Buscar

Resumo tec conj -

Prévia do material em texto

Tecido conjuntivo: 
Função estrutural: dar forma e auxiliar na estrutura do corpo conectando células e órgãos e dando suporte às diferentes partes do corpo.
Função biológica: reserva de fatores de crescimento que controlam a proliferação e diferenciação celular; meio de troca de nutrientes e catabólicos entre as células e os vasos sanguíneos.
Principal componente: matriz extracelular
Matriz extracelular: estrutura complexa não celular, que rodeia e suporta as células do tecido conjuntivo. As próprias células do tecido conjuntivo segregam as diferentes moléculas que constituem a matriz extracelular (substância fundamental e diferentes combinações de proteínas fibrosas, que podem ser colágenas, elásticas ou reticulares). Dependendo do tipo de proteína encontrada na matriz, ela pode ter propriedades distintas podendo assumir maior rigidez ou flexibilidade.
Substância fundamental: formada por um complexo viscoso e hidrofílico de macromoléculas aniônicase glicoproteínas multiadesivas. É a diferente concentração destas moléculas e a maneira com que interagem com a superfície celular que define as características da matriz extracelular, promovendo a união dos tecidos e conferindo força tênsil e rigidez à matriz.
O tecido conjuntivo é rico em fibras.
As fibras predominantemente compostas de colágeno, constituem tendões, aponeuroses, cápsulas de órgãos e membranas que envolvem o sistema nervoso central (meninges). As fibras também formam o estroma (tecido de sustentação) dos órgãos.
Há uma grande variedade de tipos de tecidos conjuntivo, graças à diversidade na composição e proporção de seus 3 componentes: células, fibras e substância fundamental.
Células do tecido conjuntivo: fibroblastos, macrófagos, mastócitos, plasmócitos, células adiposas e leucócitos. 
Fibroblastos: sintetizam o colágeno e a elastina entre outras funções.
Macrófagos: promovem a fagocitose e induzem ao aumento da produção de células envolvidas em uma resposta inflamatória e/ou imunitária.
Mastócitos: estocam mediadores químicos da resposta inflamatória e colaboram com reações imunes, sendo fundamentais no combate à inflamações, reações alérgicas e infestações parasitárias.
Plasmócitos: envolvidos na produção de anticorpos, são pouco numerosos no tecido conjuntivo normal, mas abundantes nas inflamações crônicas.
Leucócitos: glóbulos brancos - atuam na defesa contra micro-organismos (infecções, doenças, alergias, resfriados); em algumas ocasiões podem atacar os tecidos do próprio corpo, originando doenças autoimunes.
Células adiposas: adipócitos – exercem a função de armazenamento de triglicerídeos/energia.
Fbras do tecido conjuntivo: colágenas, reticulares e elásticas
Fibras colágenas: formadas pelo colágeno (proteína), são as mais frequentes do tecido conjuntivo, encontradas na pele, ossos, cartilagem, músculo liso e lâmina basal.
Fibras reticulares: formadas por reticulina (um tipo de colágeno), formam os arcabouços internos das glândulas.
Fibras elásticas: formada por elastina (proteína muito mais resistente que o colágeno), suportam grandes trações.

Continue navegando