Buscar

relatorio nayara fundamental I

Prévia do material em texto

(
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
) (
NAYARA SILVA DE OLIVEIRA 
R
A: 3763633572
)
 (
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
)
 (
CERES-GO
2018
)
 (
NAYARA SILVA DE OLIVEIRA 
R
A: 3763633572
)
 (
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
)
 (
Relatório 
apresentado à Anhanguera-Uniderp, como requisito parcial para o
 aproveitamento da disciplina Estágio
 Curricular
 
em Anos Iniciais do Ensino Fundamental
, do Curso d
e
 
Pedagogia
.
Docente supervisor
: Prof.
 
Lidia de Andrade Sawai Biguinati 
)
 (
CERES-GO
2018
)
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	4
1	DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO	5
2	CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO	6
3 DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES	7
4	PLANOS DE AULA	9
5	DIÁRIO DAS REGÊNCIAS	14
CONSIDERAÇÕES FINAIS	17
REFERÊNCIAS	18
INTRODUÇÃO
O Estágio descrito neste relatório foi realizado no Colégio Estadual São Tomaz de Aquino, no período de 01/03/2018 a 02/04/2018, no turno matutino no Ensino Fundamental, na turma do 2º ano, com a finalidade de aprimorar meus conhecimentos adquiridos no curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – Uniderp – Centro de Educação à Distância – CEAD.
O principal objetivo deste relatório é registrar as experiências durante período de estágio, onde pude presenciar a rotina escolar observando a interação entre professor e aluno, observando também a realidade de como realmente é na prática o dia-a-dia escolar de um educador, analisando as formas de trabalhar diversos conteúdos, os recursos que são utilizados durante as aulas, as formas de avaliações e por fim como os alunos alcançam os objetivos que são propostos pelo professor no plano de aula sobre o conteúdo ministrado. E mediante estas observações ao longo do estágio, adquiri conhecimentos e passei a entender melhor a realidade de alunos e professores na escola.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
O Colégio Estadual São Tomaz de Aquino surgiu para atender inicialmente a população da Vila São Patrício, foi crescendo no decorrer dos anos e hoje está recebendo alunos dos vários bairros que o rodeiam.
É mantido com recursos da do governo estadual e federal, e está localizado na Rua 01 s/nº - Vila São Patrício. 
O Colégio Estadual São Tomaz de Aquino foi construído em janeiro de 1969 e começou a funcionar em março de 1970, tendo como primeira professora e responsável Onice Fernandes de Souza. O Colégio Estadual São Tomaz de Aquino conta com uma estrutura física que passa por constantes reformas, mas que já está em sua fase final possui 9 salas, 2 banheiros para uso dos alunos, 1 secretaria, 1 diretoria, 1 coordenação, 1 sala de professores, 1 cozinha nova, 1 refeitório que também serve de auditório, 1 sala de informática, 1 sala de leitura, 1 sala de inclusão social (AEE) e 1 quadra de esportes a terminar. 
A instituição é aberta a inclusão atendendo alunos com dificuldades de aprendizagem e portadores de necessidades especiais. 
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
Almejando ser reconhecida socialmente como uma instituição promotora da formação global do ser humano, valorizando seu potencial, respeitando limitações e diferenças, articulando e retroalimentando cotidianamente a ética humana através de um ensino e aprendizagem sólido, útil e transformador.
O Colégio Estadual São Tomaz de Aquino atende em tempo integral e mantém as modalidades de Ensino fundamental de 1º a 9º ano, e a EJA (Educação de Jovens e Adultos) 1º ao 4º semestre. O Colégio Estadual São Tomaz de Aquino atende em horário integral trabalhando com 10 horas diárias das 07h00min as 17h00min
