Buscar

Soja: Fatores Climáticos e Época de Semeadura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1 (Soja e Conhecimentos Gerais)
1. Na maioria dos casos, os fatores climáticos são os mais determinantes, especialmente a distribuição de chuvas, sem diminuir a importância de outros fatores.
Porque,
Com a ocorrência desses fatores de forma satisfatória a boa, pode-se não alcançar bons resultados em termos de rendimentos e altura das plantas em soja, se a instalação da lavoura não permitir que as plantas sejam beneficiadas por esses fatores.
Isso pode acontecer em função da época de semeadura, da cultivar, da densidade de plantas e sua uniformidade e em função da combinação desses fatores com problemas fitossanitários da cultura, especialmente a interação de época de semeadura e ocorrência de pragas e doenças.
A esse respeito, assinale a opção correta.
1. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira. 
1. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
1. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
1. A primeira asserção é uma proposição falsa , e a segunda é uma proposição verdadeira.
1. As duas asserções são proposições falsas.
1. A época de semeadura de culturas anuais (produtoras de grãos) é selecionada principalmente em função da possibilidade de atendimento das principais exigências climáticas da espécie cultivada e das características do mercado, permitindo a obtenção de rendimentos economicamente compensadores. Assim, é correto afirmar que:
1. as regiões situadas em latitudes mais elevadas apresentam menores restrições à escolha da época de semeadura porque as variações climáticas são menos acentuadas com o decorrer do ano.
1. a semeadura escalonada permite a redução de riscos por adversidades climáticas que podem atingir a lavoura, mesmo quando a semeadura for realizada no período mais adequado.
1. a ocorrência prolongada de períodos nublados durante o desenvolvimento das plantas NÃO constitui maior preocupação para os agricultores, porque as plantas anuais são pouco sensíveis à intensidade de radiação solar.
1. a germinação representa uma das etapas do ciclo com menor exigência hídrica, porque as sementes precisam captar 10 a 20% de seu peso em água para que o processo se complete.
1. em gramíneas, como o milho e o arroz, a deficiência hídrica durante o estádio de “grãos pastosos” praticamente NÃO afeta a transferência de matéria seca para os grãos e, consequentemente, o tamanho e o peso dos grãos na época da colheita.

Continue navegando