Buscar

Sistemas Operacionais de Smartphone e Microcomputadores - Desmatamento - Internet Segura-20200419T223119Z-001

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sistemas Operacionais de Smartphone e Microcomputadores - Desmatamento - Internet Segura/PIM_I(1).docx
UNIP INTERATIVA 
Projeto Integrado Multidisciplinar 
Cursos Superiores de Tecnologia
PIM I – Projeto Integrado Multidisciplinar I
Polo Unip Interativa Interlagos - SP
2017
UNIP INTERATIVA 
Projeto Integrado Multidisciplinar 
Cursos Superiores de Tecnologia
PIM I – Projeto Integrado Multidisciplinar I
Nome: Rafael Navarro Cintra
RA: 1528679
Polo Unip Interativa Interlagos - SP
2017
RESUMO
Este trabalho desenvolvido no curso de tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas realizou como projeto de uma consultoria educacional três pesquisas: Sistemas Operacionais de smartphones e microcomputadores (notebook/desktop), desmatamento e internet segura.
Neste trabalho levantamos o uso de sistemas operacionais em smartphones e microcomputadores, quais as características, vantagens e desvantagens dos principais sistemas para smartphone e microcomputadores.
Em nossa pesquisa sobre o desmatamento discutimos o tema restrito a dados do Estado de São Paulo, mas utilizando os conceitos globais de desmatamento e desenvolvimento sustentável estudos na disciplina de Desenvolvimento Sustentável.
Finalmente em nossa pesquisa sobre Internet Segura abordamos quais são os principais tipos de crimes cibernéticos cometidos, quais os hosts mais envolvidos e em quais países estes hosts estão localizados.
Palavras chave: Sistemas Operacionais, Desmatamento, Internet Segura, Consultoria Educacional, Pesquisa.
ABSTRACT
We developed this study within the Analysis and Development degree as a project to deliver three specific papers to a fictions educational company. Each of these papers had a different subject. The first one was focused Operating Systems and their market share within notebooks, desktops and smartphones. We have also listed which were the main capabilities, advantages and disadvantages of each of the most used operating systems. The second paper focused on deforestation on the Sao Paulo state by utilizing the concepts we acquired on the Sustainable Development subject we studied this semester. The final and third paper focused on Internet Safety and what are the crimes, by type and country, which are the most, common based on there the hosts are located and what occurrences users reported at the Safer Net organization.
Keywords: Operating Systems, Deforestation, Safety Internet, Educational Consultation, Research
SUMÁRIO
SUMÁRIO	5
1. INTRODUÇÃO	6
2. DESENVOLVIMENTO	7
2.1 – SISTEMAS OPERACIONAIS	7
2.1.1 Levantamento do uso de sistemas operacionais em desktops e notebooks	7
2.1.2 Levantamento do uso de sistemas operacionais em smartphones e tablets	11
2.1.3 – Avaliação técnica: características técnicas, vantagens e desvantagens dos sistemas operacionais mais usados em 2016	13
2.3 - DESMATAMENTO	18
2.4 – Internet Segura	20
3. CONCLUSÃO	24
4. REFERÊNCIAS	27
1. INTRODUÇÃO 
O objetivo deste trabalho é utilizar os conteúdos estudados e aprendidos nas disciplinas de Fundamentos de Sistemas Operacionais, Lógica, Estatística e Desenvolvimento Sustentável afim de apresentar o resultado de três pesquisas sobre os temas de Sistemas Operacionais, Desmatamento e Internet Segura.
Buscaremos alcançar este objetivo assumindo o papel de uma consultoria educacional que ficou responsável por conduzir as três pesquisas:
· Sistemas Operacionais de Smartphone e Microcomputadores (Desktop/Notebook)
· Desmatamento
· Internet Segura
Ao longo do trabalho apresentaremos uma série de dados e informações que sustentarão nossa conclusão ao final do trabalho.
A pesquisa sobre o tema de Desmatamento levará em consideração os anos de 2013 e 2016 em sua análise e se restringirá ao estado de São Paulo, estado onde se localiza o polo de estudo. Apresentaremos a evolução do desmatamento entre os anos de 2013 e 2016 através de números e gráficos, relacionando área do estado, área desmatada, possíveis causas e consequências do desmatamento. 
A pesquisa sobre o tema de Internet Segura apresentará indicadores de Crimes Cibernéticos relacionados a violação de direitos humanos (da criança e do adolescente) nos últimos anos no Brasil. Apresentaremos ainda informações de quais foram os crimes mais cometidos, país de hospedagem (do website) e qual plataforma se relaciona (yotube, facebook, entre outros).
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 – SISTEMAS OPERACIONAIS
2.1.1 Levantamento do uso de sistemas operacionais em desktops e notebooks
Segundo Silberschatz et al, 2005; Stallings, 2004; Tanenbaum, 1999, existem duas maneiras de conceituar um sistema operacional:
Pela perspectiva do usuário ou programador: é uma abstração do hardware, fazendo o papel intermediário entre o aplicativo (programa) e os componentes físicos do computador (hardware) ou em uma segunda visão, de baixo para cima: é um gerenciador de recursos, que gerencia quais aplicações (processos) podem ser executadas e quais atributos físicos (memória, disco, periféricos ou demais) podem ser utilizados por esses processos.
