Buscar

Cópia de EXERCÍCIO DE REVISÃO.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA AMAZÔNIA (UNAMA)
	
 
EXERCÍCIO DE REVISÃO 
	ALUNO:
	Angélica Silva e Silva
	MATRÍCULA:
	04026850
	TIPO DE EXERCÍCIO
	Revisão 
	DISCIPLINA:
	Psicologia aplicada ao cuidado 
	NOTA:
	xx
	PROFESSOR:
	Profª. Esp. Angélica Brandão Santos 
	DATA:
	19/04/2020.
	TURMA:
	5 – Tarde e Noite 
	CÓDIGO DA TURMA:
	
QUESTÕES OBJETIVAS 
01. Sobre a surgimento da psicologia científica, analise as afirmativas a seguir e assinale-as com V ou F: 
(F) A psicologia adquire status de ciência a medida que se une a filosofia.
(V) A nova forma de produção do conhecimento que imperava no período do nascimento da psicologia científica exigia neutralidade, comprovação e cumulatividade. 
(F) As primeiras escolas ou abordagens da psicologia que surgiram foram: o funcionalismo, o estruturalismo, o associacionismo e psicanálise. 
02. Sobre os primórdios da psicologia, considere as afirmativas a seguir e assinale-as com V ou F:
(F) A primeira tentativa de estruturar a psicologia nasceu entre os filósofos Romanos.
(V) A psicologia ganhou consistência com Sócrates. Este buscava responder o que separava o homem dos animais. 
(V) Com a dominação da Grécia pelo império romano, o estudo da psychê passou a ser monopolizado pela igreja. 
03. Assinale a alternativa que comtempla as principais escolas modernas da psicologia: 
A. Associassionismo, Gestalt, Behaviorismo e Psicanálise. 
B. Psicanálise, Humanismo, Gestalt e Estruturalismo.
C. Gestalt, Humanismo, Psicanálise e Behaviorismo. 
D. Estruturalismo, Associacionismo e funcionalismo. 
E. Estruturalismo, Associacionismo e Gestalt. 
04. O desenvolvimento humano pode ser estudado a partir dos ciclos vitais. Desse modo, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma das fases do ciclo vital recorrentemente encontradas nas literaturas: 
A. gestação
B. Puerpério
C. Infância
D. Envelhecimento
E. Adolescência
05. o teórico que postulou a teoria do desenvolvimento psicossexual foi: 
A. Freud 
B. Vigostki
C. Piaget
D. Watson
E. Skinner
06. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um dos principais aspectos do desenvolvimento humano. 
A. Psicossexual
B. Cognitivo
C. Físico-motor
D. Psicossocial 
E. Amoroso
QUESTÕES SUBJETIVAS
01. Comente a respeito da constituição da Psicologia enquanto ciência.
02. Qual o objeto de estudo da Psicologia?
03. Conceitue subjetividade.
04. Quais as principais escolas modernas da Psicologia? Cite e comente a respeito. 
05. O que é a psicologia do desenvolvimento?
06. O que é desenvolvimento? Quais os principais fatores que influenciam o desenvolvimento?
07. O que são ciclos vitais?
08. Explique o que é: desenvolvimento motor, desenvolvimento físico, desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento psicossexual. 
09. Comente a respeito do conceito ampliado de saúde. 
Resposta:
1-A psicologia surgiu partir dos trabalhos e estudos realizados por Wundt e seus colaboradores em laboratório sendo assim a psicologia passou a ser considerada uma ciência onde estuda o comportamento e as funções da mente .
2-Estudar o comportamento humano considerando seus aspectos biológicos, afetivos, cognitivos e sociais.
3-Subjetividade é entendida como o espaço íntimo do indivíduo, ou seja, como ele "instala" a sua opinião ao que é dito (mundo interno) com o qual ele se relaciona com o mundo social (mundo externo), resultando tanto em marcas singulares na formação do indivíduo quanto na construção de crenças e valores compartilhados na dimensão cultural que vão constituir a experiência histórica e coletiva dos grupos e populações.
4-A primeira escola de pensamento, o estruturalismo, foi defendida pelo fundador do primeiro laboratório de psicologia, Wilhelm Wundt. Quase imediatamente, outras teorias começaram a surgir e disputar o domínio na psicologia.No passado, os psicólogos muitas vezes identificaram-se exclusivamente com uma única escola de pensamento. Hoje, os psicólogos têm uma visão mais eclética sobre a psicologia. Eles muitas vezes recorrem a ideias e teorias de diferentes escolas ao invés de manter uma perspectiva singular.
Estruturalismo e Funcionalismo
O estruturalismo é amplamente considerado como a primeira escola de pensamento da psicologia. Esta perspectiva focava em quebrar processos mentais em componentes mais básicos. Pensadores importantes associados com o estruturalismo incluem Wilhelm Wundt e Edward Titchener. O foco do estruturalismo era na redução de processos mentais em seus elementos mais básicos. Os estruturalistas usavam técnicas como a introspecção para analisar os processos internos da mente humana.
David Hothersall observa, porém, que alguns historiadores, chegam mesmo a questionar se o funcionalismo deve ser considerado uma escola formal da psicologia, dada a sua falta de um líder central ou conjunto formal de ideias.
Em vez de focar sobre os próprios processos mentais, pensadores funcionalistas eram mais interessados no papel que estes processos faziam.
Psicologia da Gestalt
