Buscar

RESUMO-MANUSCRITO-SOBRE-O-PETRÓLEO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO MANUSCRITO SOBRE O PETRÓLEO
· O Petróleo é um combustível fóssil não renovável, cuja origem advém da decomposição da matéria orgânica por bactérias de maneira anaeróbica. O Material decomposto acaba acumulando-se em bacias sedimentares, onde devido às altas pressões e temperaturas origina-se este óleo.
· O Petróleo é uma mistura de hidrocarbonetos, que se encontram no estado líquido em temperatura ambiente. A composição deste óleo é de 82% de Carbono, 12% de Hidrogênio, 4% de Nitrogênio, 1% de Oxigênio, dentre outros elementos.
· Sua extração possui algumas etapas, as quais são: prospecção, localização de depósitos do óleo, perfuração e extração.
· A destilação do Petróleo é um processo onde ele é aquecido a fim de separar seus componentes, usando como base a diferença de tamanho de suas moléculas.
· O Grau API é usado para classificar o Petróleo, tendo como princípio a análise de sua densidade perante a água, logo ele pode ser classificado, como Leve, Médio, Pesado ou Extrapesado.
· Alguns produtos providos do Petróleo são: Óleo Diesel, Gasolina, Gás Liquefeito de Petróleo, Nafta Petroquímica, dentre outros.
· A Indústria Petroquímica atua na cadeia produtiva do Petróleo, agindo desde sua extração à sua transformação nos mais variados produtos, como plásticos, sabões, fármacos, fertilizantes, dentre outros.
· As maiores reservas de Petróleo do mundo estão no Oriente Médio. Logo, a Arábia Saudita é considerada a maior produtora, ela junto dos Estados Unidos, Rússia, Irã e México são responsáveis por 40% da produção mundial de Petróleo.
· A exploração do Petróleo no Brasil data do século XIX, em 1938, Vargas criou a CNP – Conselho Nacional do Petróleo, a fim de ter maior controle enquanto Estado sobre esta questão. Em 1939, jorrou Petróleo no poço de Lobato, na Bahia. O Estatuto do Petróleo queria abrir investimentos para exploração do óleo para estrangeiros, o que gerou o levante “O Petróleo é Nosso!”, que acabou com essa ideia. A Petrobras foi criada em 1953, por Vargas, a qual tinha o Monopólio da exploração do óleo. Em 1998, criou-se a ANP – Agência Nacional do Petróleo, a qual buscava regulamentar a cadeia de produção petrolífera. Em 8 de Novembro de 2007, foi descoberto óleo no Pré-sal da Bacia de Santos.
· O pré-sal brasileiro se localiza no litoral entre o Espírito Santo e Santa Catarina. Em 2010, a Petrobras começou a explorar Petróleo no pré-sal no Campo Jubarte, na Bacia de Campos, no Espírito Santo. A exploração do Pré-Sal permitiu um desenvolvimento econômico ao Brasil, impulsionando o desenvolvimento de tecnologia e a capacitação profissional. Com isso o Brasil se tornou economicamente e geopoliticamente importante. 
· O Gás Natural é um combustível fóssil vindo das jazidas de Petróleo, sendo composto, em especial de Metano, Etano e Propano.
· O Gás Natural associado é aquele que se encontra dissolvido no Petróleo.
· O Gás Natural não associado é aquele que está livre do óleo no reservatório.
· Sua extração passa pelo processo de prospecção, perfuração do poço, extração por vasos separadores, rejeição e gás lift, onde uma parte do gás é utilizada para aumentar a recuperação de Petróleo do reservatório e por fim a sua separação em componentes prontos para o uso. 
· O Carvão Mineral é um combustível fóssil e uma rocha sedimentar, cuja origem advém da decomposição anaeróbia de restos vegetais presentes em locais lodosos. Sua composição é de aproximadamente 55% a 96% de Carbono, onde há estágio de formação: Turfa, 55% a 60% de Carbono; Linhita, 67% a 78%; Hulha, 80% a 90% e Antracito, 96%.
· O Carvão Mineral é usado como combustível de fornalhas, termoelétricas, em gasogênios industriais, na obtenção de alcatrão, no uso doméstico e na fabricação de filtros de água.
· Sua extração consiste em: prospecção, transporte, estoque, beneficiamento, transformação, distribuição e mercado.
· A gasolina é um produto do Petróleo, provida do craqueamento, onde cadeias maiores são rompidas em cadeias menores, sendo assim, a gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos, variando de 6 a 10 átomos de carbono.
· São Tipos de gasolina: Gasolina de Aviação, Gasolina Automotiva e suas variantes: Tipo A, B e C; Gasolina Aditivada, Premium e Podium.
· O Índice de Octanagem está relacionado a quanto um tipo de gasolina consegue resistir a compressão sem sofrer explosão, sendo o composto menos resistente o n-heptano, e o mais resistente o isoctano.
· Para ocorrer uma reação de combustão são necessárias três coisas: um Combustível, o que irá queimar, um Comburente, qualquer gás com oxigênio e uma Fonte de Ignição, que inicia a queima.
· Combustão Completa: ocorre com a ruptura da cadeia carbônica e a oxidação total dos átomos de carbono desta cadeia, produzindo CO2 E H2O.
· Combustão Incompleta: devido há quantidade insuficiente de oxigênio para queimar todo o combustível, são formados o CO, C (fuligem) e H2O.
· Estas reações de combustão podem gerar graves problemas ambientais, por exemplo, a liberação de CO2 é um dos fatores responsáveis pelo aumento do aquecimento global, devido a intensificação do efeito estufa, o fenômeno natural de retenção gases na atmosfera para manter a amplitude térmica.
· Ademais, o dióxido de enxofre liberado pela queima de combustíveis fósseis é o principal causador de chuvas ácidas, precipitações com elevada acidez, que podem contaminar rios, o solo, e prejudicar o ciclo de vida de animais e plantas. 
· Além disso, poluentes liberados pela queima de combustíveis fósseis em grandes centros industriais ficam retidos nas camadas da atmosfera mais próxima da superfície, sendo inalados pela população e podendo causar doenças respiratórias, devido ao fenômeno chamado de inversão térmica, onde a diferença de temperatura entre camadas de ar, acaba retendo esses poluentes.

Continue navegando

Outros materiais