Buscar

AD1 Linguistica IV - Raphael Soares da Silva - Letras - Paracambi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Universidade Federal Fluminense
Curso de Licenciatura em Letras- UFF / CEDERJ
Disciplina: Linguística IV
Coordenador: Jussara Abraçado Tutora: Thayssa Taranto
Aluno: Raphael Soares da Silva Matricula: 16213120126 Polo: Paracambi
AD 1 – 2019. 2
Tomando como base os conteúdos das 2 primeiras aulas, responda as questões formuladas. Serão considerados na avaliação desta atividade os seguintes aspectos:
a) coerência da resposta com os conteúdos ministrados nas aulas 1 e 2;
b) adequação da linguagem empregada, considerando também os conteúdos ministrados nas aulas 1 e 2.
BOA AVALIAÇÃO!
Questões:
1) Por que a idealização de um padrão de língua nos remete à noção de norma?
RESPOSTA: 
 Para que a noção de norma padrão corresponde a regras impostas havendo uma aproximação entre ela e a norma culta. A norma padrão prevê a omissão dos pronomes sujeitos, uma vez que a informação número-pessoal já aparece na desinência verbal. É em função desse descompasso entre o que é normatizado (como uma espécie de lei) e o que é de fato usado. Como podemos perceber, a norma padrão não equivale à língua portuguesa: corresponde a um ideal abstrato de língua tida como correta, sendo equivocadas, portanto, expressões frequentemente ouvidas como: “não sei português”, “falo errado o português”. De fato, quem assim se expressa está querendo dizer: “não domino a variedade culta (ou o padrão) do português”.
2) Veja as afirmações a seguir tiradas da internet (você pode ter acesso ao texto completo clicando no link correspondente). Com base no conteúdo abordado na Aula 2, comente tais afirmações sobre “vícios de linguagem”. Você sugeriria esses sites a seus alunos?
Vícios de Linguagem
Os vícios de linguagem podem ser classificados como: barbarismo, arcaísmo, neologismo, solecismo, ambiguidade, cacófato, eco e pleonasmo.
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/gramatica/vicios-linguagem.htm
Ao contrário das figuras de linguagem, que representam realce e beleza às mensagens emitidas, os vícios de linguagem são palavras ou construções que vão de encontro às normas gramaticais.
Os vícios de linguagem costumam ocorrer por descuido, ou ainda por desconhecimento das regras por parte do emissor.
https://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil11.php
Vícios de linguagem são todas as expressões ou construções que alteram a norma padrão ou norma culta. Geralmente, elas são provocadas por descuido ou por falta de conhecimento das regras por parte do falante.
https://www.infoescola.com/portugues/vicios-de-linguagem/
RESPOSTA: 
 A principal fonte de preconceito linguístico, no Brasil, está na comparação que as pessoas da classe média urbana das regiões mais desenvolvidas fazem entre seu modo de falar e o modo de falar dos indivíduos de outras classes sociais e das outras regiões. Esse preconceito se vale de dois rótulos: o “errado” e o “feio” que, mesmo sem nenhum fundamento real, já se solidificaram como estereótipos. Quando analisado de perto, o preconceito linguístico deixa claro que o que está em jogo não é a língua, pois o modo de falar é apenas um pretexto para discriminar um indivíduo ou um grupo social por suas características socioculturais e socioeconômicas: gênero, raça, classe social, grau de instrução, nível de renda etc. A instituição escolar tem sido há séculos a principal agência de manutenção e difusão do preconceito linguístico e de outras formas de discriminação. Uma formação docente adequada, com base nos avanços das ciências da linguagem e com vistas à criação de uma sociedade democrática e igualitária, é um passo importante na crítica e na desconstrução desse círculo vicioso.Os sites descritos e apresentados acima servem para que os alunos tenham uma introdução sobre o assunto, porém o recomendável é que o aluno faça uso de uma gramática para aprender ainda mais sobre o que são vícios de linguagem. 
3) O que o quadrinho abaixo nos diz sobre adequação linguística?
RESPOSTA:
 A adequação linguística é a habilidade que os falantes possuem de adaptar a linguagem de acordo com a necessidade do momento. Podemos optar por dois diferentes registros da língua portuguesa: a variedade padrão ou a variedade popular, também conhecida como linguagem coloquial. Cada uma dessas variedades deve ser empregada em situações específicas, e ambas, sem distinção, funcionam bem, cumprindo papéis específicos na comunicação. Na imagem podemos perceber que o senhor de idade esta usando a variedade padrão, ou seja a linguagem formal, observa-se que as pessoas de idade não possuem um certo preço com a linguagem informal, mantendo o que aprenderam na sua juventude até os dias de hoje. uma vez que assim que foi ensinado a ele e ele seguiu essa tradição ate a velhice. 
4) Aponte a afirmativa improcedente. Justifique sua resposta.
a) A escola deveria buscar cumprir o seu papel, o de ensinar a língua padrão e, para tanto, considerar as diferenças regionais e os diferentes modos de uso da língua.
b) A não aceitação da diversidade linguística como algo inerente às línguas gera preconceito e, consequentemente a discriminação daqueles que não utilizam a língua como “deveriam”, gerando um tipo de preconceito denominado “preconceito linguístico”.
c) A variedade do latim que deu origem ao português e às outras línguas românicas não foi nem o latim literário, ensinado nas escolas, nem o latim eclesiástico, usado nos cultos da Igreja Católica. O português e tantas outras línguas se originaram de uma terceira variedade, conhecida como latim vulgar, variedade principalmente falada pelo povo romano, que foi passando de geração em geração sem ser ensinada formalmente.
d) A gramática normativa, derivada da gramática tradicional, idealmente falando, objetiva padronizar o ensino da língua, instruir os indivíduos e socializá-los. Entretanto, associado ao ensino da norma culta costuma estar o menosprezo por toda e qualquer variedade considerada não culta.
e) A língua materna é também conhecida como idioma materno, língua nativa ou primeira língua. Trata-se da língua adquirida naturalmente por meio da interação com outros falantes, sem intervenção pedagógica ou reflexão linguística consciente. No caso do Brasil, a língua materna de toda a população é a língua portuguesa.
RESPOSTA:
 A afirmativa improcedente é a letra D. O Brasil tem como a língua base a língua portuguesa, porém devido a influencia estrangeira, a influencia negra e os seus primeiros habitantes, os índios, essa língua materna foi ganhando novas formas, a afastando de alguma forma da língua mater, a língua portuguesa.

Outros materiais