Psicologia da Gestalt é uma escola de psicologia baseada na ideia de que nós experimentamos coisas como totalidades unificadas. Esta abordagem à psicologia começou na Alemanha e na Áustria durante o final do século 19, em resposta à abordagem molecular do estruturalismo. Em vez de quebrar pensamentos e comportamento em seus elementos menores, os psicólogos da Gestalt acreditavam que você deve olhar para o todo da experiência. De acordo com os pensadores da forma, o todo é maior do que a soma das suas partes.
Behaviorismo
Behaviorismo tornou-se uma escola de pensamento dominante durante os anos 1950. Foi baseado na obra de pensadores como:
-John B. Watson
-Ivan Pavlov
-BF Skinner
Behaviorismo sugere que todo o comportamento pode ser explicado por causas ambientais e não por forças internas. Behaviorismo é focado em comportamento observável . Teorias da aprendizagem, incluindo o condicionamento clássico e condicionamento operante foram o foco de um grande esforço de investigação.
A escola comportamental da psicologia teve uma influência significativa sobre o curso de psicologia, e muitas das ideias e técnicas que surgiram a partir desta escola de pensamento ainda são amplamente usadas hoje. Treinamento comportamental, sistemas de fichas, terapia de aversão e outras técnicas são frequentemente utilizadas em programas de modificação de psicoterapia e de comportamento.
Psicanálise
A psicanálise é uma escola de psicologia fundada por Sigmund Freud. Esta escola de pensamento enfatizou a influência da mente inconsciente no comportamento.
Freud acreditava que a mente humana era composta por três elementos: o id, ego e superego . O id consiste em instintos mais primitivos, enquanto o ego é o componente da personalidade acusado de lidar com a realidade. O superego é a parte da personalidade que mantém todos os ideais e valores que internalizamos de nossos pais e cultura. Freud acreditava que a interação desses três elementos foi o que levou a todos os comportamentos humanos complexos.
A escola de pensamento de Freud foi enormemente influente, mas também gerou um debate considerável. Esta controvérsia existia não só em seu tempo, mas também nas discussões modernas das teorias de Freud. Outros grandes pensadores psicanalíticos incluem:
-Anna Freud
-Carl Jung
-Erik Erikson.
Psicologia humanista
Psicologia humanista foi desenvolvida como uma resposta à psicanálise e behaviorismo. Psicologia humanista, por sua vez foca na livre vontade individual, crescimento pessoal e o conceito de auto-realização. Enquanto as escolas iniciais de pensamento foram centradas principalmente sobre o comportamento humano anormal, psicologia humanista diferia consideravelmente em sua ênfase em ajudar as pessoas a alcançar e realizar o seu potencial.
Grandes pensadores humanistas incluem:
-Abraham Maslow
-Carl Rogers .
Psicologia humanista continua a ser bastante popular hoje em dia e tem tido uma influência significativa sobre outras áreas da psicologia, incluindo a psicologia positiva. Este ramo particular da psicologia é centrado em ajudar as pessoas a viverem uma vidamais feliz, mais gratificante.
Psicologia cognitiva
A psicologia cognitiva é a escola de psicologia que estuda os processos mentais, incluindo como as pessoas pensam, percebem, lembram e aprendem. Como parte do maior campo da ciência cognitiva, este ramo da psicologia está relacionada a outras disciplinas, incluindo neurociência, filosofia e linguística.
5-Psicologia do desenvolvimento é o estudo científico das mudanças de comportamento relacionadas à idade durante a vida de uma pessoa. Este campo examina mudanças através de uma ampla variedade de tópicos, incluindo habilidades motoras, habilidades em solução de problemas, entendimento conceitual, aquisição de linguagem, entendimento da moral e formação da identidade.
6-Estudar o desenvolvimento humano implica no estudo dos aspectos físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social. Este estudo refere-se ao desenvolvimento mental e ao desenvolvimento orgânico. Os fatores que influenciam o desenvolvimento humano são: hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e meio.
7-Ciclo vital é o termo usado para expressar o ciclo da vida de um ser, ou seja, incluindo todas as fases e etapas.
8--Desenvolvimento Motor: se refere ao processo de mudança do comportamento humano.
-Desenvolvimento Físico: se refere as alterações físicas ,são geneticamente programas para cada ciclo vital.
-Desenvolvimento cognitivo: é o processo do surgimento da capacidade de pensar e compreender.
-Desenvolvimento psicossexual: é o elemento central da teoria psicanalítica dos instintos, para a qual os seres humanos, desde o nascimento, possuem uma libido (energia sexual) instintiva que se desenvolve através de cinco estágios. Cada estágio - oral, anal, fálico, latente ou de latência e genital - é caracterizado por uma zona erógena, que é a fonte de unidade da libido.
9-Conceito Ampliado de Saúde: Em seu sentido mais abrangente, a saúde é resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde. É, assim, antes de tudo, o resultado das formas de organização social da produção, as quais podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida. A saúde não é um conceito abstrato. Define-se no contexto histórico de determinada sociedade e num dado momento de seu desenvolvimento, devendo ser conquistada pela população em suas lutas cotidianas (Anais da 8a CNS, 1986).
Página 2

Continue navegando