894.shtml>. Acesso em 20 dez. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Gestão Educacional sobre a autonomia da escola, podemos afirmar que a construção da autonomia da escola somente poderá ser de fato efetivada se:
Nota: 10.0
	
	A
	Houver a participação de todos os atores nos processos de estudos, planejamento, execuções e tomadas de decisões das ações que permeiam o cotidiano escolar.
Você acertou!
A construção da autonomia da escola poderá efetivar-se somente se houver a participação de todos os atores nos processos de estudos, planejamento, execuções e tomadas de decisões das ações que permeiam o cotidiano escolar (livro-base, p. 133).
	
	B
	A gestão colegiada articular os processos educativos e centralizar as decisões burocráticas somente na comunidade discente.
	
	C
	Se houver participação exclusiva do corpo docente, pois os professores são os detentores do saber e os únicos que compreendem as necessidades dos alunos.
	
	D
	O corpo administrativo adotar a forma de gestão da escola tradicional, visto que, no passado deu certo, e, portanto, é ainda muito eficaz.
	
	E
	Houver autonomia por parte dos órgãos jurídicos e previdenciários estaduais, federais e municipais.
Questão 3/10 - Gestão Educacional
Considere a citação a seguir:
“Ambas as palavras têm origem latina, gerere e administrare. Gerere significa ‘conduzir ou governar’. Administrare tem aplicação específica no sentido de ‘gerir um bem, defendendo os interesses de quem os possui’. Administrar seria, portanto, a rigor, uma aplicação de gerir”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERREIRA, A. A. Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias – evoluções e tendências da moderna administração de empresas. São Paulo: Pioneira, 2002. p. 6.
A administração educacional tem uma correspondência direta com os princípios da sociedade capitalista uma vez que o seu objeto de estudo é a escola e que toda organização tem uma administração. Considerando os conceitos relacionados à administração abordados no livro-base Gestão Educacional, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras, e F para as falsas.
I. (  ) O ato de administrar, como o conceito de administração escolar, é uma construção histórica, marcada pelas práticas e contradições vividas na sociedade em diferentes períodos históricos e contextos sociais.
II. (  ) Administração é a utilização racional dos recursos disponíveis para alcançar os objetivos estabelecidos em coerência com o seu objeto de trabalho.
III. (  ) A administração não é uma atividade exclusivamente humana, pois o animal, não importando a sua espécie, também realiza tal atividade e sua ação é qualitativamente igual à ação humana.
IV. (  ) Os princípios administrativos das organizações também podem contribuir com a gestão da escola uma vez que a administração é exercida nas organizações como também o é na instituição escolar.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	F – F – F – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – V – F – V
Você acertou!
A administração configura-se como uma atividade exclusivamente humana já que somente o homem é capaz de estabelecer livremente os objetivos a serem cumpridos. O animal também realiza essa atividade, mas sua ação é qualitativamente diversa da ação humana já que ele não consegue transcender seu estado natural, agindo apenas nos âmbitos da necessidade (livro-base, p. 44,45).
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	V – V – V – F
Questão 4/10 - Gestão Educacional
Considere o seguinte fragmento de texto:
“São duas as concepções de gestão [escolar]: a técnico-científica e a sociocrítica, sendo que esta última se divide em autogestionária, interpretativa e democrático-participativa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Daniel Junior de. Gestão escolar: Reflexões sobre formas de acesso ao cargo e a concepção adotada pelo gestor. REVELLI: Revista de Educação, Linguagem e Literatura, Inhumas/GO, v. 7, n. 1, jun., p. 112-121, 2015. p. 113.
Tendo em vista os conteúdos abordados no livro-base Gestão Educacional sobre as características das concepções de gestão escolar, enumere, na ordem sequencial, as concepções de gestão escolar listadas abaixo às suas respectivas características.
1. Técnico-científica.
2. Autogestionária.
3. Interpretativa.
4. Democrático-participativa.
(   ) Esta concepção de gestão escolar defende que todos dirigem e são dirigidos, todos avaliam e são avaliados.
(   ) Esta concepção de gestão escolar enfatiza a auto-organização do grupo de pessoas da instituição por meio de eleições e de alternância no exercício de funções.
(   ) Nesta concepção de gestão escolar, o poder está centralizado do diretor, destacando-se as relações de subordinação, em que uns têm mais autoridade do que outros.
(   ) Nesta concepção de gestão escolar, a ação organizadora valoriza muito as interpretações, os valores, as percepções e os significados subjetivos, destacando o caráter humano e preterindo o caráter formal, estrutural, normativo.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 3 – 4 – 2
	
