Buscar

TOP. Sustentabilidade em Negócios

Prévia do material em texto

A Crise Ambiental e o como isso afeta o mundo dos negócios
O meio ambiente, por séculos, vem sendo utilizado como um elemento primordial para mover e manter uma economia bem estruturada, atrelado a isso, a crise ambiental não é uma temática nova e suas conseqüências vem progredindo de forma exponencial, impactando diretamente as empresas e todo seu processo produtivo. O tema sustentabilidade ganhou notória importância após muitos estudos demonstrarem os números alarmantes provenientes do tratamento não adequado do ecossistema. Durante essa busca desenfreada pelo desenvolvimento Estatal e pelo enriquecimento das grandes potencias, o meio ambiente possui um papel importante, que é prover os recursos necessários para que isso aconteça, paralelamente, ele também detém o papel de provedor da vida do planeta.
“Sua importância se deve principalmente à atenção despertada face às mudanças climáticas causadas pela ação predatória do homem no meio ambiente causando uma emergência planetária. Finalmente se reconhece o preço de fatores como o meio ambiente, o impacto sobre as comunidades e a longevidade dos funcionários, o que pode significar uma visão mais ampla de sustentar a lucratividade da empresa ao longo do tempo.” (GORE, 2006)
Sendo assim, conceitua-se sustentabilidade como sendo algo relacionado ao desenvolvimento sustentável, ou seja, formado por um conjunto de idéias, estratégias e demais atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justa e culturalmente diversas. Em um nível mundial, tal conceito ficou conhecido a partir da realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizado na cidade de Estocolmo em 1972. Ligado a isso, o conceito de crise ambiental é a resposta do meio ambiente à exploração acentuada dos recursos naturais, fazendo com que o mesmo comece a declinar de maneira rápida.
A partir dessa contextualização, é importante ressaltar que o mundo dos negócios vem sendo afetado cada vez mais, através de leis ambientais e fiscalizações ainda mais rígidas, chegando em um estágio em que muitos especialistas chamam de “ponto de inflexão” , ou seja, um momento em que a sustentabilidade será totalmente incorporada às estratégias de negócio da maioria das empresas em nível global e, atualmente, havendo uma considerável crescente por parte da mídia em trazer o enfoco ao consumidor, o chamado consumidor verde, que tem como meta procurar produtos mais sustentáveis para fazer parte do seu cotidiano. De modo paralelo a esse eixo, novos produtos, processos e destinação dos resíduos vem sendo modificados com o passar do tempo, com a implementação de estratégias menos prejudiciais ao meio ambiente.
E notório ressaltar a existência de empresas que cumprem esse papel sustentável com excelência, não só nos seus produtos, mas também na sua gestão e estratégia de marketing, como por exemplo, a empresa Philips que investe seus recursos para desenvolver produtos verdes- que economizem energia, não usam embalagem e substâncias tóxicas, são mais leves, podem ser reciclados e têm um tempo de vida maior. Em 2017, a Philips foi nomeada líder da Indústria no Índice de Sustentabilidade Dow Jones com as melhores pontuações (100/100) em Estratégia climática, Relatórios ambientais, Ecoeficiência Operacional e Gestão da Inovação.

Continue navegando