Buscar

Atividade Culturas I Cana de Açucar

Prévia do material em texto

Atividade 6 (Cana-de-açúcar)
1. As gemas são órgãos constituídos de células e tecidos em estado de latência e com grande poder de diferenciação. A gema apical se situa no ápice, topo ou ponta da planta, e as gemas laterais se situam, alternadas, nos nós e são protegidas pelas bainhas das folhas.
Vários fatores influem na germinação das gemas laterais, dentre os quais salientam-se os seguintes:
-
Dominância apical
-
Estado nutricional do tolete
-
Posição da gema
-
Posição da gema no sulco e cobertura pelo solo.
-
Tratamentos em água quente
- Variedade 
- Umidade do solo.
Com relação ao texto ele é:
V ( X ) ou F ( )
2. Canaviais atacados por doenças ou debilitados, ou com deficiência de nitrogênio, não influenciam no amadurecimento e consequentemente não favorecendo o armazenamento de sacarose.
Com relação ao texto ele é:
V ( ) ou F ( X )
3. Porque, a cultura da cana de açúcar, no Brasil, a área plantada vem se concentrado no Mato Grosso do Sul e São Paulo?
O cultivo da cana de açúcar tem se concentrado nos Estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo devido ao clima e temperatura que melhoram a produtividade e permitem o barateamento dos custos de produção. Deste modo estão empregando esforços para melhor caracterização das suas exigências climáticas e áreas de adaptação que favorecem Mato grosso do Sul e São Paulo.
4. As principais funções do sistema radicular são: sustentação da planta, absorção e transporte de água e nutrientes, manutenção de reservas e defesa. A eficiência dessas funções depende de diversos mecanismos fisiológicos e têm influência direta sobre alguns atributos vegetais, como tolerância à seca, capacidade de brotação e perfilhamento, porte da planta (ereto ou decumbente), tolerância à movimentação de máquinas, eficiência na absorção de água e nutrientes, tolerância ao ataque de pragas e parasitos do solo, entre outros. De verticais fatores depende a produtividade final. A quantidade de raízes não é o fator determinante desses atributos e, sim, a sua dinâmica de desenvolvimento e de distribuição no perfil do solo ao longo das estações do ano, em íntima interação com o ambiente de produção. O sistema radicular também regula diversos processos que ocorrem na parte aérea. Evidências confirmam que sinais das raízes para a parte aérea modificam processos de crescimento de toda a planta, inclusive expansão foliar, comportamento estomático e biossíntese de enzimas fotossintéticas.
Conseqüentemente, pode-se concluir que até a longevidade do canavial está ligado a qualidade e a manutenção de um sistema radicular fitossanitariamente sadio.
V ( X ) ou F ( )
5. Discorra sobre os fatores principais fatores climático que afetam o desenvolvimento da cultura da cana de açúcar. Todos os fatores ambientais (Radiação solar, fotoperiodismo, temperatura e umidade), são importante.
A produtividade da cana de açúcar é afetada por diversos fatores ambientais como, radiação solar, fotoperiodismo, temperatura e umidade.
A radiação solar permite uma alta eficiência fotossintética para a cana de açúcar que é uma planta tipo C4 e portanto quanto maior a intensidade luminosa, mais fotossintese é realizada proporcionando maior desenvolvimento e acúmulo de açúcares.
A cana precisa de 12 a 12,5 horas de fotoperiodo para a indução do florescimento. Assim, quanto mais próximo ao Equador, há condições para essa indução desse processo o ano todo.
A temperatura do ambiente influencia a temperatura do solo, para o cultivo de cana de açúcar a temperatura do solo ideal é entre 32º a 38º C. Assim para um crescimento ideal, que garanta uma boa produtividade e rendimento de açúcar a temperatura média ao longo do dia deve ser entre 22º a 30º C.
Para a boa produtividade da cana de açúcar é necessário regiões de maiores umidades. A alta umidade do solo favorece um alongamento rápido da cana durante o período do crescimento.

Continue navegando