Atualmente temos disponíveis no mercado diversos tipos de sistemas operacionais para microcomputadores (desktop ou notebook): Microsoft Windows, MacOS e Linux são alguns dos principais exemplos. Por normalmente já ir embutido na maioria dos microcomputadores o Microsoft Windows acabou tornando –se o mais popular de todos. Em alguns casos mais recentemente é possível escolher ao efetuar a comprar de um equipamento se você prefere a instalação do Windows ou Linux. No caso do MacOS ele apenas é uma opção caso seja comprado um desktop ou notebook da marca Apple que permite sua instalação.
O Microsoft Windows foi criado no meio da década de 1980. Ao longo dos anos tivemos várias versões diferentes do Windows, as mais recentes são, nesta ordem, Windows 10 (2015), Windows 8 (2012), Windows 7 (2009) e Windows Vista (2007).
O MacOS é a linha de sistemas operacionais criados pela Apple. Como dissemos anteriormente ele vem instalado em todos os computadores da Apple, sejam desktops ou notebooks. Versões mais recentes disponibilizadas pela Apple incluem: Mas OS X, Yosemite (2014), Mavericks (2013), Mountain Lion (2012) e Lion (2011). Uma das desvantagens do MacOS em relação ao Windows é o preço de aquisição de equipamentos da Apple que costumar ser consideravelmente maior que o de equipamentos com Windows.
De acordo com o website NetMarkshare (http://www.netmarketshare.com.br) o uso de sistemas operacionais ao longo dos anos de 2014, 2015 e 2016 pode ser comparado abaixo:
2014
2015
2016
Os gráficos demonstram que apesar de um leve declínio na preferência dos usuários pelo sistema operacional Windows ele ainda é o predominante no mercado com ampla vantagem sobre os demais. Isso se deve primordialmente conforma abordado na disciplina de Fundamentos de Sistemas Operacionais ao longo histórico do Windows em se incorporar com parceiros para inclusão do sistema operacional nos microcomputadores vendidos e ao menor custo de aquisição de equipamentos vendidos com Windows no mercado.
Esta estratégia torna para a grande maioria dos usuários familiarizados com o uso do Windows o que facilita sua dominante posição no mercado de sistemas operacionais em suas várias versões.
2.1.2 Levantamento do uso de sistemas operacionais em smartphones e tablets
Ainda segundo o website estatístico NetMarketShare o uso de sistemas operacionais em smarthphones e tablets é distribuído conforme os dados abaixo:
2014:
2015:
		Sistema operacional
		Porcentagem de uso
		Android
		51,61%
		iOS
		39,73%
		Outros
		4,79%
		Windows Phone
		2,45%
		BlackBerry
		1,07%
2016
		Sistema operacional
		Porcentagem de uso
		Android
		65,31%
		iOS
		27,94%
		Outros
		6,52%
		Windows Phone
		2,54%
		BlackBerry
		1,13%
2.1.3 – Avaliação
técnica: características técnicas, vantagens e desvantagens dos sistemas operacionais mais usados em 2016 
De acordo com os dados apresentados acima os 4 principais sistemas operacionais mais usados em 2016 para microcomputadores são Windows XP, Windows 7, Windows 8.1 e Windows 10. Apresentaremos abaixo as principais características, vantagens e desvantagens de cada um.
Windows XP:
Características e vantagens do Windows XP:
· O Windows XP é um sistema operacional de 32-bits (não tem DOS), tornando-se mais rápido, estável e confiável do que as plataformas anteriores.
· O Windows XP inclui um sistema de proteção de arquivos, impedindo que arquivos antigos substituam versões mais atuais.
· Processos Separados: quando um software trava, ele não afeta os demais, não havendo necessidade de reinicializar o micro.
· Firewall embutido no próprio sistema operacional, oferecendo mais proteção durante o uso na Internet.
· Update automático, sem necessidade de intervenção do usuário.
· Sistema de restauração do sistema (similar ao existente no WinMe).
· Novo visual, utilizando temas (skins).
· Publicação de arquivos e imagens na Internet.
· Restauração de drivers, permitindo que usuário utilize o driver anterior caso o atual apresente problemas.
· Modo de compatibilidade, permitindo que aplicações criadas para Win98, WinNT ou Win2000 funcione sem problemas.
· ClearType: tecnologia que melhora a qualidade do texto mostrado na tela, facilitando a sua leitura.
· Gravação de CD-R e CD-RW direto do Windows Explorer, sem necessidade de softwares adicionais.
· Múltiplos usuários: embora isso exista no Win98 e WinMe, essa função está muito mais completa no Windows XP.
· EFS: Sistema de encriptação de dados disponível para múltiplos usuários, ao invés de um só, como no Win2000. (Somente Professional Editon com partição NTFS)
· Internet Explorer 6 Administrative Kit para o gerenciamento do Internet Explorer.
· Conexão automática com redes Wireless. (Somente Professional Editon)
· RIS: permite que o WinXP seja instalado via rede local. (somente Professional Editon).
