Buscar

Resenha diferenças metade norte e sul do RS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade da Associação Brasiliense de Educação
Escola de Gestão
Gestão Pública
Prof. Julian Conterno Borges
Patrícia Kist
O artigo de Daniel Arruda Coronel, Fabiano Dutra Alves, Mariangela Amaral e Silva, mostra que a economia gaúcha atualmente apresenta grandes desigualdades regionais entre metade norte e sul, tanto nas questões sociais quanto econômicas.
Para montar este artigo de dezessete páginas, os autores reuniram informações de vários artigos, publicações e sites, este conjunto de informações as quais estão organizadas em cinco subtítulos seguindo uma sequência uma lógica em função histórica dos acontecimentos e mantendo um foco na descrição entre as diversidades entre metades Norte e Sul do RS.
O artigo inicia-se falando sobre o processo histórico: na metade sul, aonde mesmo encontra-se em estado de inércia, em virtude disto é enquadrado nos programas de desenvolvimento regional em amplitude nacional, sua evolução histórica mostra que é uma região de pecuária posteriormente lavoura de arroz, sendo uma região dominantemente agrária. 
Ao decorrer da leitura enfatiza que na metade norte concentravam-se pequenas e médias propriedades que serviram de base para a presença das indústrias e posteriormente as grandes concentrações urbanas.
Os autores fazem uma análise tardia no processo de integração do Estado ao processo de colonização, já que o estado não dispunha de muitos produtos que os colonizadores se interessassem, este processo se dá posterior ao ciclo da mineração e a imigração 
As diferenças econômicas entre ambas se dá devido aos modelos econômicos que cada região adotou no período colonial, aonde se observam várias oposições entre ambas. A metade sul se destacou no setor agropecuário, com destaque nas grandes propriedades a base da economia era voltada principalmente na produção de charque, que fez a metade sul ter relações comerciais com outras regiões do país e na metade norte pequenas propriedades e indústrias.
Ressalta-se que a imigração foi um fator de extrema importância no desenvolvimento socioeconômico no estado, através dele que o território do RS foi povoado e sua produção teve grande diversificação. 
Em relação as diferenças regionais do Rio Grande do sul sua evolução, problemas que a determinaram e os que ainda a determinam, indicam que a Metade Sul vem perdendo aos poucos sua posição em termos sociais e econômicos. Identifica-se que a partir da crise do ciclo do charque 
o processo de enfraquecimento toma proporções cada vez maiores, diminuindo respectivamente sua população, sua renda, suas industrias, sua importância no setor primário, enfim uma decadência total da região.
 Verificou-se que após o ciclo do charque, a Metade sul não teve capacidade para lançar-se em outro ciclo, nem mesmo efetivar-se no processo de industrialização. 
O processo de declínio desta região encontra-se em um estágio contínuo e prolongado, tanto em termos sociais como em termos econômicos, fato que torna extremamente necessário uma alternativa de mudança.
	
Referências
CORONEL, Daniel Arruda et al. Notas sobre o processo de desenvolvimento da metade sul e norte do estado do Rio Grande do Sul: uma abordagem comparativa. Perspectiva Econômica, v. 3, n. 2, p. 27-43, 2007.

Outros materiais