Buscar

Atividade Avaliativa Especial - Prova 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

2/2
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Engenharia de Produção
Semestre: 1º 
Disciplina: Gestão e Empreendedorismo
Professor: Marcelo Ioris Koche
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) 2 - referente as aulas 5 a 8
OBS: Nas questões dissertativas, caso detectado qualquer tipo de cópia a prova será zerada, independente que fez e de quem colou.
 01. Leia as citações abaixo: (1,0 ponto)
A- No Brasil, o empreendedorismo ganhou forças e se popularizou a partir da década de 90 com a abertura da economia, que propiciou a criação de diversas entidades voltadas para o tema, bem como com o envolvimento ativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, o processo de privatização das grandes estatais e a abertura do mercado interno para concorrência externa. 
B- O SEBRAE foi criado com o intuito de levar as empresas de software do Brasil ao exterior. Foi com os programas criados no SEBRAE em todo o país junto com as incubadoras de empresas e universidades/cursos de ciência da computação/informática, que o tema empreendedorismo começou a despertar na sociedade brasileira. 
Sobre as citações acima, é CORRETO afirmar que: a) A primeira citação (A) é verdadeira e a segunda citação (B) é falsa. b) A primeira citação (A) é falsa e a segunda (B) é verdadeira. c) As duas citações (A) e (B) são preposições verdadeiras. d) As duas citações (A) e (B) são preposições falsas
Resposta Correta ( A ).
 02. Leia as alternativas abaixo: (1,0 ponto)
 I – Empreendedor é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização. 
II - No cenário econômico o empreendedor é utilizado para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que construiu tudo a duras custas, criando o que ainda não existia. 
III- O individuo nasce com as características de um empreendedor e não desenvolvem ao longo do tempo. 
Sobre as alternativas acima é correto afirmar: a) As alternativas I e II estão corretas. b) As alternativas II e III estão corretas. 
c) Apenas a alternativa II está correta. d) Apenas a alternativa III está correta. e) Todas as alternativas estão corretas.
Resposta Correta ( A )
 03. Leia as citações abaixo: (1,0 ponto)
A- São esses quatro fatores agrupados, que refletem nos negócios de sucesso. O processo empreendedor é composto por fases: identificar e avaliar a oportunidade; desenvolver o plano de negócios; determinar e captar os recursos necessários; gerenciar a empresa criada. 
B- Quando o assunto é inovação, remete-se naturalmente ao termo inovação tecnológica como o principal diferencial de desenvolvimento econômico mundial, o qual depende de quatro fatores críticos, os quais nos possibilitam entender o processo empreendedor, são eles: Talento – Pessoas; Tecnologia – Ideias; Capital – Recursos; Know-how – Conhecimento.
Sobre as citações acima, é CORRETO afirmar que: a) A primeira citação (A) é verdadeira e a segunda citação (B) é falsa. b) A primeira citação (A) é falsa e a segunda (B) é verdadeira. c) As duas citações (A) e (B) são preposições verdadeiras. d) As duas citações (A) e (B) são preposições falsas.
Resposta Correta ( C )
 04. Conceitue o termo intraempreendedorismo. Pode haver objetivos em comum entre o intraempreendedor e o empreendedor (dono da empresa)? Justifique sua resposta. (mínimo 4 e máximo 10 linhas) (2,0 ponto)
Intraempreendedoríssimo é um funcionário como qualquer um mais que administra determinada empresa. Pode haver objetivos comuns sim pois apesar do intraempreendedor ser um funcionário ele tem a mesma visão do empreendedor que é de expandir o negocio fazer com que a empresa não só cresça estruturalmente mais sim financeiramente e seja reconhecida com um bom trabalho nela executado.
05. Elabore um texto, no qual deverá contar a história de um empreendedor que já está no mercado há alguns anos. Deverá iniciar o texto falando sobre o empreendedor e o negócio. O empreendedor possui diversas características que compõem o perfil empreendedor, mas que também por outro lado possui pontos falhos que estão levando seu negócio à falência. O texto deve citar as características positivas e também as falhas, e, em cima dos pontos falhos, você deve propor a solução. O que pode ser feito? Quais características o empreendedor deve desenvolver para que o fracasso seja evitado? (mínimo 6 linhas e máximo 12 linhas) (2,5 ponto)
Contarei a história da antiga empresa que trabalhei
 O empreendedor daquela empresa é uma pessoa muito boa mais ao mesmo tempo muito voltada a ideias passadas não aceitando novas formas de fazer seus equipamentos na sua metalúrgica voltada alimentação de caldeiras. No inicio a empresa foi muito mais com o passar dos anos com crises afetando o mercado a empresa foi decaindo e como o empreendedor se acostumou a gastar muito continuou gastando praticamente mais do que ganhava, mais infelizmente gastando esse dinheiro em outras coisas e não par tentar recuperar a empresa. Acredito que ele deveria criar um plano de reconstrução financeira da empresa, aceitar as novas ideias e tecnologias e gastar apenas o necessário pessoalmente e investir pesado na empresa, estabelecendo metas organizacionais para seus funcionários fazendo aumentar a produção e também um excelente produto.
06. Escolha uma das alternativas abaixo e comente as 4 características do empreendedor, explicando como elas se relacionam para gerar o sucesso do mesmo no desenvolvimento de novos negócios. (mínimo 4 linhas e máximo 10 linhas) (2,5 ponto)
a) INTEGRIDADE/LIDERANÇA/COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO.
b) SENSO ADMINISTRATIVO/VISÃO DE OPORTUNIDADE/MOTIVAÇÃO/ORGANIZAÇÃO.
c) PLANEJAMENTO/DETERMINAÇÃO/CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO.
Escolho a letra “C”.
Todo empreendedor tem um planejamento, pois acredito que se não for planeado as coisasnão acontecem do nada e se não tiver determinação e criatividade nada funciona. O empreendedor tem determinação em executar o que planejou usando sua criatividade para que consiga cada vez mais atrair novos clientes apresentando inovações para de certa forma ser superior a outras empresas do mesmo ramo se destacando e conseguindo executar o que propôs ao cliente.

Outros materiais