Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação II - Individual Semipresencial politicas sociais

User badge image
Noeli Fava

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A gestão da saúde pública no período da ditadura militar ficou marcada pela retirada da proteção social do Estado. Nesse contexto, inicialmente observaram-se melhorias nos ganhos do país, porém ao final do regime militar a recessão passou a afetar de forma intensa a população brasileira.
Sobre as características da política de saúde no período militar, analise as sentenças a seguir: I- Tomaram espeço na gestão pública ações como a formulação de uma política nacional e o incentivo as pesquisas em saúde. II- As campanhas de erradicação iniciaram um processo no qual as ações de saúde visavam somente a cura das doenças. III- Ações no âmbito da assistência médica ambulatorial, da prevenção à saúde e do controle sanitário ganharam força na ação ministerial. IV- As ações nesse período representam as bases para o surgimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

No ano de 1985, a Conferência Pan Americana elencou como prioridade a erradicação da Poliomelite, sendo aprovada pela Resolução CiPlan n. 4, de 6/2/1986. Para esta campanha foi criado um mascote que seria o símbolo da campanha, utilizado nos dias atuais.
Sobre esta campanha, assinale a alternativa CORRETA:
a) Essa vacina resultou na criação do personagem Zé Gotinha, criado especialmente para essa campanha em 1990.
b) A população do Brasil aderiu a campanha, aceitando receber a vacina.
c) O tema da campanha não faz parte da central das Políticas Públicas, pois o SUS ainda está se reestruturando.
d) Essa campanha no Brasil resultou no movimento inserido no Conselho diretivo das OPAS, resultando na erradicação do Poliovírus.

Uma série de movimentos de mobilização popular ganhou espaço no debate da saúde pública em nosso país após em 1984. Entre os exemplos dessa mobilização estão o dia da multivacinação, campanha na qual foram aplicadas as vacinas contra o sarampo e as vacinas DPT e o dia de vacinação contra a poliomelite. Esses movimentos levaram a uma série de ações nas décadas seguintes ligadas a grandes campanhas de prevenção e vacinação.
Sobre essas campanhas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A Conferência Sanitária Pan-Americana realizada em 1985 apresentou a proposta de erradição do Poliovírus selvagem. ( ) O movimento repercutiu na disseminação do conhecimento através da distribuição da primeira edição do Guia de Vigilância Epidemiológica. ( ) As ações ganharam um caráter centralizador após a repercussão negativa dos movimentos de mobilização popular. ( ) O movimento levou à criação de uma série de campanhas e manuais que contribuíram para a erradicação de doenças, como a poliomielite. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - V - F - V.
b) F - F - V - V.
c) V - V - F - F.
d) F - F - V - F.

A Legião Brasileira de Assistência - LBA - foi a primeira instituição de assistência social de importância renomada. Ela teve sua concepção marcada pela presença feminina e pelo nacionalismo divulgado no país através do presidente brasileiro reconhecido como pai dos pobres.
Sobre esse presidente, assinale a alternativa CORRETA:
a) Tancredo de Almeida Neves.
b) Fernando Henrique Cardoso.
c) Juscelino Kubitschek de Oliveira.
d) Getúlio Dornelles Vargas.

Em 1990, depois de praticamente 30 anos sem eleições diretas, foi eleito para a Presidência da República do Brasil, Fernando Collor de Mello, representante das forças conservadoras do país, que implantou o ideário neoliberal na política econômica.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) Neste período, foram quebradas barreiras que protegiam o mercado nacional.
b) Neste período, várias mudanças econômicas aconteceram aos pequenos empresários.
c) Neste período, o mercado interno fechou suas portas ao mercado externo.
d) Neste período, o mercado externo impulsionou a indústria brasileira.

A história do Brasil Colonial representa a submissão a Portugal. Essa questão fica evidente a medida que o país desenvolve dependência financeira e administrativa. Só lhe era permetido fazer, havendo a autorização da corte portuguesa. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Portugal quando descobriu o Brasil seguia o Regime Monárquico.
( ) Portugal quando descobriu o Brasil seguia o Regime Democrático.
( ) Portugal quando descobriu o Brasil seguia o Regime Anarquista.
( ) Portugal quando descobriu o Brasil seguia o Regime Parlamentarista.
a) F - V - F - V.
b) V - F - V - F.
c) V - F - F - F.
d) V - F - V - V.

