Buscar

Geoterapia: Equilíbrio Natural para Corpo e Mente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Intro.
 Este Projeto foi elaborado por Celia dos Santos Amaral, Gustavo César Silva Brito, Graziele Freitas Alves, Joselane Matos Fagundes Macedo e Lorrayne Cristina, graduandos do 3º e 4 º período, do curso de Fisioterapia, do Centro Universitário UNA. Este trabalho visa a compreenção de uma das terapias integrativas mais antigas e aplicáveis da história da humaninadade.
 A Geoterapia é um tratamento holítico, técnica natural que recorre principalmente à argila, barro, às pedras e aos cristais, para tratar perturbações e desequilíbrios físicos e emocionais, reestabelecendo o equilíbrio nato do corpo e da mente.
 Fonte de agua e alimentos, a terra ainda é rica em minerais e metais, cujas propriedades terapêuticas são amplamente utilizadas na Geoterapia. Todos os antigos povos, seja o ocidente ou do oriente, utilizavam a essa terapia para amenizar e cuidar do desequilíbrio físico e emocional, há registros de que Hipócrates, Avicena, Plínio e Galeno, utilizavam de argilas para tratar reumatismos. Cleopatra, rainha do Antigo Egito, utilizava limo do mar morto para máscaras faciais.
 Em 2018, o Ministério da Saúde, incluiu a sua prática no Sistema Único de Saúde (SUS), como parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). A Geoterapia é reconhecida por possuir uma série de indicações terapêuticas, como ação cicatrizante, calmante, esfoliante, descongestionante, antiobiótica, desintoxicante e antisseptica. Seus efeitos fisiológicos são: aliviar a tensão e promover o relaxamento muscular, combater as toxinas do corpo e aumentar a circulação sanguínea na área trabalhada. 
Objetivos
· Compreensão das práticas alternativas como objeto de estudo visando à qualidade de vida e bem estar dos pacientes;
· Realizar e acompanhar na prática, tratamentos alternativos, como a Geoterapia e dessa forma, associá-la com a prática fisioterapêutica e outras da área da saúde e
· Mostrar e divulgar a prática alternativa em questão para a população, tirando dúvidas e desmitificando a noção de tratamento ineficaz.
Justificativa: 
 A escolha da Geoterapia se deve ao fato dessa, ser uma terapia amplamente difundida e com várias referências e estudos científicos na área. Institivamente, grande parte da população utiliza ou já utilizou de cosméticos a base de mineirais e argilas, porém, desconhecem as características energéticas e terapêuticas presentes. Além disso, é uma técnica de baixo custo e extremamente eficiente.

Continue navegando