	B
	2 – 4 – 3 – 1
	
	C
	2 – 3 – 1 – 4
	
	D
	4 – 2 – 1 – 3
Você acertou!
Democrático-participativa: todos dirigem e são dirigidos, todos avaliam e são avaliados. Autogestionária: enfatiza a auto-organização do grupode pessoas da instituição por meio de eleições e de alternância no exercício de funções. Técnico-científica: poder centralizado do diretor, destacando-se as relações de subordinação, em que uns têm mais autoridade do que outros. Interpretativa: a ação organizadora valoriza muito as interpretações, os valores, as percepções e os significados subjetivos, destacando o caráter humano e preterindo o caráter formal, estrutural, normativo (livro-base, p. 75).
	
	E
	1 – 2 – 3 – 4
Questão 5/10 - Gestão Educacional
Considere a seguinte passagem de texto:
“A participação constitui uma forma significativa de, ao promover maior aproximação entre os membros da escola, reduzir desigualdades entre eles. Portanto, a participação está centrada na busca de formas mais democráticas de promover a gestão de uma unidade social. As oportunidades de participação se justificam e se explicam, em decorrência, como uma íntima interação entre direitos e deveres, marcados pela responsabilidade social e valores compartilhados e o esforço conjunto para a realização de objetivos educacionais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LÜCK, Heloisa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009. p. 71.
Considerando os conteúdos abordados no livro-base Gestão Educacional sobre as características das concepções de gestão escolar, no que diz respeito à concepção democrático-participativa, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
I. (  ) Enfatiza tanto as tarefas quanto as relações.
II. ( ) Defende a articulação da atividade de direção com a iniciativa e a participação das pessoas da escola e das que se relacionam com elas.
III. (  ) Dá mais ênfase nas tarefas do que nas pessoas.
IV. ( ) Prima pela objetividade no trato das questões da organização e da gestão mediante coleta de informações reais.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	F – F – V – F
	
	B
	V – V – F – V
Você acertou!
A concepção democrático-participativa enfatiza tanto as tarefas quanto as relações; defende a articulação da atividade de direção com a iniciativa e a participação das pessoas da escola e das que se relacionam com elas; prima pela objetividade no trato das questões da organização e da gestão mediante coleta de informações reais. A afirmativa III está incorreta, pois, dar mais ênfase às tarefas do que às pessoas é uma característica da gestão técnico-científica, e não da democrático-participativa (livro-base, p. 75).
	
	C
	F – V – F – V
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	V – V – V – F
Questão 6/10 - Gestão Educacional
Leia o excerto de texto a seguir:
“O conselho escolar é um espaço aberto, mas não é uma área destinada à exposição unilateral de pontos de vista, trata-se de um espaço no qual nós construímos alguma coisa em comum e não simplesmente uma situação em que eu torno públicas as minhas posições, as minhas convicções, os meus interesses e as minhas ideias”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WERLE, F. O. Conselhos escolares: Implicações na gestão da escola básica. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 58.
Segundo os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, o conselho escolar envolve a representação de diferentes segmentos da comunidade escolar e se configura como um:
Nota: 10.0
	
	A
	Órgão colegiado que tem como objetivo promover a participação da comunidade escolar nos processos de administração e gestão da escola.
Você acertou!
“O conselho escolar envolve a representação de diferentes segmentos da comunidade escolar e se configura como um órgão colegiado que tem como objetivo promover a participação da comunidade escolar nos processos de administração e gestão da escola, visando assegurar a qualidade do trabalho escolar em termos administrativos, financeiros e pedagógicos. Para tanto, desempenha funções normativas, deliberativas e de fiscalização das ações globais da escola” (livro-base, p. 136).
	