Desvantagens do Windows XP:
· Suporta apenas o DirectX até a versão 9
· Maior dificuldade em encontrar drivers para equipamentos de hardware mais recentes
· Não possui mais suporte oficial pela Microsoft
Características e vantagens do Windows 7:
· O Windows 7 mantém algumas características visuais do seu antecessor como o Aero, do Vista. Mas elas ficaram muito mais caprichadas e organizadas. Um grande ponto é a famosa barra do iniciar que surgiu no longínquo Windows 95 e está bem melhor agora.
· Um dos tiros no pé do Windows Vista, os requisitos mínimos exigidos para sua execução eram bem fortes perante aos computares que as pessoas tinham em casa, ou seja, para ter o Windows Vista com bom desempenho só em um PC novo e potente. O Windows 7 não sobrecarrega tanto o computador como o Vista, o que o torna uma opção para netbooks e computadores mais modestos.
· O Windows 7 está preparado para telas sensíveis ao toque com opção de multitoque. O recurso amplamente difundido pelo iPhone, com o qual é possível, por exemplo, expandir uma imagem arrastando simultaneamente duas pontas. O Touch Pack para Windows 7 é um conjunto de aplicativos e jogos para usar este recurso.
· Muitas pessoas gostam de atalhos no teclado para desempenhar funções básicas no sistema operacional. O Windows 7 mantém atalhos que melhoram a experiência do usuário.
· Uma característica marcante do Universo Linux é que as distribuições vêm sempre muito completas. O usuário não precisa baixar nada após instalar o Ubuntu. Isso nem sempre é verdade no mundo Microsoft. Entretanto, o Windows 7 quer começar a mudar esta história. Uma série de aplicativos acompanha o novo sistema operacional e isso é muito bom para os usuários que não precisam se preocupar em baixar programas para atividades básicas. Como exemplo o programa de “postit” chamado Sticky Notes, um programa aprimorado de captura de tela, além de uma versão melhorada do clássico (mas não tão bom) Paint.
Desvantagens do Windows 7:
· Até o Windows Vista permitia aos usuários manter a “barra nova” ou voltar para a antiga com cara de Windows XP. Esse recurso, no entanto, foi excluído do 7.
· A Microsoft é de longe o alvo preferido dos criminosos virtuais. Falhas no Windows e no Internet Explorer são sempre descobertas e exploradas. Como apurou Altieres Rohr, na coluna Segurança para o PC, do G1, a segurança não é o foco do Windows 7. Logo após a instalação inicial diversas atualizações de segurança são baixadas. Ponto negativo, mas pelo menos a Microsoft tem liberado as correções sempre que novas falhas são detectadas.
· Sim, ele está mais leve e pode rodar bem em seu netbook, principalmente nas novas gerações que serão feitas especialmente para o Windows 7. Mas ele ainda é pesado, principalmente para computadores mais limitados, o que força as pessoas a comprarem melhorarem seus computadores mais modestos se quiserem adotar o Windows 7 em comparação a versões anteriores.
· Ponto positivo para a Microsoft em remover a incômoda tela de verificação da Central de Contas do Usuário (UAC) que tanto irritava os usuários do Windows Vista. Mas manteve como configuração padrão as transferências e instalações de atualizações à revelia do gosto do usuário, inclusive reiniciando o PC automaticamente.
Características e vantagens do Windows 8.1:
· Suporte ao DirectX 12 
· Melhor custo x benefício na aquisição de ferramentas
· Gerenciador de Tarefas com melhores funções administrativas
· Restauração do sistema mais fácil e mais rápida
· Funcionalidade de busca melhor integrada ao restante do sistema
Desvantagens do Windows 8.1:
· Maior consumo de memória em relação aos sistemas anteriores
· Exigência de uma placa de vídeo com maior capacidade
· Interface um pouco mais confusa do que as versões anteriores
Características e vantagens do Windows 10:
· Melhor suporte a equipamentos com tela sensível ao toque
· Processo de instalação mais intuito
· Sistema de notificações mais eficiente do que o presente no Windows 8
· Novo painel de configurações mais completo e flexível do que o antigo Painel de Controle, permitindo melhor customização do sistema.
· Assistente virtual Cortana, antes disponível apenas no Windows Phone, agora disponível no Windows 10.
· Organização de desktops virtuais em múltiplas áreas de trabalho
· Algoritmo de compressão de arquivos mais eficiente do que a ver~soa anterior
· Menor espaço requerido para instalação de arquivos do Windows.
· Atualização gratuita para qualquer usuário do Windows, seja ela oficial ou não.
Desvantagens do Windows 10:
· Maior consumo de memória em relação aos sistemas anteriores
· Exigência de equipamentos com um hardware mais potente, não sendo uma opção para equipamentos mais modestos.
· Dificuldade de trabalhar com alguns ícones do sistema no modo tablet.
· Maior consumo de processamento e esforço do disco rígido quando em execução de tarefas mais complexas e pesadas.
2.3 - DESMATAMENTO
Desmatamento em sua definição no dicionário AURÉLIO significa limpeza ou retirada do mato (de terreno, área, solo etc.) e é um sinônimo de desflorestamento. Segundo o Ministério do Meio Ambiente o desmatamento acarreta diversos problemas ambientais e sociais, como a perda de biodiversidade, o aumento das emissões de gases de efeito estufa e a diminuição de territórios de populações tradicionais. 
