Buscar

apol filosofia da mente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Filosofia da Mente
Analise o excerto a seguir:
“Trata-se de uma distinção baseada no que concebemos, ou seja, na percepção clara e distinta da mente e do corpo. Para Descartes, percebemos com clareza e distinção que a alma é pensante e não-extensa, e o corpo é extenso e não-pensante. Portanto, do ponto de vista do entendimento, corpo e alma são substâncias de natureza completamente distinta. Esta compreensão [...] leva-nos a abordar o ser humano do ponto de vista da dicotomia físico-mental”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PINHEIRO Juliana da Silveira. A experiência do ser humano cartesiano, p. 51.
<http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:WtgroDyh3m4J:www.uern.br/outros/trilhasfilosoficas/conteudo/n_07/iv_1_art_4_pinheiro.pdf+&cd=17&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em 02 de mai. 2017.
De acordo com o filósofo francês René Descartes, haveria dois tipos de substâncias no mundo, a alma (mente) e corpo (objetos extensos). Considerando o excerto acima e o livro-base Filosofia da Mente, como ficou conhecida a doutrina que defendia essa divisão? Assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Formalismo.
	
	B
	Dualismo.
Você acertou!
Resposta correta letra b, a formação do Dualismo de Substâncias, [...] só aparecerá de maneira sistemática com o filósofo francês Renê Descartes. [...] Em sua maneira de ver, a mente era algo imaterial que interagia com o corpo, mas não se confundia  com este por ser uma substância diferente da material” (livro base, p. 24-25).
	
	C
	Existencialismo.
	
	D
	Monismo.
	
	E
	Cogito.
Questão 2/5 - Filosofia da Mente
Leia a seguinte citação: 
“Quando jovem, com 16 anos, Darwin iniciou o curso de medicina, seguindo uma tradição de família. Entretanto, durante uma aula na qual deveria realizar uma operação sem anestesia, ele descobriu que realmente não era aquilo que havia sonhado para sua vida e resolveu abandonar o curso. Apesar de o curso de medicina não ser o que Darwin procurava, ele pôde conhecer algumas pessoas importantes para o seu crescimento profissional”.
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Charles Darwin". Brasil Escola. (2017)
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  SANTOS, Vanessa S. dos. Charles Darwin. Brasil Escola. <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/charles-darwin.htm>. Acesso em 11 de abr. 2017.  
Considerando a citação anterior e os conteúdos do livro base Filosofia da Mente, de que maneira Charles Darwin contribuiu para a Neurociência?
Nota: 20.0
	
	A
	Darwin contribuiu ao incluir o comportamento entre os dados da herança biológica.
Você acertou!
Ao incluir os comportamentos por razões de sobrevivência e adaptabilidade. Considerando-se que os comportamentos que compartilhamos como outras espécies refletem as atividades do sistema nervoso, quer pensemos que tais atividades sejam idênticas aos comportamentos ou simplesmente subjacentes aos mesmos, infere-se que compartilhamos semelhanças fmentos entre os dados da herança biológica, Darwin concluiu que eles evoluíram também de um ancestral comumundamentais de nosso sistema nervoso, com outras espécies que evoluíram de um ancestral comum. (Livro base, p. 111)
	
	B
	Darwin colaborou ao mostrar que a evolução se dá por meio de desajustes comportamentais.
	
	C
	As ideias de Darwin foram úteis ao provar que a evolução de características se dá pelo seu uso constante
	
	D
	A contribuição de Darwin se deu quando ele percorreu Galápagos e descobriu o ornitorrinco.
	
	E
	Darwin colaborou ao analisar o cérebro de chimpanzés e mostrar que eles eram capazes de desenvolver linguagem.
Questão 3/5 - Filosofia da Mente
Leia a citação a seguir: 
“Não há, pois, dúvida alguma de que sou, se ele me engana; e, por mais que me engane, não poderá jamais fazer com que eu nada seja, enquanto eu pensar ser alguma coisa. De sorte que, após ter pensado bastante nisto e de ter examinado cuidadosamente todas as coisas, cumpre enfim concluir e ter por constante que esta proposição, eu sou, eu existo, é necessariamente verdadeira todas as vezes que a enuncio ou que a concebo em meu espírito”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DESCARTES, R. Meditações. Descartes. São Paulo: Abril Cultural (col. Os Pensadores), 1983, p. 7.
Na obra Meditações Metafísicas, Descartes pretende demonstrar algo fundamental que irá revolucionar nossa concepção sobre a consciência ou a mente. Considerando o conteúdo abordado no livro base Filosofia da Mente e em nossas aulas, qual foi o principal argumento desenvolvido por Descartes nesta obra?
Nota: 20.0
	