As crianças chegam por meio de transporte público municipal ônibus para aquelas que moram no âmbito urbano e a disponibilidade de uma Kombi para aquelas que moram na zona rural, a também há aqueles que chegam com seus responsáveis que são de modos variados como carro, moto, moto táxi, bicicleta e até mesmo a pé. Após chegarem à instituição já são logo direcionadas as suas salas onde lá são recepcionadas por suas professoras e demais colegas. 
Dentre os projetos desenvolvidos na escola estão família na escola, a tradicional festa junina, e com o novo modelo culminância de eletivas que acontece ao final de cada semestre e a grande festa das crianças. 
São desenvolvidos também pequenos projetos envolvendo as datas comemorativas de todo o ano, a maioria dos projetos conta com todas as salas, professores, grupo gestor e procura ao máximo envolver também a comunidade escolar. 
O planejamento acontece na própria escola durante as aulas vagas que cada professor tem, essas aulas vagas são destinadas ao momento de planejamento, onde as professoras definem objetivos, prioridades eestratégias a serem usadas durante o processo de aprendizagem, ajudando na intervenção e dispondo critérios a serutilizados ou analisados, além de flexível o planejamento procura contextualizar e considerar os eixos norteadores sugeridos no Currículo de Referência do Estado de Goiás, considerando o público alvo, suas competências e suas diferentes necessidades conforme a faixa etária. 
3 DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES
Período de Observação da Prática Docente No 1º Ano do Ensino Fundamental 
A professora Sandra é a responsável pela turma do 1º ano sua sala é composta por 16 alunos onde destes 09 são meninos e 07 são meninas. A turma tem seus momentos de agitação, mas de modo geral e tranquila onde Sandra mesma tem o domínio da turma e consegue desempenhar de forma satisfatória seu trabalho. Sandra segue o horário predeterminado pela coordenação, os conteúdos são intercalados em atividades impressas, quadro e livro didático.
Os conteúdos aplicados pela professora na turma do 1º ano nos dias em que estive de observação foramem Língua Portuguesa a família silábica do L, em Matemática ordem crescente e decrescente, e Ciências meios de comunicação, em Geografia normas de convivência na família e em História noções de tempo. 
Período de Observação da Prática Docente No 2º Ano do Ensino Fundamental 
A professora Gabriela é a responsável pela turma do 2º ano sua sala é composta por 20 alunos onde destes 12 são meninos e 08 são meninas. A turma é bastante agitada, com alguns alunos com problemas de disciplina, mas de modo geral e Gabriela tem o domínio da turma e consegue desempenhar de forma satisfatória seu trabalho. Assim como as outras turmas Gabriela segue o horário predeterminado pela coordenação, os conteúdos são intercalados em atividades impressas, quadro e livro didático.
Os conteúdos aplicados pela professora na turma do 1º ano nos dias em que estive de observação foram em Língua Portuguesa leitura e interpretação de bilhetes, em Matemática operações de adição e subtração sem reserva de números até 10, e Ciências água potável e água poluída, em Geografia e História relacionaram os tipos de moradia. 
O estágio supervisionado foi o momento de absorver todo conhecimento e experiência para desenvolver a convivência em sala de aula podendo assim demonstrar tudo que foi aprendido durante as aulas em nossa unidade de ensino. A prática tem uma grande influência em compreender a realidade dos alunos e professores das escolas. Quando observamos as salas durante o estágio estamos adquirindo uma imensa experiência com a prática. Com a oportunidade de ensinar pode-se compreender o quanto essa profissão faz com que realizadora e transformadora proporcionando ao profissional uma rica formação e um amplo conhecimento cultural.
 