Não foi possível encontrar nas diversas fontes bibliográficas dados especificamente sobre os anos de 2013 e 2016 em relação ao desmatamento no Estado de São Paulo, desta forma utilizaremos os dados que se encontram disponíveis dos anos de 2008 e 2009.
Segundo dados do projeto Desmatamento Zero da Secretária Estadual do Meio Ambiente do Estado de São Paulo a área total desmatada se dá pela somatória da área de mata e cerrado denso autorizada e autuada pela Polícia Militar.
No caso das amostras encontradas para os anos de 2008 e
2009 consideram-se os números abaixo:
2008
2008:
Σ = (215,81 + 0,09) + (4.527) = 4.742,81 há
2009:
Σ = (95,1 + 1,6) + (3.109) = 3.205,7 há
	Comparando-se o ano de 2008 com o ano de 2009 temos um decréscimo de 30% na área efetivamente desmatada. É importante salientar ainda que para cada hectare desmatado em 2009 havia 110 hectares em recuperação ambiental.
	Se considerarmos que 1 hectare corresponde a 0,01 km² e que a área total do Estado de São Paulo é de aproximadamente 250 000 km² podemos calcular a proporção de desmatamento para os anos de 2008 e 2009 em relação a área total do estado.
	Segundo o observatório Pensamento Verde o desmatamento provoca diversos fatores negativos, entre eles alterações climáticas, perda da biodiversidade e até a desertificação, como vem ocorrendo com o sertão nordestino. Seus efeitos são duradouros e altamente destrutivos sobre as espécies vegetais e animais, e implica diretamente no aquecimento global.
	A primeira e principal causa do desmatamento é a ação humana. Desde o surgimento e popularização da agricultura, incontáveis áreas onde havia vegetação nativa foram modificadas para “abrir caminho” para o plantio de alimentos. Neste cenário, a queimada de vegetação realizada por agricultores danifica o solo e pode se alastrar para outras áreas verdes, causando problemas maiores e, muitas vezes, incontroláveis. A pecuária também é responsável pelo desmatamento, uma vez que os criadores precisam abrir espaço para pasto e para abrigar os animais.
A exploração ilegal de madeira e o extrativismo vegetal, animal e mineral são outros fatores associados ao desmatamento. A instalação de usinas hidrelétricas também contribui para o desmatamento, uma vez que dezenas de hectares precisam ser inundados para a construção das unidades geradoras.
	Estima-se que, desde o descobrimento do país, em 1500, quase 30% de toda a vegetação local já foi destruída. Em regiões mais urbanizadas — como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro —, o desmatamento foi ainda mais acentuado e quase total. Isso acentua a importância de projetos como o Desmatamento Zero mencionado anteriormente sendo conduzido pela Secretária do Meio Ambiente Estadual com o objetivo de reduzir as áreas de desmatamento no Estado de São Paulo.
2.4 – Internet Segura
De acordo com o Tratado do Conselho Europeu sobre Crime Cibernético o termo "cibercrime" é usado para definir delitos que vão de atividades criminosas contra dados até infrações de conteúdo e de copyright [Krone, 2005]. Entretanto, outros autores [Zeviar-Geese,1997-98] sugerem que a definição seria mais ampla, incluindo itens como fraude, acesso não autorizado, pornografia infantil e cyberstalking (assédio na Internet). O Manual de Prevenção e Controle de Crimes Informáticos das Nações Unidas inclui fraude, falsificação e acesso não autorizado [Nações Unidas, 1995] em sua definição de cibercrime.
É importante notar que a definição de crime cibernético pode ser muito ampla e envolver uma gama extensa de atividades criminosas com o objetivo de ganho financeiro ou não. Sendo em sua maneira geral qualquer crime cometido com o uso de um computador, uma rede ou um dispositivo de hardware segunda definição dos especialistas da Symantec Norton.
Segundo os indicadores da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos em 11 anos foram recebidos e processadas 3.861.707 denúncias envolvendo 668.288 páginas (URLs) distintas (das quais 205.197 foram removidas).
Segundo a mesma organização o Orkut nesses mesmos 11 anos teve o maior número de páginas denunciadas em seus hosts conforme tabela e gráfico abaixo:
Segundo a mesma organização estes hosts hospedavam suas páginas denunciadas no Brasil em dois países principais: Estados Unidos e Brasil. Os demais representam um número substancial apenas se somados conforme contabilização do item outros abaixo. Individualmente não representam um número grande na amostra de dados.
Neste mesmo período segundo os indicadores do website da SaferNet foram auxiliadas 13.268 pessoas em 26 estados e foram atendidos 1.402 crianças e adolescentes, 1.538 pais e educadores e 9.893 outros adultos em seu canal de ajuda e orientação. Além disso, foram realizadas 519 atividades de sensibilização e formação de multiplicadores em 62 cidades diferentes, 23 estados, contemplando 18.288 crianças, adolescentes e jovens, 21.768 pais e educadores e 1.222 autoridades, com foco na conscientização para boas escolhas online e uso responsável da Internet.