No Brasil, a política de saúde teve um progresso lento, por não ser considerada prioridade. O foco no Brasil se concentrava na lógica do desenvolvimento, sendo este dissociado da saúde de sua população. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O atendimento em saúde surgiu pela necessidade do atendimento de uma categoria profissional.
( ) O sujeito era considerado primordial na saúde.
( ) As desigualdades sociais eram consideradas processos naturais.
( ) Todas as necessidades com relação à saúde eram de responsabilidade da família.
a) V - F - V - V.
b) V - V - F - F.
c) F - V - F - V.
d) F - F - V - F.

As campanhas de vacinação representam parte significativa da história da saúde pública no Brasil. No entanto, isso não significa que sejam aceitas por toda a população como podemos ver na charge de Renato de Souza. É possível observar contradições na história da vacina, com momentos em que a população questiona a eficácia e efetividade das vacinas e outras nos quais as campanhas bem-sucedidas erradicaram doenças. Sobre a vacina, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para falsas:
Assinale a alternativa que apresentam a sequência CORRETA:
( ) As vacinas são consideradas tecnologias médicas com alto custo e, por essa razão, são recursos utilizados para a prevenção de doenças infectocontagiosas nos países desenvolvidos.
( ) As vacinas são utilizadas em todo o mundo no controle e prevenção de doenças infectocontagiosas e são protogonistas na luta pela erradicação dessas doenças em países em desenvolvimento.
( ) As campanhas de vacinação foram essenciais para erradicar doenças infectocontagiosas e foram desenvolvidas em instituições privadas, deixando parte da população sem acesso às vacinas.
( ) As campanhas de vacinação recebem atenção nos países em desenvolvimento que apresentam escassos investimentos públicos em saúde e precárias condições sanitárias.
a) V - F - V - F.
b) F - V - F - V.
c) F - F - V - V.
d) V - V - F - F.

Os sistemas previdenciários tendem a ser distintos de uma sociedade para outra. Fatores sociais, econômicos, políticos e culturais determinam as mudanças. As pessoas que contribuem com a previdência tendem a se afastar do trabalho e buscar apoio junto a Previdência Social.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- Estão passando por problemas de saúde temporário ou permanente. II- O afastamento de trabalho acontece quando a pessoa autodeclara problema de saúde irreversível. III- O afastamento do trabalho acontece quando sua capacidade laborativa impede a execução de suas funções, esse processo chama-se de apoio à doença. IV- Um caso de afastamento temporário é denominado de licença-maternidade. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C As sentenças III e IV estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.

Segundo a história, as políticas públicas na década de 1930-1945, no governo de Getúlio Vargas, tiveram um grande avanço. Mesmo assim, os grupos que hoje são considerados como os mais vulneráveis, por exemplo, trabalhadores autônomos, mulheres, pessoas idosas e crianças, na época eram os mais desassistidos.
Sobre a cobertura do atendimento de saúde, assinale a alternativa CORRETA:
a) A saúde pública ainda era restrita, mas, o pleno emprego possibilitava a todos, o acesso ao atendimento de saúde privada.
b) O Sistema Único de Saúde já era regulamentado e garantia atendimento a todos os cidadãos.
c) Os funcionários efetivos e seus dependentes tinham direito ao atendimento de saúde.
d) A cobertura em saúde era oferecida para os patrões, sendo que os empregados eram desassistidos.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A gestão da saúde pública no período da ditadura militar ficou marcada pela retirada da proteção social do Estado. Nesse contexto, inicialmente observaram-se melhorias nos ganhos do país, porém ao final do regime militar a recessão passou a afetar de forma intensa a população brasileira.
Sobre as características da política de saúde no período militar, analise as sentenças a seguir: I- Tomaram espeço na gestão pública ações como a formulação de uma política nacional e o incentivo as pesquisas em saúde. II- As campanhas de erradicação iniciaram um processo no qual as ações de saúde visavam somente a cura das doenças. III- Ações no âmbito da assistência médica ambulatorial, da prevenção à saúde e do controle sanitário ganharam força na ação ministerial. IV- As ações nesse período representam as bases para o surgimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

No ano de 1985, a Conferência Pan Americana elencou como prioridade a erradicação da Poliomelite, sendo aprovada pela Resolução CiPlan n. 4, de 6/2/1986. Para esta campanha foi criado um mascote que seria o símbolo da campanha, utilizado nos dias atuais.
Sobre esta campanha, assinale a alternativa CORRETA:
a) Essa vacina resultou na criação do personagem Zé Gotinha, criado especialmente para essa campanha em 1990.
b) A população do Brasil aderiu a campanha, aceitando receber a vacina.
c) O tema da campanha não faz parte da central das Políticas Públicas, pois o SUS ainda está se reestruturando.
d) Essa campanha no Brasil resultou no movimento inserido no Conselho diretivo das OPAS, resultando na erradicação do Poliovírus.

