A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Currículo e Didática na Educação dos Surdos - Avaliação Final Objetiva

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Currículo e Didática na Educação dos Surdos
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial 
	
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A Tendência Progressista Libertária possui uma definição muito clara do papel da escola, sendo este o de influenciar no processo de transformação na personalidade dos alunos, num sentido libertário e autogestionário, de vivência em grupos, valorização dos alunos, sendo o professor um orientador. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o nome dos autores que defendem essa teoria:
	 a)
	Célestin Freinet e Miguel Gonzales Arroyo.
	 b)
	Célestin Freinet, Froebel e Émile Durkheim.
	 c)
	Célestin Freinet, Froebel e Vasconcelos.
	 d)
	Célestin Freinet, Sigmund Freud e Paulo Freire.
	2.
	O currículo precisa ser compreendido em sua essência como primordial e como um processo social, não somente como resultado do processo, pois é constituído por lutas e ideologias políticas que estão legitimadas em diferentes tradições e concepções sociais. Pode-se entender que não há uma definição padronizada sobre currículo, mas sobre vários conceitos ou pontos de vista dos diversos autores. O currículo traça planos para executar os fins educacionais, ou seja, currículo pode ser entendido a partir de quatro estratégias, a fim de estruturar o projeto curricular. Sobre as quatro estratégias utilizadas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- O que ensinar.
II- Quando ensinar.
III- Como ensinar.
IV- O que, como e quando avaliar.
(    ) Está relacionada aos objetivos educativos dos conteúdos.
(    ) Está relacionada à avaliação, que tem por objetivo ajustar a prática pedagógica às características de cada aluno, além de definir o quanto o projeto pedagógico pode avançar.
(    ) Está associada ao método utilizado. Este método não pode desconsiderar as características individuais e culturais de cada um.
(    ) Está associada à organização lógica e psicológica dos conteúdos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T. T. da. Currículo, cultura e sociedade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
	 a)
	III - II - I - IV.
	 b)
	I - IV - III - II.
	 c)
	II - I - IV - III.
	 d)
	IV - III - II - I.
	3.
	Em um mundo que predomina alunos e cidadãos ouvintes, pouco se compreende e se discute sobre o acesso da população surda aos debates da agenda política do país e do direito que ela tem de participar ativamente da vida em sociedade. No ano de 1987, uma atriz surda americana ganhou o Oscar de melhor atriz com o filme Filhos do Silêncio. No Brasil, temos o ator e mímico Romar Romano, além de Heloir Montanher, Cacau Mourão, entre outros. Nesse sentido, o artista surdo cria a arte com intenção de apresentar para o mundo suas crenças e explorar as representações da cultura surda. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o objetivo das criações artísticas dos surdos.
	 a)
	Consideram as expressões artísticas dos ouvintes como forma de contemplação do belo e estética, enquanto conhecimento da arte social.
	 b)
	Atribuem pouco significado às expressões artísticas porque seu maior empenho está em aprender a língua de sinais e oralidade.
	 c)
	Sintetizam suas emoções, histórias, subjetividades e cultura que muitas vezes são manifestadas através de desenhos, pinturas, esculturas, bem como do teatro e do cinema.
	 d)
	Predomina a expressão por meio da música, sentida no ritmo e intensidade do uso dos instrumentos, sobretudo na vibração dos sons.
	4.
	Em 1955, o primeiro livro sobre currículo foi publicado por João Roberto Moreira, intitulado Introdução ao Estudo da Escola Primária. Contudo, após esse período, o golpe militar de 1964, inferiu transformações em vários setores como o político, econômico, ideológico e educacional no país. Na época, diversos acordos foram assinados com os Estados Unidos, objetivando o desenvolvimento da modernização e racionalização do país. Sobre a organização do currículo na época, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O currículo foi abordado em uma perspectiva sociológica, sob influência dos estudos da psicologia que reestruturaram a base da organização curricular nas escolas.
	 b)
	As tendências pedagógicas progressistas foram implantadas, influenciando a organização curricular que resultou em níveis inferiores de desenvolvimento escolar.
	 c)
	O currículo era entendido como uma forma de discussão, com visão marxista, numa vertente mais politizada para as discussões da organização do sistema educacional.
	 d)
	As discussões sobre currículo se ampliavam no cenário nacional, com a introdução da disciplina Currículos e Programas nas faculdades, com visão tecnicista de currículo.
	5.
	A teoria pós-moderna é questionadora, vivemos em uma época única, ao se tratar de vivências no sentido de transgressão educacional, quando falamos em educação. Percebe-se que as relações de identidade e cultura são muito relevantes quando usa-se o termo "Didática Cultural". Sobre o termo exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A didática cultural enxerga que há processos que não evoluem ao se tratar de outras culturas, de outras temáticas, de diferentes classes sociais, do respeito a tolerância, representação social, entre outros pontos culturais, tanto de raça e de etnia.
	 b)
	Ao falar em didática cultural não obtemos respostas concretas. A evolução perante a luta de classes sociais não favorece a subjetividade, a questão de raça, de gênero e as representatividades.
	 c)
	A didática cultural enxerga que os processos de ensino-aprendizagem realmente são eficazes, sendo necessário abarcar outras temáticas, entre elas: alteridade, identidade, diferença, subjetividade, representatividade, cultura, gênero, raça, etnia, entre outros.
	 d)
	O termo didática cultural vem ao encontro de diversas culturas e não favorece a questão de gênero, de raça, de cor, não possuindo alteridade, mas, em contrapartida, segue um processo no ensino.
	6.
	Para Libâneo (1994), a educação consiste no fenômeno social e universal em que as ações humanas são necessárias para o funcionamento e a manutenção da sociedade. Assim, não existe uma sociedade isenta de práticas educativas, que promovem o aprendizado de conhecimentos e experiências culturais. Alguns elementos fazem parte do processo educacional, como o currículo e a didática, influenciando os fazeres e entendimentos realizados nas escolas que sofreram influências advindas das transformações sociais. Sobre o conceito da didática na teoria tradicional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O objeto de estudo nessa teoria consiste nos processos de formação ideológicos da reprodução cultural e social, da relação do poder com a classe social e o capitalismo.
(    ) Sua principal preocupação se baseia na formação dos indivíduos, segundo o modelo apresentado socialmente, que deveria ser universal a todos.
(    ) A sua organização fundamenta uma estrutura tecnicista e instrumental, organizando os conteúdos, as atividades e a avaliação de forma mecânica e padronizada.
(    ) A didática se constitui no controle sobre a ação pedagógica do professor, referente ao planejamento das aulas e sua efetiva concretização com a turma. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	7.
	O artefato cultural, na vida social e esportiva, contempla acontecimentos históricos culturais na vida de uma pessoa, tais como casamentos entre surdos, festas, lazeres, atividades nas associações de surdos, eventos esportivos, entre outros. Sobre o artefato cultural que determina a identidade social do surdo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Ao falar sobre comunidade surda, sabemos que eles possuem uma comunidade e não podem pertencer aos mesmos grupos que os ouvintes.
	 b)
	Cada