Dentre os tipos de cyber crimes mais comuns podemos destacar o quadro abaixo por ordem de maior número de ocorrências baseado nos dados da organização SaferNetBrasil:
Dentre os diversos crimes cibernéticos o de Pornografia Infantil lidera com certa folga para o segundo colocado, crime de apologia e incitação a crimes contra a vida. Isto mostra que assim como no mundo físico deve-se levar a sério o que ocorre no mundo virtual, pois as pessoas mal-intencionadas se aproveitam da sensação de impunidade do mundo virtual para se usar da tecnologia como meio de alcançar seus objetivos escusos.
3. CONCLUSÃO 
Ao concluir este projeto no curso de Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas percebo o quanto a tecnologia está interligada em tudo que fazemos atualmente em nosso dia a dia. Seja com a evolução de sistemas operacionais que nos permitem hoje realizar tarefas de forma mais rápida e eficiente assim como de pessoas mal-intencionadas que utilizam a tecnologia para todo tipo de ato ilícito. É importante notar ainda que mesmo em um mundo tão conectado ainda temos uma certa dificuldade em lidar com o tema do Desenvolvimento Sustentável de forma concomitante com o progresso econômico e financeiro evitando problemas como o desmatamento.
Vimos especificamente no que tange os sistemas operacionais que apesar da situação dominante de sistemas como o Windows para microcomputadores (desktop/notebook) e Android para smartphones e tablets a tecnologia tende a mudar muito rápido, o que justifica por exemplo a decadência do sistema Blackberry nos smartphones antigamente tão predominante no mercado. Por hora o Windows e Android são os principais do mercado em sua vertente, mas se há algo que o estudo da variação desses sistemas operacionais nos mostrou é que a mudança é o modo operante da tecnologia, portanto se manter atualizado e em evolução é primordial para se manter presente no mercado.
Analisamos ainda as principais características dos 4 principais sistemas operacionais em uso no mercado de microcomputadores (desktop/notebook) e smartphones e tablets, mostrando que dependendo das suas necessidades de uso e/ou capacidade de investimento haverá uma opção que melhor se encaixará, não havendo como definir uma regra geral para a escolha de um sistema operacional para microcomputadores (desktop/notebook) e smarthphones/tablete que atenderá suas necessidades. É primordial que para uma boa escolha o usuário entenda quais são suas necessidades, capacidade de investimento, nível de conhecimento e familiaridade com o sistema escolhido.
Enquanto no mercado mobile temos a predominância principal de dois polos: Apple (iOS) e Google (Android) para microcomputadores (desktop/notebook) temos as 4 versões mais recentes do Windows como principais em uso no mercado: Windows 10, Windows 8.1, Windows 7 e finalmente Windows XP como principais opções de escolha para os usuários.
Com o objetivo de auxiliar na escolha de um sistema operacional para microcomputadores (desktop/notebook) registramos que um equipamento compatível com o Microsoft Windows satisfazer a maioria dos usuários em temos de necessidade de uso, investimento, nível de conhecimento para uso e familiaridade. Os sistemas da família Microsoft Windows já estão no mercado a mais de 20 anos atendendo a uma imensa gama de usuários por um preço adequado e com um volume grande de usuários permitindo que ele possua um nível de investimento aceitável, considerando que por já estar no mercado a tanto tempo qualquer usuário com uma familiaridade
mínima com microcomputadores saberá utiliza-lo afim de atender suas necessidades.
Já quando falamos de smartphones e tablets temos uma gama menor de opções: Apple vs Android, mas da mesma forma que não há uma regra geral para a escolha de sistemas operacionais de microcomputadores (desktop/notebook) também não temos uma regra de ouro para os equipamentos móveis.
Atualmente como nossa pesquisa demonstrou o sistema Android está muito bem difundido no uso, isto se deve basicamente a uma gama maior de aparelhos de diversos fabricantes que utilizam este sistema em seus dispositivos. Isto significa que o usuário tem maiores opções de escolha, desde aparelhos com as funcionalidades mais básicas do sistema com um hardware mais modesto assim como aparelhos equivalentes ao mais novo iPhone em termos de funcionalidades e hardware. O maior ponto negativo atualmente dos sistemas da Apple é seu preço extremamente alto para mercados em desenvolvimento como o brasileiro. Isto não impediu, todavia, que ele conquistasse uma fatia considerável de quase 30% do mercado mundial.
Dito isto, é importante que qualquer escolha seja feita levando em consideração a melhor opção para o cenário em questão do usuário, avaliando os pontos positivos e negativos de cada plataforma neste contexto.
Complementando nossa pesquisa sobre sistemas operacionais entramos na questão dos crimes cibernéticos, que assim como a evolução dos sistemas operacionais e da tecnologia com um todo, permitiu que um número cada vez maior de pessoas entrasse no mundo virtual, transportando para este mundo “invisível” a execução de crimes antes restritos ao mundo físico e real.
Como mencionado anteriormente o mesmo uso da tecnologia que nos permitiu avançar tanto em outras áreas, também permitiu que atos de pornografia infantil, incitação de crimes contra a vida e racismo, apenas alguns exemplos, fossem proliferados para o mundo virtual. Isto mostra a importância de organizações como a SaferNet Brasil, fonte de tantos dados demonstrados neste trabalho que lutam que para as vítimas de crimes cibernéticos possam ser ouvidas e que os criminosos sejam punidos em um ambiente tecnológico que algumas vezes protege o criminoso por ser tão anônimo, mas ao mesmo tempo extrapola o sofrimento da vítima por ser tão conectado e expositivo ao mesmo tempo.
