Buscar

atv 2 politica

Prévia do material em texto

ATIVIDADE – AVALIATIVA 2/ Aulas 5;6;7;8
CURSO: PEDAGOGIA/Semipresencial
DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E POLÍTICAS PÚBLICAS 
CARGA HORÁRIA: 80h
PROFESSORA Mestre: VERA FÁTIMA CORSINO DE ALMEIDA (valor:5,0)
NOME: Marilene da Silva Cipriano RGM: 054.030
1. Leia os artigos: 29;30 e 31 da LDB e visite uma escola de educação infantil, verificando junto à direção ou coordenação da referida escola como a mesma está cumprindo os três artigos. Relate o resultado da entrevista.
R) O pedagogo ocupa um amplo espaço na organização do trabalho pedagógico, sendo um articulador no processo de formação cultural que se dá no interior da escola. Sua presença, é fundamental na organização das práticas pedagógicas e consequentemente na efetivação das propostas. É o mediador no processo ensino - aprendizagem, de forma a garantir a consistência das ações pedagógicas e administrativas.
2. O que a Lei nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006 determinou? E a Lei nº11.114 de 16 de maio de 2005?
R) A Lei nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006 amplia o Ensino Fundamental para nove anos de duração, com a matrícula de crianças de seis anos de idade e estabelece prazo de implantação, pelos sistemas, até 2010. Lei nº 11. 114, de 16 de maio de 2005 – torna obrigatória a matrícula das crianças de seis anos de idade no Ensino Fundamental.
3. A organização do Ensino Fundamental divide-o, na prática, em dois ciclos. Quais são esses ciclos?
R) A organização do ensino fundamental divide-o, na prática, em dois ciclos. O primeiro que corresponde aos primeiros cinco anos (chamados anos iniciais do ensino fundamental) é desenvolvido, usualmente, em classes com um único professor regente. O segundo ciclo corresponde aos anos finais, nos quais o trabalho pedagógico é desenvolvido por uma equipe docente de especialistas em diferentes disciplinas. Essa forma de organização do ensino fundamental remonta à antiga divisão do ensino primário em relação ao primeiro ciclo do ensino secundário (ginasial).
Nos primeiros anos, as crianças e adolescentes são estimulados através de atividades lúdicas, jogos, leituras, imagens e sons, principalmente no primeiro nível. Através dos vários processos pedagógicos, busca-se conduzir a criança ao conhecimento do mundo pessoal, familiar e social.
Nos anos finais, adolescentes aprofundam os conhecimentos adquiridos no ciclo anterior e iniciam os estudos das matérias que serão a base para a continuidade no ensino médio. Esta é uma fase delicada e repleta de mudanças, em que jovens começam a buscar sua autonomia, e isso deve ser também contemplado em sala de aula
4. Pesquise na LDB (anexada em material de aula_arquivo) os artigos 35 e 36 e escreva um texto de 5 a 10 linhas, sobre o Ensino Médio.
R) O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades: a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;  a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores; o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
5. Elabore um texto, de 8 a 15 linhas, sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), após ler o texto da aula 08.
R) Durante a preparação de uma aula para alunos de EJA é necessário que se reflita sobre representação social. Representação social está relacionada á cultura, habilidades, crenças, opiniões e atitudes que cada indivíduo possui adquirido por meio da relação que ele tem com o meio social em que está inserido. O professor do EJA precisa antes de tudo conhecer a representação social que cada aluno possui, a partir desse ponto ele irá lecionar de acordo com o conhecimento que cada um carrega, não somente inserir métodos de ensino.
1

Continue navegando

Outros materiais