Uma série de movimentos de mobilização popular ganhou espaço no debate da saúde pública em nosso país após em 1984. Entre os exemplos dessa mobilização estão o dia da multivacinação, campanha na qual foram aplicadas as vacinas contra o sarampo e as vacinas DPT e o dia de vacinação contra a poliomelite. Esses movimentos levaram a uma série de ações nas décadas seguintes ligadas a grandes campanhas de prevenção e vacinação.
Sobre essas campanhas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A Conferência Sanitária Pan-Americana realizada em 1985 apresentou a proposta de erradição do Poliovírus selvagem. ( ) O movimento repercutiu na disseminação do conhecimento através da distribuição da primeira edição do Guia de Vigilância Epidemiológica. ( ) As ações ganharam um caráter centralizador após a repercussão negativa dos movimentos de mobilização popular. ( ) O movimento levou à criação de uma série de campanhas e manuais que contribuíram para a erradicação de doenças, como a poliomielite. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - V - F - V.
b) F - F - V - V.
c) V - V - F - F.
d) F - F - V - F.

A Legião Brasileira de Assistência - LBA - foi a primeira instituição de assistência social de importância renomada. Ela teve sua concepção marcada pela presença feminina e pelo nacionalismo divulgado no país através do presidente brasileiro reconhecido como pai dos pobres.
Sobre esse presidente, assinale a alternativa CORRETA:
a) Tancredo de Almeida Neves.
b) Fernando Henrique Cardoso.
c) Juscelino Kubitschek de Oliveira.
d) Getúlio Dornelles Vargas.

Em 1990, depois de praticamente 30 anos sem eleições diretas, foi eleito para a Presidência da República do Brasil, Fernando Collor de Mello, representante das forças conservadoras do país, que implantou o ideário neoliberal na política econômica.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) Neste período, foram quebradas barreiras que protegiam o mercado nacional.
b) Neste período, várias mudanças econômicas aconteceram aos pequenos empresários.
c) Neste período, o mercado interno fechou suas portas ao mercado externo.
d) Neste período, o mercado externo impulsionou a indústria brasileira.

A história do Brasil Colonial representa a submissão a Portugal. Essa questão fica evidente a medida que o país desenvolve dependência financeira e administrativa. Só lhe era permetido fazer, havendo a autorização da corte portuguesa. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Portugal quando descobriu o Brasil seguia o Regime Monárquico.
( ) Portugal quando descobriu o Brasil seguia o Regime Democrático.
( ) Portugal quando descobriu o Brasil seguia o Regime Anarquista.
( ) Portugal quando descobriu o Brasil seguia o Regime Parlamentarista.
a) F - V - F - V.
b) V - F - V - F.
c) V - F - F - F.
d) V - F - V - V.

No Brasil, a política de saúde teve um progresso lento, por não ser considerada prioridade. O foco no Brasil se concentrava na lógica do desenvolvimento, sendo este dissociado da saúde de sua população. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O atendimento em saúde surgiu pela necessidade do atendimento de uma categoria profissional.
( ) O sujeito era considerado primordial na saúde.
( ) As desigualdades sociais eram consideradas processos naturais.
( ) Todas as necessidades com relação à saúde eram de responsabilidade da família.
a) V - F - V - V.
b) V - V - F - F.
c) F - V - F - V.
d) F - F - V - F.

As campanhas de vacinação representam parte significativa da história da saúde pública no Brasil. No entanto, isso não significa que sejam aceitas por toda a população como podemos ver na charge de Renato de Souza. É possível observar contradições na história da vacina, com momentos em que a população questiona a eficácia e efetividade das vacinas e outras nos quais as campanhas bem-sucedidas erradicaram doenças. Sobre a vacina, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para falsas:
Assinale a alternativa que apresentam a sequência CORRETA:
( ) As vacinas são consideradas tecnologias médicas com alto custo e, por essa razão, são recursos utilizados para a prevenção de doenças infectocontagiosas nos países desenvolvidos.
( ) As vacinas são utilizadas em todo o mundo no controle e prevenção de doenças infectocontagiosas e são protogonistas na luta pela erradicação dessas doenças em países em desenvolvimento.
( ) As campanhas de vacinação foram essenciais para erradicar doenças infectocontagiosas e foram desenvolvidas em instituições privadas, deixando parte da população sem acesso às vacinas.
( ) As campanhas de vacinação recebem atenção nos países em desenvolvimento que apresentam escassos investimentos públicos em saúde e precárias condições sanitárias.
a) V - F - V - F.
b) F - V - F - V.
c) F - F - V - V.
d) V - V - F - F.

