Buscar

AV2 Politicas Publicas e Ed

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)
A educação, direito estabelecido na Lei, sendo responsabilidade do Estado e deve ser garantida pela administração do governo a todos e todas igualmente. A legislação educacional visa a assegurar esse direito aos cidadãos (ãs), sendo necessária a organização de um sistema educacional. Esse, por sua vez, precisa refletir uma atividade sistematizada e intencional a fim de realizar determinadas atividades para o alcance de fins propostos. Sobre o sistema educacional brasileiro no contexto atual é incorreto afirmar que:
R: É articulado a outros elementos e sistemas. Possui uma atividade planejada, ordenada, bem estruturada que atende com satisfação às necessidades da população brasileira, promovendo um ensino de qualidade e boa formação a todos os cidadãos (ãs).
2)
O sistema educacional brasileiro é bastante amplo e complexo. Sua articulação entre todas as esferas é um desafio a ser vencido pelas políticas educacionais e pelos educadores nas próximas décadas. O sistema educacional brasileiro é formado pelos sistemas:
I - Federal, sendo que compete à União autorizar, credenciar, supervisionar, avaliar e legislar sobre os cursos das instituições de ensino superior e os estabelecimentos que fazem parte de seu sistema de ensino, independente da mantenedora ser pública ou privada.
II – Estadual que inclui também o Distrito Federal, a que cabe organizar, manter, desenvolver órgãos de ensino, autorizar, reconhecer, credenciar, acompanhar, avaliar os cursos de ensino superior federais e os estabelecimentos do sistema federal no seu estado, repassando à união a competência de acompanhamento das escolas de nível médio (profissionais ou não) e as escolas de Ensino Fundamental (anos finais), independente das modalidades e da mantenedora  ser públicas ou privada.
III – Municipal, a quem compete organizar, manter, desenvolver, supervisionar os órgãos e instituições oficiais de seus sistemas de ensino. Cabe aos Municípios também o poder de baixar normas complementares, autorizar e supervisionar os estabelecimentos dos seus sistemas de ensino que são, preferencialmente, as escolas de Educação Infantil e de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, independente das modalidades e da mantenedora ser pública ou privada.
Assinale a opção que apresenta somente as alternativas corretas
R: Estão corretas as alternativas I e III.
3)
As políticas públicas e os discursos produzidos vêm, paulatinamente, seguindo em direção a uma maior abertura e extensão da escolarização às camadas desprivilegiadas da população. Busca-se um ensino extensivo a todos. Para isso, são criadas a leis, sendo que são as leis, decretos e outros dispositivos que normatizam a educação escolar. Sobre a legislação é correto afirmar que:
R: Lei é a regra social obrigatória, geral e permanente, emanada da autoridade pública, sancionada e promulgada pela autoridade competente do Estado e publicada em jornal oficial. Na educação, a lei que a rege é a LDB 9393/96, que organiza todo o sistema escolar brasileiro.
4)
A atual Lei 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação nacional passou por um lento e penoso processo de elaboração que teve início em dezembro 1988 e foi promulgada em dezembro de 1996. Reestruturou a educação escolar. Assim, apresentou diferenças com relação às LDB anteriores, sendo que
I – LDB 4024/61 - a educação escolar compreendia: Ensino Primário com 4 anos, Ciclo Ginasial do Ensino Médio com 4 anos, Ciclo Colegial do Ensino Médio com 3 variável. Havia o Ensino Superior, porém não organizado por essa lei. A passagem do Primário para o Ginasial era feita por meio de uma prova chamada de Exame de Admissão.
II - LDB 5692/71 - essa lei juntou o ensino primário e o ciclo ginasial em um só, formando o Ensino de Primeiro Grau com 8 anos. Instituiu o Ensino de Segundo Grau profissionalizante com 3 a 4 anos variáveis. Havia o Ensino Superior, porém organizado por lei própria.
III – LDB 9394/96 – instituiu a Educação Básica que compreende: Educação Infantil com tempo variável, mas atendendo a criança até 5 anos de idade; Ensino Fundamental com 9 anos e Ensino Médio com 3 anos. Contemplou modalidades para atender ao público diverso. Também, pela primeira vez, tratou juntamente o Ensino Superior.
Assinale a opção que apresenta somente as alternativas corretas
R: Todas as alternativas estão corretas.
5)
Segundo a LDB 9394/96 a Educação básica visa a desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Pode ser oferecida no ensino regular e nas modalidades de Educação de jovens e adultos, Educação especial e Educação profissional.
R: O ensino fundamental é uma etapa da Educação Básica. Tem duração de nove anos e visa a formação básica do cidadão. É obrigatório e gratuito na escola pública a partir dos seis anos de idade e estendida a todos os cidadãos, inclusive aos que não tiveram acesso na idade regular, por meio da Educação de Jovens e Adultos que tem a mesma validade.

Continue navegando