É importante que da mesma maneira que a tecnologia evolui, nossas leis e formas de regulamentação dos ambientes virtuais evoluam para que possamos usufruir de todas as benesses do mundo virtual com mais segurança e proteção.
Concluindo nossas pesquisas, falamos de desmatamento e seu impacto no desenvolvimento sustentável, econômico e social da sociedade. Nosso trabalho falou especificamente do Estado de São Paulo, mas temos plena consciência de que as principais causas e consequências do desmatamento abordadas neste trabalho extrapolam fronteiras estaduais, chegando a um nível mundial assim como estudado na disciplina de Desenvolvimento Sustentável. Devemos por mais focados que nosso trabalho seja em tecnologia, sempre lembrar que é nosso dever permitir um desenvolvimento sustentável, econômico e social que irá permitir que as gerações futuras possam usufruir de nossos ecossistemas e tecnologias alcançando patamares ainda mais altos dos quais alcançamos hoje. De nada adianta termos as tecnologias mais avançadas se não soubermos preservar o meio ambiente ao nos desenvolver e progredir para um futuro ainda mais brilhante.
4. REFERÊNCIAS 
Krone, T., 2005. High Tech Crime Brief. Australian Institute of Criminology. Canberra, Australia. ISSN 1832-3413. 2005. 
Zeviar-Geese, G. 1997-98. The State of the Law on Cyberjurisdiction and Cybercrime on the Internet. California Pacific School of Law. Gonzaga Journal of International Law. Volume 1. 1997-1998.
Observatório Pensamento Verde - http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/principais-causas-do-desmatamento-no-brasil/ / Acesso em 01/04/2017
Portal Fragmaq - http://fragmaq.com.br/blog/sao-principais-causas-desmatamento/ / Acesso em 01/04/2017
Portal Symantec Norton - https://br.norton.com/cybercrime-definition / Acesso em 11/04/2017
Portal Safernet Brasil - http://indicadores.safernet.org.br/ - Acesso em 11/04/2017
Ministério do Meio Ambiente – Controle e Prevenção do Desmatamento - http://www.mma.gov.br/florestas/controle-e-preven%C3%A7%C3%A3o-do-desmatamento / Acesso em 1104/2017
Portal GCF LeanFree.org – Computer Basics – Understanding Operating Systems - http://www.gcflearnfree.org/computerbasics/understanding-operating-systems/1/ / Acesso em 14/04/2017
Artigo Portal ZDNET – Os sistemas operacionais mais populares - http://www.zdnet.com/article/todays-most-popular-operating-systems/ / Acesso em 15/04/2017
MACHADO, Francis B.; MAIA, Luiz Paulo - Arquitetura de Sistemas Operacionais, 5ª edição
SILBERSCHATZ, Abraham; GALVIN, Peter Baer; GAGNE, Greg - Fundamentos de Sistemas Operacionais, 8ª edição
Portal Computer Português - http://ptcomputador.com/Sistemas/windows-xp/234940.html / Acesso em 15/04/2017
Portal HelpDeskGeek - http://helpdeskgeek.com/windows-7/differences-between-windows-xp-and-windows-7/ / Acesso em 15/04/2017
Portal G1 Globo - http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1355718-6174,00-CONFIRA+AS+VANTAGENS+E+DESVANTAGENS+DO+WINDOWS.html / Acesso em 15/04/2017
Portal Technet Microsoft - https://blogs.technet.microsoft.com/risco/2013/08/21/o-risco-de-continuar-a-execuo-do-windows-xp-aps-o-fim-de-seu-suporte-em-08-de-abril-de-2014/ / Acesso em 15/04/2017
Portal Terra Informática - http://www.terra.com.br/informatica/2001/10/23/007.htm / Acesso em 15/04/2017
Portal PCWorld - http://pcworld.com.br/noticias/2013/07/04/cinco-bons-motivos-para-migrar-para-o-windows-8.1/ / Acesso em 15/04/2017
Portal TechTudo - http://forum.techtudo.com.br/perguntas/38351/quais-as-vantagens-e-desvantagens-de-ter-um-windows-8 / Acesso em 15/04/2017
Portal Gizmodo Uol - http://gizmodo.uol.com.br/windows-10-vantagens-problemas-de-migrar/ / Acesso em 15/04/2017
Portal Canaltech - https://canaltech.com.br/dica/windows/10-motivos-para-voce-finalmente-se-render-ao-windows-10/ / Acesso em 15/04/2017
Portal Tecmundo - https://www.tecmundo.com.br/windows-10/83887-windows-10-detalhes-novo-sistema-operacional-microsoft-tudo-sobre-download.htm / Acesso em 15/04/2017
