Buscar

Questionário de Processo Civil IV (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário de Processo Civil IV 
1. A execução fundada em título extrajudicial é considerada como processo de conhecimento? Por quê?
Não, é considerada como uma ação autônoma. Não se equipara ao que chamamos de processo de conhecimento, que inicialmente vai buscar a análise do mérito. A execução, guardada as proporções, se equipara ao cumprimento de sentença sendo que nesta, deriva-se de um título executivo judicial, enquanto aquela deriva de um título executivo extrajudicial. 
2. A petição inicial da execução de obrigação de pagar quantia certa contra devedor, por título executivo extrajudicial, atende exclusivamente ao estabelecido no artigo 319, do CPC.
A petição inicial da execução deve atender ao artigo 319 combinado com o artigo 798, ambos do CPC.
3. No processo de execução de obrigação de pagar quantia certa contra devedor, por título executivo extrajudicial, realizada a citação regular do Executado, que atitudes ele poderá adotar e em que prazo?
Pode pagar voluntariamente, no prazo de 3 dias, contados da efetivação da citação; pode também oferecer embargos à execução no prazo de 15 dias, contados na forma do artigo 231, CPC.
4. Como deverá agir o Oficial de Justiça caso não consiga encontrar o Executado para a realização da citação?
Se o oficial de justiça não encontra o executado, a medida é promover o arresto, ou seja, a apreensão provisória de alguns bens, para que mais adiante possa transformar esta apreensão provisória em definitiva. 
5. Como deverá agir o Oficial de Justiça caso o Executado não pague o valor devido no prazo legal?
O oficial de justiça retorna para efetuar a penhora de tantos bens quanto forem necessários para garantir o crédito do exequente.
6. No que consiste a Expropriação? Quais as suas modalidades?
Pode ser considerada como uma desapropriação forçada por ordem judicial e pode ser dar por duas formas: adjudicação dos bens pelo exequente (credor) ou através de alienação, podendo ser particular ou pública.
7. No processo de execução de obrigação de pagar quantia certa contra devedor, por título executivo extrajudicial, como poderá se defender o Executado? Em que prazo? Contado a partir de quando?
O executado pode se defender através dos embargos à execução, no prazo de 15 dias, conforme os artigos 914 e 915, CPC.
8. No processo de execução de obrigação de pagar quantia certa contra devedor, por título executivo extrajudicial, é possível o parcelamento da dívida? Explique.
É possível o parcelamento, no entanto, para o parcelamento, há a renúncia ao direito de oferecer os embargos à execução, conforme artigo 916, §6º, CPC.
9. O Executado, no processo de execução de obrigação de pagar quantia certa contra devedor, por título executivo extrajudicial, poderá em sua defesa lançar mão de que matérias?
Apenas quanto as matérias previstas no artigo 917, CPC. 
10. No processo de execução de obrigação de pagar quantia certa contra devedor, por título executivo extrajudicial, a defesa do executa do será sempre recebida no efeito suspensivo? Explique.
Não, a defesa será recebida no efeito devolutivo, n/f artigo 919, CPC. 
11. No que consistem os atos de Penhora, deposito e avaliação?
Penhora é o ato de identificar e selecionar, dentro do patrimônio do devedor, alguns bens que irão garantir o direito do credor; avaliação é quantificar o valor do mercado; depósito, uma vez apreendido um bem, alguém deve ficar responsável pelo bem.
12. Qual a importância da avaliação, no procedimento da penhora?
A avaliação vai ter reflexos direto no procedimento de adjudicação do bem, e terá reflexo na alienação pois só será vendido dentro de um parâmetro que irá incidir sobre o valor.
13. No processo de execução de obrigação de pagar quantia certa contra devedor, por título executivo extrajudicial, os bens pertencentes a incapazes têm tratamento diferenciado em relação ao valor de alienação? Explique. 
Sim, o artigo 896, CPC, não pode ser alienado por menos de 80% do valor da alienação.

Continue navegando