1. PLANOS DE AULA
ANEXO 1 – PLANO DE AULA
I - Dados de identificação
- Nome da escola: Colégio Estadual São Tomaz de Aquino
- Diretor (a): Érica Lourdes de Siqueira
- Estagiário: Nayara Silva de Oliveira 
- Professor regente: Gabriela Fernandes 
- Série: 2º ano 
- Período: 4 horas – 4 aulas 
- Número de alunos: 20 alunos
- Data: 13/03/2018
- Tema da aula: “Família Silábica do X e Pula Corda”
II – Objetivos 
· Relembrar a família silábica X;
· Escrever e ler palavras com X;
· Estimular a agilidade, condicionamento físico, cooperação,memória, sequência, lateralidade e socialização; 
III – Síntese dos procedimentos 
Língua Portuguesa: Nessa aula os alunos irão relembrar a família silábica do X, solicitar que escrevam a família silábica maiúscula e minúscula da letra X, e façam uma lista de no mínimo 10 palavras com a letra X e separe as sílabas de cada uma delas. 
Após esse momento ir colocando no quadro as palavras que os alunos escreveram em seus cadernos sem repeti-las, em seguida tomar a leitura de cada um deles. 
Educação Física: nessa aula os alunos serão levados até a quadra para praticar a brincadeira pula cordas. 
IV – Recursos
Cadernos, lápis de escrever e corda. 
V – Avaliação / fixação
A avaliação ao longo de todas as atividades ministradas, observando o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias. 
ANEXO 2 – PLANO DE AULA
I - Dados de identificação
- Nome da escola: Colégio Estadual São Tomaz de Aquino
- Diretor (a): Érica Lourdes de Siqueira
- Estagiário: Nayara Silva de Oliveira 
- Professor regente: Gabriela Fernandes 
- Série: 2º ano 
- Período: 4 horas – 4 aulas 
- Número de alunos: 20 alunos
- Data: 14/03/2018
- Tema da aula: “Água no Ambiente e Tempo Cronológico - Família”
II – Objetivos 
· Compreender que o nosso planeta e formado em maior parte de água;
· Identificar lugares da Terra onde existe água;
· Conhecer diversas estruturas da família;
· Estabelecer relações entre o presente e o passado da família;
III – Síntese dos procedimentos 
Ciências: nessa aula apresentar o globo terrestre aos alunos e em conversa explicar que toda a parte azul do nosso globo representa a água que cobre a maior parte do nosso planeta. Instigar os alunos a falarem onde podemos encontrar água no meio ambiente. 
Após esse momento entregar revistas, jornais e livros para recorte solicitando que os alunos recortem imagens de água no meio ambiente e em seguida realizar atividade impressa. 
História: nessa aula será realizada conversa informal com os alunos sobre a família, identificar como é a família de cada aluno pedindo que cada um fale um pouco sobre sua vida em família, com quem mora? Quantos irmãos têm? 
Em seguida falar aos alunos sobre as famílias de antigamente, instigando a pensarem no estilo de vida e na formação dessas famílias de antigamente. 
Após a conversa colocar no quadro uma tabela onde de uma lado os alunos pontuaram características da famílias de antigamente e do outro lado características das famílias atuais, assim como o estilo de vida dessas famílias nos dois tempos. 
Anexo de atividade
IV – Recursos
Cadernos, lápis de escrever, giz, atividade impressa, cola, tesura, revistas, jornais e livros para recorte. 
V – Avaliação / fixação
A avaliação ao longo de todas as atividades ministradas, observando o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias. 
ANEXO 3 – PLANO DE AULA
I - Dados de identificação
- Nome da escola: Colégio Estadual São Tomaz de Aquino
- Diretor (a): Érica Lourdes de Siqueira
- Estagiário: Nayara Silva de Oliveira 
- Professor regente: Gabriela Fernandes 
- Série: 2º ano 
- Período: 4 horas – 4 aulas 
- Número de alunos: 20 alunos
- Data: 15/03/2018
- Tema da aula: “Unidade e Dezena e Símbolos do amor de Jesus por nós.”.
II – Objetivos 
· Entender as classes: unidade e dezena;
· Compor e decompor o número em dezenas e unidades;
· Compreender como Jesus ama cada um de nós; 
III – Síntese dos procedimentos 
Matemática: relembrar com os alunos os conceitos de unidade e dezena e seus lugares no quadro de posicional. 
Fazer alguns exemplos no quadro de decomposição de números até 99. E em seguida passar atividade no quadro para que os alunos copiem e entregar atividade impressa. 
Atividades
1. Decomponha os números abaixo:
A) 
B) 67:
C) 32:
D) 45:
E) 21:
F) 19:
G) 53:
H) 
I) 74:
Ensino Religioso: nessa aula será realizada roda de conversa sobre o amor de Jesus por nós, instigando cada aluno a citar exemplos do amor de Jesus por nós, como ele prova esse amor. 
Após a roda de conversa pontuar no quadro o que foi levantado na conversa e pedir que os alunos copiem em seus cadernos. 
IV – Recursos
Cadernos, lápis de escrever, giz e atividade impressa. 
V – Avaliação / fixação
A avaliação ao longo de todas as atividades ministradas, observando o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias. 
ANEXO 4 – PLANO DE AULA
I - Dados de identificação
- Nome da escola: Colégio Estadual São Tomaz de Aquino
- Diretor (a): Érica Lourdes de Siqueira
- Estagiário: Nayara Silva de Oliveira 
- Professor regente: Gabriela Fernandes 
- Série: 2º ano 
- Período: 4 horas – 4 aulas 
- Número de alunos: 20 alunos