Uso - Sistemas Operacionais - 2016
Total Market Share	Windows 7	Windows 10	Windows XP	Windows 8.1	Mac OS X 10.11	Windows 8	Linux	Mac OS X 10.10	Windows Vista	Mac OS X 10.9	Mac OS X 10.12	Mac OS X 10.7	Mac OS X 10.6	Mac OS X 10.8	Windows NT	Windows 3.1	Mac OS X 10.5	Mac OS X 10.4	Windows 2000	Windows 98	Mac OS X (no version reported)	0.4909583611426	0.1888156274145	9.9387633959800006E-2	8.6287942545300006E-2	3.7355634988500003E-2	2.2827337468899998E-2	2.0026832545400001E-2	1.8242651333100001E-2	1.2877893400500001E-2	7.0696957019999998E-3	4.9873066098999998E-3	2.5805322343999998E-3	2.5492519256999999E-3	2.4843878599E-3	2.3346323339000002E-3	4.788524219E-4	3.8283967069999999E-4	1.13604959E-4	1.126430317E-4	3.9624188099999998E-5	2.96557588E-5	Uso - Sistema Operacional - Mobile e Tablet - 2014
Total Market Share	iOS	Android	Outros	Windows Phone	BlackBerry	0.47720000000000001	0.41649999999999998	7.4399999999999994E-2	1.7100000000000001E-2	1.2306491887999999E-2	Uso - Sistema Operacional Mobile e Tablet - 2015
Total Market Share	Android	iOS	Outros	Windows Phone	BlackBerry	0.5161	0.39729999999999999	4.7899999999999998E-2	2.4500000000000001E-2	1.06937177335E-2	Uso - Sistema Operacional - Mobile e Tablet - 2016
Total Market Share	Android	iOS	Outros	Windows Phone	BlackBerry	0.65310000000000001	0.27939999999999998	6.5199999999999994E-2	2.5399999999999999E-2	1.12590352568E-2	Quantidade de crimes cibernéticos por plataforma
Quant	Orkut	Outros	Facebook	Twitter	Youtube	Xvideos	imgsrc.ru	ask.fm	357349	140067	99484	16852	12488	6565	3408	2606	%	Orkut	Outros	Facebook	Twitter	Youtube	Xvideos	imgsrc.ru	ask.fm	0.55939006197373586	0.21	0.15573112258714911	2.6379929213126097E-2	1.9548573226532084E-2	1.027677636388398E-2
5.3348444551586599E-3	0.01	
Uso - Sistema Operacional - 2014
Total Market Share	Windows 7	Windows XP	Windows 8.1	Windows 8	Mac OS X 10.9	Windows Vista	Linux	Mac OS X 10.6	Mac OS X 10.8	Mac OS X 10.7	Mac OS X 10.10	Windows NT	Mac OS X 10.5	Mac OS X 10.1	Mac OS X 10.4	Windows 2000	Win64	Mac OS X (no version reported)	Windows 98	Windows 10	Windows 3.1	0.50843610426370001	0.24335142989129999	6.7706241206799994E-2	6.05525519783E-2	3.68115882943E-2	2.98299353839E-2	1.5525081140100001E-2	1.01432920678E-2	8.9287386707999992E-3	8.0316770271000003E-3	4.5946601631999999E-3	2.2242457690000001E-3	1.9370833998E-3	7.000537603E-4	4.9006311249999998E-4	3.4046554169999999E-4	8.9390070800000001E-5	8.3039490400000003E-5	6.8461898799999997E-5	4.2551164999999998E-5	3.2294486800000002E-5	Uso - Sistemas Operacionais - 2015
Total Market Share	Windows 7	Windows XP	Windows 8.1	Mac OS X 10.10	Windows 8	Windows 10	Windows Vista	Linux	Mac OS X 10.9	Mac OS X 10.11	Mac OS X 10.6	Mac OS X 10.7	Mac OS X 10.8	Mac OS X 10.5	Windows NT	Mac OS X 10.4	Windows 2000	Mac OS X (no version reported)	Win64	Windows 98	Windows 3.1	0.57523419956480004	0.14134220216939999	0.1131952520504	3.9183912504699998E-2	3.1171626564999999E-2	2.94839760385E-2	1.8862722949300002E-2	1.5741206580999999E-2	1.3652111562499999E-2	5.8970032112999997E-3	5.2694470659999998E-3	4.2362460500999996E-3	4.0853824776999996E-3	9.5942589130000003E-4	9.0129861539999998E-4	2.574761447E-4	2.2017719330000001E-4	6.6597968599999997E-5	6.6356824E-5	4.3854679000000001E-5	4.3291406899999998E-5	Sistema operacionalPorcentagem de uso
Windows 749,10%
Windows 1018,88%
Windows XP9,94%
Windows 8.18,63%
Mac OS X 10.113,74%
Windows 82,28%
Linux2,00%
Mac OS X 10.101,82%
Windows Vista1,29%
Mac OS X 10.90,71%
Mac OS X 10.120,50%
Mac OS X 10.70,26%
Mac OS X 10.60,25%
Mac OS X 10.80,25%
Windows NT0,23%
Windows 3.10,05%
Mac OS X 10.50,04%
Mac OS X 10.40,01%
Windows 20000,01%
Windows 980,00%
Mac OS X (no version reported)0,00%
Sistema operacionalPorcentagem de uso
iOS47,72%
Android41,65%
Outros7,44%
Windows Phone1,71%
BlackBerry1,23%
AnoÁrea Desmatada%
20084742819%
20093205713%
PlataformaQuant%
Orkut357.349,00 56%
Outros140.067,00 21%
Facebook99.484,00 16%
Twitter16.852,00 3%
Youtube12.488,00 2%
Xvideos6.565,00 1%
