Buscar

Novembro azul


Prévia do material em texto

Projeto: Novembro Azul
Introdução
Novembro Azul é um movimento de conscientização realizado durante o mês de novembro direcionado à sociedade e, em especial, ao público masculino, para conscientização a respeito de doenças masculinas, enfatizando a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Devido a falta de informações ou até mesmo pelo preconceito masculino, grande partes dos homens não possuem o hábito de cuidar da própria saúde. Assim, a campanha Novembro Azul é de grande importância por oportunizar e esclarecer informações sobre a doença.
Para dá visibilidade a campanha vários órgãos públicos e algumas empresas privadas decoram seus ambientes com motivos de cor azul ao longo de todo o mês de novembro, além da campanha e divulgação de informações sobre prevenção e saúde do homem.
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte
No Brasil, a incidência do câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), sendo o quarto tipo mais comum no mundo e o segundo mais incidente entre os homens.
De acordo com o instituto Nacional de câncer- INCA (2018) podem ser descobertos cerca de 68.220 novos casos do câncer de próstata por ano. Salientando, ainda que a cura desse tipo de câncer é de 90% se detectado precocemente, pois alguns tumores podem cresce rapidamente se espalhando e levando à morte. No entanto, grande parte dos tumores cresce lentamente, levando em média 15 anos para atingir 1cm3, não dando sinal durante a vida e nem ameaçar a saúde masculina.
Dentre os fatores de risco maior está homens acima de 50 anos, com histórico da doença na família, obesidade ou sobrepeso estão dentro dos fatores de risco para a doença. Além de realizar exames periodicamente para prevenir, alguns hábitos podem ser adotados como forma de se precaver, como alimentação saudável, ausência de vícios e prática regular de atividade física.
Problematização para o desenvolvimento do macrocampo e das atividades
Como conscientizar o público masculino da importância de realizar exames médicos para prevenção do câncer de próstata?
Justificativa
Esse projeto justifica-se por proporcionar uma reflexão sobre o câncer de próstata por meio de divulgação e conscientização dos homens de todas as idades, pois devido ao preconceito quanto a prevenção do câncer de próstata os homens não sentem-se motivados a procurar um médico, apesar de inúmeras razões, como a falta de equipamentos e profissionais capacitados ao temor de ter sua masculinidade abalada. Portanto, é de suma importância a conscientização do público masculino de que é preferível se submeter a tal rotina do que correr o risco de sofrer consequências de um possível câncer. 
Objetivo geral
Conscientizar os alunos sobre a importância de comparecer no médico se surgirem sintomas indicativos de câncer de próstata ou após os 40 anos de idade.
Objetivos específicos:
· Mostrar de forma clara e direto os sintomas, o diagnóstico e o tratamento.
· Apresentar a importância da prevenção do câncer e a necessidade para do exame médico;
· Trabalhar textos informativos sobre o câncer de próstata.
Metodologia
1º etapa
Conversas informais sobre a importância do público masculino fazer os exames preventivos de câncer de próstata.
2º etapa
Texto informativo sobre o câncer de próstata.
3º etapa
Exposição de vídeos relativos à incidência do câncer no público masculino, sintomas, diagnóstico e prevenção dessa doença.
4º etapa
Confecção de painéis sobre o tema com pontos estratégicos.
Resultado esperado
· Conscientizar o público masculino quanto a importância da prevenção do câncer de próstata.
Referência
INCA- Instituto Nacional de Câncer. Cartilha: Direitos Sociais do Paciente Oncológico. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em <http://www2. inca. gov.br>. Acesso em 10 nov. 2018.
Projeto: Consciência Negra- Pratos típicos
Introdução
Sabe-se que um dos principais problemas na educação da atualidade é a dificuldade que as escolas têm de trabalhar a cultura africana. A partir do interesse pelas comidas típicas africanas pode-se trabalhar a cultura afro-brasileira com o reconhecimento e a valorização dessa cultura.
Problematização para o desenvolvimento do macrocampo e das atividades
Qual a importância de reconhecer a cultura africana e sua manifestação no cotidiano da população brasileira, por meio das comidas típicas?
Justificativa
A escola com âmbito cultural e educacional é um importante espaço para o conhecimento da cultura africana, sua importância e sua presença no cotidiano da população.
Objetivo geral
Reconhecer a importância da cultura africana e sua manifestação no cotidiano da população brasileira, por meio das comidas típicas.
Objetivos específicos:
· Conhecer a influência africana na cultura brasileira;
· Identificar os hábitos da cultura africana no nosso cotidiano;
· Identificar e apresentar alguns pratos típicos africanos.
Metodologia
1º etapa
Conversas informais sobre a cultura negra.
2º etapa
Vídeos sobre a chegada dos negros no Brasil e a presença da cultura africana no nosso cotidiano.
3º etapa
Pesquisa das comidas de origem africanas no Brasil.
4º etapa
Realização de uma exposição de comidas típicas originárias da África.
Resultado esperado
· Conhecimento sobre a importância da cultura africana e a presença dessa cultura no nosso cotidiano.

Mais conteúdos dessa disciplina