- Data: 15/03/2018
- Tema da aula: “Estações do ano e Instrumentos de Sopro.”.
II – Objetivos 
· Conhecer as estações do ano;
· Reconhecer as estações do ano pelas características que possuem;
· Conhecer os diferentes tipos de instrumentos musicais;
· Conhecer os instrumentos de sopro;
III – Síntese dos procedimentos
Geografia: nesta aula os alunos irão relembrar as estações do ano assim como suas características. Escrever no quadro atividade para que os alunos copiem. 
Atividades
1) Pontue cinco características do ambiente, vestimenta e alimentação durante cada uma das estações do ano.
a) Primavera:
b) Verão:
c) Outono:
d) Inverno:
2) Desenhe a sua estação do ano favorita. 
Arte: nesta aula utilizar o aparelho de data-show e mostrar aos alunos os conceitos e alguns instrumentos de sopro como flauta, saxofone, trompete, tuba...
Apresentar as imagens do instrumento assim como seus respectivos sonos. Fazer duas dinâmicas na primeira propor que os alunos vejam somente imagem do instrumento e tente falar seu nome a segunda colocar o som emitido pelo instrumento e ver quem consegue adivinhar.
Em seguida propor que o aluno desenhe o instrumento que mais gostou. 
IV – Recursos
Cadernos, lápis de escrever, giz e data-show. 
V – Avaliação / fixação
A avaliação ao longo de todas as atividades ministradas, observando o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias. 
DIÁRIO DAS REGÊNCIAS
No período de regência, podemos analisar a verdadeira identidade e a realidade do dia-a-dia de um educador. Pois, durante a minha regência pude observar várias dificuldades no processo educacional, onde na verdade apresenta grande desafio em estimular aos alunos, como é importante a valorização a educação, que na verdade transforma em cidadão.
A educação é um processo de transformação e preparação, para cada ser humano.
Porém, dá oportunidade a se expandir seus conhecimentos durante seu período escolar. É necessário que os educadores leves em consideração que o sistema educacional é um método de descoberta.
 	Diário de regência 13/03 Ao início da aula, percebi que a turma era bastante calma, portanto a professora tinha facilidade de controlar e manter sua postura como educadora. Entretanto, a professora, transmitia para seus alunos segurança, em relação ao domínio do conteúdo, sua posição como educadora não interferia a amizade com os alunos. A aula correu conforme o plano de aula elaborado a com a família silábica x. Após esse momento ir colocando no quadro as palavras que os alunos escreveram em seus cadernos sem repeti-las, em seguida tomar a leitura de cada um deles. 
 	Diário de regência 14/03. Retornei no dia seguinte a sala de aula, comecei a observar a reação e o comportamento, durante a minha presença no período de estágio. Percebi neles a curiosidade em querer saber por qual motivo estou presente na sala, passaram alguns minutos a professora esclareceu qual era o motivo da minha visita, pois fiquei em expectativa esperando qual seria a reação de cada um dos estudantes, por incrível que pareça sou grata pela compreensão por me aceitarem e respeitar como estagiária. A aula foi muito divertida as crianças gostaram de falar sobre suas famílias de fazer a tarefa impressa sobre meio ambiente que lhes foi dada.
Diário de regência 15/03 os alunos estavam um pouco agitados mas durante a aula de matemática os alunos prestaram muita atençãonos dizeres da professora para relembrar sobre unidades e dezenas foi feito tarefa no quadro e tarefa impressa .
 	Diário de regência 16/03 Ao retornar a sala de aula, não ficaram surpreso ao mim ver, comecei novamente observá-los a turma se encontrava silenciosa e a professora mantinha sua aula na maior tranquilidade, pois é um dos fatos mais raro, em nosso dia-a-dia. A aula foi muito proveitosa os alunos identificaram as estações do ano e suas características, conseguiram também identificar muitos instrumentos de sopro e seus sons. 
 	
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com a realização do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental, tive a certeza do quanto é importante para um acadêmico do curso de Pedagogia conhecer e vivenciar a realidade de uma instituição de ensino. Onde podemos ter um amplo conhecimento e amadurecimento para este meio no qual onde almejamos para o futuro.
Durante esses dias de realização do meu estágio, obtive grandes aprendizagem onde tive a oportunidade de estagiar em uma sala de aula dirigida por uma excelente profissional onde há cada aula ela mostrava o quanto ela ama o que faz e sabe muito bem fazer o que é devido, onde para mim esses dias foram de extrema importância para meu aprendizado e para minha experiência nesta carreira que pretendo seguir.
Enfim percebi que ser professora é muito mais do que entrar na sala e transferir o meu conhecimento, mas é uma troca de saberes que irá se estabelecer entre professor e aluno, e aluno e professor.
REFERÊNCIAS
Projeto Político Pedagógico Conselho Escola Colégio Estadual São Tomaz de Aquino
PLT Estágio Supervisionado em Pedagogia
Manual de Estágio
Slides e vídeos sobre Estágio Supervisionado 
Material disponibilizado pela Instituição