Os sistemas previdenciários tendem a ser distintos de uma sociedade para outra. Fatores sociais, econômicos, políticos e culturais determinam as mudanças. As pessoas que contribuem com a previdência tendem a se afastar do trabalho e buscar apoio junto a Previdência Social.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- Estão passando por problemas de saúde temporário ou permanente. II- O afastamento de trabalho acontece quando a pessoa autodeclara problema de saúde irreversível. III- O afastamento do trabalho acontece quando sua capacidade laborativa impede a execução de suas funções, esse processo chama-se de apoio à doença. IV- Um caso de afastamento temporário é denominado de licença-maternidade. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C As sentenças III e IV estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.

Segundo a história, as políticas públicas na década de 1930-1945, no governo de Getúlio Vargas, tiveram um grande avanço. Mesmo assim, os grupos que hoje são considerados como os mais vulneráveis, por exemplo, trabalhadores autônomos, mulheres, pessoas idosas e crianças, na época eram os mais desassistidos.
Sobre a cobertura do atendimento de saúde, assinale a alternativa CORRETA:
a) A saúde pública ainda era restrita, mas, o pleno emprego possibilitava a todos, o acesso ao atendimento de saúde privada.
b) O Sistema Único de Saúde já era regulamentado e garantia atendimento a todos os cidadãos.
c) Os funcionários efetivos e seus dependentes tinham direito ao atendimento de saúde.
d) A cobertura em saúde era oferecida para os patrões, sendo que os empregados eram desassistidos.

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Noeli Fava Pinto (1348333)
	
