Buscar

Direito Penal I Prova P1

Prévia do material em texto

Direito Penal I – P1 Maria Eduarda Soares Iorio Gomes 
1 - 
A) Sim, pois onde se deu a conduta foi no Brasil.
B) De acordo com o artigo 6º CP “considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado”. Em vista disto, a teria adotada pelo Código Penal é a teoria mista ou da ubiqüidade, que considera como lugar do crime tanto o local onde foi praticado a ação ou omissão, como o lugar em que se produziu resultado.
2 – Túcio responderá pelo crime de assédio sexual, art 216º - A do CP que dispõe sobre o crime de assédio sexual. “ A constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente de seu exercício profissional”.
3 – 
A) Sim. 
B) O art 2º do CP – Lei penal no tempo diz que “Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execução e efeitos penais da sentença condenatória”. Abolitio Criminis diz a que lei posterior deixa de considerar como crime. (A lei penal só retroage se for para beneficiar o réu). 
4 - Sim, responderá por homicídio consumado, o tipo penal consiste em “matar alguém” art 121CP, assim o crime restará consumado com a morte da vitima. Abel veio a falecer quando Caim já havia completa a maioridade penal. Como Caim tinha vontade e intenção de matar Abel, considera-se dolo direto ( o agente quer o resultado). 
5 – Sim, pois estavam a serviço do governo brasileiro. De acordo com art 7º inciso I alínea C.
6 – Sim, pois aplicasse ao ato praticado durante sua vigência, como Manoel praticou o ato de vender bebidas alcoólicas durante a vigência da Le. De acordo com o art 3º do CP “ A lei excepcional ou temporária, embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência”.

Continue navegando