	B
	Conselho que assegura a qualidade do trabalho escolar somente em termos pedagógicos.
	
	C
	Órgão que desempenha funções normativas, deliberativas e de fiscalização das ações globais do município.
	
	D
	Conselho escolar sem autonomia para tomada de decisões administrativas, mas com poder para analisar e solucionar os problemas referentes aos alunos.
	
	E
	Conselho jurídico, administrativo e facultativo da instituição escolar.
 
Questão 7/10 - Gestão Educacional
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Podemos conceber a Gestão de Qualidade Total – GQT como um conjunto estrategicamente organizado de princípios e métodos, que visa à mobilização e à cooperação de todos os membros de uma unidade de produção, com o intuito de melhorar a qualidade de seus produtos e serviços, de suas atividades e de seus objetivos, para obter a satisfação dos clientes e um acréscimo de bem-estar para os seus membros, de acordo com as exigências da sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: XAVIER, Antonio Carlos da R. Gestão da qualidade total nas escolas: Um novo modelo gerencial para a educação. http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_0234.pdf. Acesso em 25 jan. 2017.
De acordo com o livro-base Gestão Educacional, para a gestão da qualidade total na gestão escolar, a qualidade é realizada em três dimensões. Quais são elas? 
Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Controle do processo, inspeção e garantia de qualidade. 
	
	B
	Inspeção, controle do processo e desenvolvimento de novos produtos.
Você acertou!
Para a gestão da qualidade total na escola, a qualidade é realizada em três dimensões: inspeção, controle do processo e desenvolvimento de novos produtos (livro-base, p. 81).
	
	C
	Garantia de qualidade, controle do processo e desenvolvimento de novos produtos.
	
	D
	Garantia de qualidade, controle do processo e inspeção.
	
	E
	Controle, percepção e avaliação da qualidade.
 
Questão 8/10 - Gestão Educacional
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Gestão educacional corresponde ao processo de gerir a dinâmica do sistema de ensino como um todo e de coordenação das escolas em específico, afinado com as diretrizes e políticas educacionais públicas, para a implantação das políticas educacionais e projetos pedagógicos das escolas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LUCK, H. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 35.
Considerando os conteúdos do livro-base Gestão Educacional sobre as concepções autogestionária e interpretativa de gestão, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras, e F para as falsas.
I. (  ) Ambas têm em comum os princípios de decisões coletivas, ações organizadoras, ênfase nas inter-relações e não nas tarefas.
II. (   ) As duas contemplam o processo de evolução na escola, bem como os pressupostos com foco no planejamento participativo, no compartilhamento das tarefas e na estrutura organizacional de relacionamento.
III. (   ) Na área educacional, esses modelos de gestão são geralmente assumidos pelo poder privado com uma política de planejamento não participativo.  
IV. (  ) As concepções autogestionária e interpretativa não desenvolvem o raciocínio que orienta a concepção de gestão compartilhada.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	F – F – V – F
	
	B
	F – V – F – V
	
	C
	V – F – V – V
	
	D
	V – V – F – F
Você acertou!
Essas concepções têm em comum os princípios de decisões coletivas, ações organizadoras, ênfase nas inter-relações mais do que nas tarefas. As duas contemplam o processo de evolução na escola, bem como os pressupostos com foco no planejamento participativo, no compartilhamento das tarefas e na estrutura organizacional de relacionamento. A afirmativa III é falsa, tendo em vista que, na área educacional, esses modelos de gestão são geralmente assumidos pelo poderpúblico com uma política de planejamento participativo. A afirmativa IV também está errada, pois as concepções autogestionária e interpretativa desenvolvem o raciocínio que orienta a concepção de gestão compartilhada (livro-base, p. 86,87).
	