	Disciplina:
	Políticas Sociais da Saúde e Previdência Social (SES96)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:639470) ( peso.:1,50)
	Prova:
	16925838
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A gestão da saúde pública no período da ditadura militar ficou marcada pela retirada da proteção social do Estado. Nesse contexto, inicialmente observaram-se melhorias nos ganhos do país, porém ao final do regime militar a recessão passou a afetar de forma intensa a população brasileira. Sobre as características da política de saúde no período militar, analise as sentenças a seguir:
I- Tomaram espeço na gestão pública ações como a formulação de uma política nacional e o incentivo as pesquisas em saúde.
II- As campanhas de erradicação iniciaram um processo no qual as ações de saúde visavam somente a cura das doenças.
III- Ações no âmbito da assistência médica ambulatorial, da prevenção à saúde e do controle sanitário ganharam força na ação ministerial.
IV- As ações nesse período representam as bases para o surgimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	2.
	No ano de 1985, a Conferência Pan Americana elencou como prioridade a erradicação da Poliomelite, sendo aprovada pela Resolução CiPlan n. 4, de 6/2/1986. Para esta campanha foi criado um mascote que seria o símbolo da campanha, utilizado nos dias atuais. Sobre esta campanha, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <https://www.scielosp.org/article/csc/2011.v16n2/501-511/>. Acesso em: 11 set. 2018.
	 a)
	O tema da campanha não faz parte da central das Políticas Públicas, pois o SUS ainda está se reestruturando.
	 b)
	Essa campanha no Brasil resultou no movimento inserido no Conselho diretivo das OPAS, resultando na erradicação do Poliovírus.
	 c)
	A população do Brasil aderiu a campanha, aceitando receber a vacina.
	 d)
	Essa vacina resultou na criação do personagem Zé Gotinha, criado especialmente para essa campanha em 1990.
	3.
	Uma série de movimentos de mobilização popular ganhou espaço no debate da saúde pública em nosso país após em 1984. Entre os exemplos dessa mobilização estão o dia da multivacinação, campanha na qual foram aplicadas as vacinas contra o sarampo e as vacinas DPT e o dia de vacinação contra a poliomelite. Esses movimentos levaram a uma série de ações nas décadas seguintes ligadas a grandes campanhas de prevenção e vacinação. Sobre essas campanhas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Conferência Sanitária Pan-Americana realizada em 1985 apresentou a proposta de erradição do Poliovírus selvagem.
(    ) O movimento repercutiu na disseminação do conhecimento através da distribuição da primeira edição do Guia de Vigilância Epidemiológica.
(    ) As ações ganharam um caráter centralizador após a repercussão negativa dos movimentos de mobilização popular.
(    ) O movimento levou à criação de uma série de campanhas e manuais que contribuíram para a erradicação de doenças, como a poliomielite.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	4.
	A Legião Brasileira de Assistência - LBA - foi a primeira instituição de assistência social de importância renomada. Ela teve sua concepção marcada pela presença feminina e pelo nacionalismo divulgado no país através do presidente brasileiro reconhecido como pai dos pobres. Sobre esse presidente, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Juscelino Kubitschek de Oliveira.
	 b)
	Fernando Henrique Cardoso.
	 c)
	Getúlio Dornelles Vargas.
	 d)
	Tancredo de Almeida Neves.
	5.
	Em 1990, depois de praticamente 30 anos sem eleições diretas, foi eleito para a Presidência da República do Brasil, Fernando Collor de Mello, representante das forças conservadoras do país, que implantou o ideário neoliberal na política econômica. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Neste período, o mercado externo impulsionou a indústria brasileira.
	 b)
	Neste período, o mercado interno fechou suas portas ao mercado externo.
	 c)
	Neste período, foram quebradas barreiras que protegiam o mercado nacional.
	 d)
	Neste período, várias mudanças econômicas aconteceram aos pequenos empresários.
	6.
	A história do Brasil Colonial representa a submissão a Portugal. Essa questão fica evidente a medida que o país desenvolve dependência financeira e administrativa. Só lhe era permetido fazer, havendo a autorização da corte portuguesa. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Portugal quando descobriu o Brasil seguia o Regime Monárquico. 
(    ) Portugal quando descobriu o Brasil seguia o Regime Democrático. 
(    ) Portugal quando descobriu o Brasil seguia o Regime Anarquista.
(    ) Portugal quando descobriu o Brasil seguia o Regime Parlamentarista.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	7.
	No Brasil, a política de saúde teve um progresso lento, por não ser considerada prioridade. O foco no Brasil se concentrava na lógica do desenvolvimento, sendo este dissociado da saúde de sua população. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O atendimento em saúde surgiu pela necessidade do atendimento de uma categoria profissional.
(    )  O sujeito era considerado primordial na saúde.
(    )  As desigualdades sociais eram consideradas processos naturais.
(    )  Todas as necessidades com relação à saúde eram de responsabilidade da família.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	8.
	As campanhas de vacinação representam parte significativa da história da saúde pública no Brasil. No entanto, isso não significa que sejam aceitas por toda a população como podemos ver na charge de Renato de Souza. É possível observar contradições na história da vacina, com momentos em que a população questiona a eficácia e efetividade das vacinas e outras nos quais as campanhas bem-sucedidas erradicaram doenças. Sobre a vacina, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para falsas:
(    ) As vacinas são consideradas tecnologias médicas com alto custo e, por essa razão, são recursos utilizados para a prevenção de doenças infectocontagiosas nos países desenvolvidos.
(    ) As vacinas são utilizadas em todo o mundo no controle e prevenção de doenças infectocontagiosas e são protogonistas na luta pela erradicação dessas doenças em países em desenvolvimento.
(    ) As campanhas de vacinação foram essenciais para erradicar doenças infectocontagiosas e foram desenvolvidas em instituições privadas, deixando parte da população sem acesso às vacinas.
(    ) As campanhas de vacinação recebem atenção nos países em desenvolvimento que apresentam escassos investimentos públicos em saúde e precárias condições sanitárias.
Assinale a alternativa que apresentam a sequência CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <https://bit.ly/2JDXO0c>. Acesso em: 7 jun. 2018.
	
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	9.
	Os sistemas previdenciários tendem a ser distintos de uma sociedade para outra. Fatores sociais, econômicos, políticos e culturais determinam as mudanças. As pessoas que contribuem com a previdência tendem a se afastar do trabalho e buscar apoio junto a Previdência Social. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Estão passando por problemas de saúde temporário ou permanente.
II- O afastamento de trabalho acontece quando a pessoa autodeclara problemade saúde irreversível.
III- O afastamento do trabalho acontece quando sua capacidade laborativa impede a execução de suas funções, esse processo chama-se de apoio à doença.   
IV- Um caso de afastamento temporário é denominado de licença-maternidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	10.
	Segundo a história, as políticas públicas na década de 1930-1945, no governo de Getúlio Vargas, tiveram um grande avanço. Mesmo assim, os grupos que hoje são considerados como os mais vulneráveis, por exemplo, trabalhadores autônomos, mulheres, pessoas idosas e crianças, na época eram os mais desassistidos. Sobre a cobertura do atendimento de saúde, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A saúde pública ainda era restrita, mas, o pleno emprego possibilitava a todos, o acesso ao atendimento de saúde privada.
	 b)
	Os funcionários efetivos e seus dependentes tinham direito ao atendimento de saúde.
	 c)
	A cobertura em saúde era oferecida para os patrões, sendo que os empregados eram desassistidos.
	 d)
	O Sistema Único de Saúde já era regulamentado e garantia atendimento a todos os cidadãos.

Mais conteúdos dessa disciplina