	A
	Descarte conclui que o ‘eu”, enquanto puro pensamento, necessariamente existe.
Você acertou!
No entanto, isto é verdade apenas para as coisas externas a nós, e nesse sentido, há algo que podemos saber com certeza: ao duvidamos dessas coisas e de nossos sentidos, há pelo menos uma coisa da qual podemos ter certeza, isto é, que deve haver necessariamente alguém que duvida, e esse alguém somos nós, ou como Descartes formulou: posso duvidar de tudo o que penso ou sinto, mas não posso duvidar de que duvido e, portanto, de que o agente dessa dúvida sou eu. (Livro base, p. 28)
	
	B
	Descartes demonstra que o conhecimento é ilusório.
	
	C
	Descartes demonstra a existência de um gênio benigno.
	
	D
	Descartes conclui que nossas percepções conduzem à verdade.
	
	E
	Descartes conclui que a mente é uma substância material.
Questão 4/5 - Filosofia da Mente
Leia a seguinte citação: 
“A neurociência já sabe que nosso cérebro é rápido em reconhecer a maior parte dos objetos quando eles são apresentados de ponta-cabeça. A principal exceção são os rostos. A área responsável por eles, mais criteriosa, demora um pouquinho para processar a foto de perfil invertida do seu amigo cool. Os chimpanzés, como nós, também sofrem com essa espécie de delay interpretativo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VAIANO, Bruno. Chimpanzés reconhecem bundas e rostos com a mesma eficiência. Galileu. 06/12/2016.<http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2016/12/chimpanzes-reconhecem-bundas-e-rostos-com-mesma-eficiencia.html>. Acesso em 18 de abr. 2017.
Considerando a citação anterior e os conteúdos do livro base Filosofia da mente, por que pesquisas com animais podem revelar o funcionamento do cérebro humano? Assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Porque o cérebro humano é igual a de todos os animais.
	
	B
	Porque os homens e animais têm o mesmo DNA.
	
	C
	Porque as reações do sistema nervoso de homens e animais ocorrem nos mesmos lugares do corpo.
	
	D
	Porque compartilhamos mecanismos cerebrais e mentais com outras espécies.
Você acertou!
Muitos detalhes da condução de impulsos elétricos por fibras nervosas e funções relacionadas foram primeiramente observados em certos tipos de moluscos, cujas ligações neuronais são mais simples, antes de serem verificadas em seres humanos. É nesse sentido que o uso de “modelos” animais é corrente na neurociência atual para se entender o funcionamento de processos neuronais nos humanos. Muitos comportamentos evocam uma grande adaptação ao meio por parte de certas espécies. Os ratos possuem uma sensibilidade extrema ao toque de seus “bigodes”, mas não enxergam bem, enquanto certos macacos que habitam as copas das árvores têm visão ampliada necessária para se locomoverem saltando entre galhos. (livro-base, p. 112)
	
	E
	Porque Deus fez todas as criaturas e, então, o que se descobre para uma, vale para todas.
Questão 5/5 - Filosofia da Mente
Leia a passagem a seguir: 
“Neurociência consiste no estudo sobre o sistema nervoso e suas funcionalidades, além de estruturas, processos de desenvolvimento e alguma alteração que possa surgir no decorrer da vida. É uma análise minuciosa sobre o que manda e desmanda em nossa vida”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em NEUROSABER. O que é Neurociência? 17/08/2016. <https://neurosaber.com.br/artigos/o-que-e-neurociencia/>.Acesso em: 11 de abr. 2017.
Considerando a passagem acima e os conteúdos do livro-base Filosofia da Mente, em que momento a Neurociência se tornou um domínio específico do conhecimento? Assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Na época de Aristóteles.
	
	B
	Após a Segunda Guerra Mundial.
Você acertou!
O domínio específico dos estudos do cérebro que se denomina Neurociência só recentemente, após a Segunda Guerra Mundial, adquiriu os contornos definitivos que a caracterizam. Determinar as funções do cérebro e o funcionamento da mente, encontrar suas correlações a partir das bases biológicas e anatômicas adquiridas na evolução da espécie, pouco a pouco tornou-se um campo em rápida evolução e, portanto, fascinante de pesquisa, sobretudo devido às descobertas das bases bioquímicas e eletroquímicas do funcionamento cerebral e das formas e especializações dos neurônios e como interagem entre si. (Livro base, p. 106).
	
	C
	Com o cogito cartesiano.
	
	D
	Nas primeiras décadas do século XXI
	
	E
	No início do Renascimento.

Outros materiais