Buscar

PCC DE FILOSOFIA

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR – 2020
ENTREVISTA COM UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL 
CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA
 NOME DA DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
CÓDIGO DA DISCIPLINA: (CEL0468/3522047) 9007
ALUNA: ALESSANDRA SOARES SIQUEIRA
PROFESSOR: VIVIANE DA COSTA LOPES 
Introdução 
A professora entrevistada foi Lidiane Caroline da Silva Soares, que possui curso de formação de professores pelo Instituto de Educação Clélia Nanci e leciona no turno da tarde no Centro Educacional Ursinhos Carinhos, situada em Itaboraí – RJ. O presente relatório tem como finalidade apresentar a Proposta de Prática como Componente Curricular da disciplina de Filosofia da Educação, do curso de Educação Física – Licenciatura. 
OBJETIVOS 
Refletir sobre as relações de aprendizado existentes na sala de aula, utilizando os conhecimentos aprendidos nas aulas de Filosofia da Educação.
ELABORAÇÃO DO ROTEIRO DA ENTREVISTA
 A) O que é ensinar?
É muito mais do que ler e escrever. Lecionar na Educação Infantil é fazer com que a criança aprenda a desenvolver senso crítico, é ensinar lições básicas de como conviver em sociedade. É fazer despertar a curiosidade, a descoberta, é descobrir a necessidade de cada criança na hora de aprender e tentar saná-la. 
B) Como você escolhe seus procedimentos de ensino?
Através de brincadeiras educativas, livros de histórias infantis e sabendo escutar as curiosidades de cada aluno no dia a dia. 
C) Você se baseia em algum teórico? Qual? Como?
Sim, porque todo projeto e planejamento precisam ter um referencial teórico, haja vista que se planeja, discute, analisa, questiona e capta o que de melhor os teóricos tem em relação a criança neste universo infantil.  Minhas práticas pedagógicas são baseadas na minha formação de professores, onde tive bastante aulas teóricas de desenvolvimento de material para aulas de Educação Infantil. 
D) Como acontecem as relações interpessoais em sua sala de aula? Como você trabalha os conflitos?
Trabalho através de histórias com todos os alunos (possuo 15) aonde os coloco como personagens , recriando seus conflitos. Isso faz com que reflitam sobre suas ações, que criem empatia e cresçam sabendo que cada pessoa tem um jeito. 
PONTOS OBSERVADOS: 
A professora Lidiane tem muita autonomia e destreza ao desenvolver suas atividades com seus alunos. Ela trabalha de forma lúdica, usando muitas histórias e músicas em sala de aula, o que faz com que a aceitação dos assuntos trabalhados seja maior e melhor. A professora Lidiane observa cada aluno e suas necessidades, tenta supri-las no momento em que as percebe. Outro fato que chama atenção é a forma como ela prepara as crianças para o exercício da cidadania, como as ensina a conviver em comunidade e resolver seus conflitos. 
CONCLUSÃO: 
Ao observar a aula, pude perceber o quão difícil é lidar com pessoas em formação de caráter, que não somente a formação teórica nos dá real noção das situações vivenciadas dentro de uma sala. Para ser professor é preciso proporcionar às crianças liberdade para pensar, aguçar sua criatividade e proporcionar momentos agradáveis para que sua aprendizagem seja plena e significativa.

Continue navegando