	E
	F – F – V – V
Questão 9/10 - Gestão Educacional
Considere a seguinte afirmação:
“De acordo com Paro [...], existem duas concepções quanto à administração escolar. A primeira é a mais difundida, ela se fundamenta na universalidade dos princípios adotados na empresa capitalista, embora adaptados para cada situação específica. A segunda opõe-se radicalmente a esta, pois é contrária a qualquer tipo de organização burocrática na escola. Ainda para o autor ambas as concepções são insuficientes, o que a gestão da educação precisa é de uma administração escolar voltada para a transformação social”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAYER, Polyane Passos; CANOPF, Liliane. A correlação entre a administração geral e a administração escolar. <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:fVn30s4pZv4J:revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/SysScy/article/download/421/197+&cd=7&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em 22 dez. 2016.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Gestão Educacional com relação às implicações do uso da administração empresarial na gestão escolar, analise as afirmativas a seguir:
I. Quando se utiliza a administração empresarial na escola, ocorre o direcionamento das atividades com base nos princípios da gestão estratégica empresarial.
II. Quando se utiliza a administração empresarial na escola, refere-se ao uso de conteúdo técnico (mecanismos gerenciais e controle do trabalho alheio), aspectos priorizados na administração empresarial.
III. Justifica-se o uso da administração empresarial na gestão escolar por meio da pedagogia tecnicista com o argumento de que não há necessidade de racionalidade na utilização dos recursos disponíveis na escola.
Está correto o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	I e II apenas.
Você acertou!
Quando se utiliza a administração empresarial na escola, ocorre o direcionamento das atividades com base nos princípios da gestão estratégica empresarial. Quando se utiliza a administração empresarial na escola, refere-se ao uso de conteúdo técnico (mecanismos gerenciais e controle do trabalho alheio), aspectos priorizados na administração empresarial (livro-base, p. 53).
	
	B
	I apenas.
	
	C
	I e III apenas.
	
	D
	II e III apenas.
	
	E
	III apenas.
Questão 10/10 - Gestão Educacional
Leia o excerto de texto a seguir:
“O conselho de classe surge embasado no pressuposto de que, num processo coletivo em que existem diferentes óticas dos diversos profissionais, conseguir-se-á, [por meio] da soma dessas óticas, o maior conhecimento do objeto que se avalia, para obter, consequentemente, tomadas de decisões mais acertadas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DALBEN, A. I. L. F. Conselhos de Classe e Avaliação: Perspectivas na gestão pedagógica da escola. Campinas: Papirus, 2004. p. 111.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, responda à seguinte questão: quais são os objetivos do conselho de classe?
Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Relacionar os alunos que apresentaram dificuldades de aprendizagem e mal comportamento no decorrer do ano, para que sejam direcionados para outra instituição de ensino.
	
	B
	Avaliar a prática pedagógica e organizar as necessidades de aprendizagem das turmas coletivamente.
Você acertou!
Conforme Bartinik (2011), os objetivos do conselho de classe são: avaliar a prática pedagógica em cada disciplina ou área de conteúdo; definir critérios para apreciação do desempenho dos alunos nos ciclos; selecionar, problematizar e organizar necessidades de aprendizagem das turmas; identificar alunos com dificuldades específicas de aprendizagem. O conselho de classe não é uma sabatina pública de professores, ou seja, não é um espaço para julgamento de competências, seja dos discentes, seja dos docentes (livro-base, p. 142).
	
	C
	Articular a direção escolar com a equipe pedagógica para separar os alunos com necessidades educativas especiais.
	
	D
	Repassar regras e avisos estabelecidos no decorrer do ano letivo.
	
	E
	Comunicar à comunidade o consenso docente em relação aos alunos com dificuldades de aprendizagem, para que se registre em ata.

Mais conteúdos dessa disciplina