imgsrc.ru3.408,00 1%
ask.fm2.606,00 1%
Total638.819,00 
PaísNúmero de páginas%
Estados Unidos50.891,00 8%
Brasil7.738,00 1%
Outros580.190,00 91%
Total638.819,00 
Tipologia do crimeOcorrências%
Pornografia Infantil151861739,3%
Apologia e incitação a crimes contra a vida69180617,9%
Racismo56048214,5%
Intolerância religiosa2665286,9%
Maus Tratos Contra Animais2623796,8%
Neo Nazismo2340366,1%
Xenofobia1489143,9%
Homofobia1346453,5%
Outros311950,8%
Tráfico de Pessoas131050,3%
Total3861707
Sistema operacionalPorcentagem de uso
Windows 750,84%
Windows XP24,34%
Windows 8.16,77%
Windows 86,06%
Mac OS X 10.93,68%
Windows Vista2,98%
Linux1,55%
Mac OS X 10.61,01%
Mac OS X 10.80,89%
Mac OS X 10.70,80%
Mac OS X 10.100,46%
Windows NT0,22%
Mac OS X 10.50,19%
Mac OS X 10.10,07%
Mac OS X 10.40,05%
Windows 20000,03%
Win640,01%
Mac OS X (no version reported)0,01%
Windows 980,01%
Windows 100,00%
Windows 3.10,00%
Sistema operacionalPorcentagem de uso
Windows 757,52%
Windows XP14,13%
Windows 8.111,32%
Mac OS X 10.103,92%
Windows 83,12%
Windows 102,95%
Windows Vista1,89%
Linux1,57%
Mac OS X 10.91,37%
Mac OS X 10.110,59%
Mac OS X 10.60,53%
Mac OS X 10.70,42%
Mac OS X 10.80,41%
Mac OS X 10.50,10%
Windows NT0,09%
Mac OS X 10.40,03%
Windows 20000,02%
Mac OS X (no version reported)0,01%
Win640,01%
Windows 980,00%
Windows 3.10,00%
Sistemas Operacionais de Smartphone e Microcomputadores - Desmatamento - Internet Segura/PIM I.docx
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Curso Superiores de Tecnologia
PESQUISA SOBRE SISTEMAS OPERACIONAIS, DESMATAMENTO E INTERNET SEGURA
BIRIGUI/SP
2017
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Curso Superiores de Tecnologia
PESQUISA SOBRE SISTEMAS OPERACIONAIS, DESMATAMENTO E INTERNET SEGURA
Aluno 1
RA: 00000
Aluno 2
RA: 00000
Análise e Desenvolvimento de Sistema
1º Semestre
BIRIGUI/SP
2017
Resumo
O projeto integrado multidisciplinar (PIM) vem com o objeto de levar pesquisas sobre sistemas operacionais, enfatizando, os de maior uso vantagens e desvantagens dos mesmos, seguindo de pesquisas sobre desmatamento no Estado de São Paulo considerando áreas desmatadas causas e consequências, e por fim apresentaremos a pesquisa de internet segura com dados relacionados a crimes cibernéticos envolvendo os diretos humanos.
Palavras-chave: Sistemas Operacionais, Desmatamento, Internet Segura.
Abstract
	The integrated multidisciplinary project (PIM) comes with the objective of carrying out research on operational systems, emphasizing, the most used advantages and disadvantages of the same, followed by research on deforestation in the State of São Paulo considering deforested areas causes and consequences, and finally We will present the secure internet search with data related to cyber crimes involving human rights.
Keywords: Operating Systems, Deforestation, Secure Internet
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO……………………………………………………………………………..5
2 SISTEMAS OPERACIONAIS………………………………………………………….…6 2.1 SISTEMAS OPERACIONAIS MAIS UTILIZADOS PARA SMARTPHONES PERÍODO DE 2013 À 2016…………………………………………………………..……6
2.2 SISTEMAS OPERACIONAIS MAIS UTILIZADOS PARA DESKTOP PERIODO DE 2013 À 2016…………………………………………………………..…………………7
2.3 SISTEMAS OPERACIONAIS MAIS UTILIZADOS EM 2016...………………….….8
2.4 SISTEMAS OPERACIONAIS MAIS UTILIZADOS EM 2016 VANTAGENS E DESVANTAGENS…………………………………………………....…..………………….9
3 DESMATAMENTO……………………………………………………………….………16
3.1.DESMATAMENTO NO ESTADO DE SÃO PAULO….………………….…………16
3.2 CAUSAS DO DESMATAMENTO………………...……………………….……….…16
3.3 CONSEQUÊNCIAS DO DESMATAMENTO…………………….…………….……17
4 INTERNET SEGURA……………………………………………………………………19
5 CONCLUSÃO ……………………………………………………………………………21
6 REFERÊNCIAS…………………………………………………………………………..22
1.INTRODUÇÃO 
Este projeto vem com o intuito de apresentar pesquisar relacionadas a sistemas operacionais para desktop e smartphones, desmatamento e internet segura.
 Com relação aos sistemas operacionais será apresentado os mais utilizados para deskotp e smartphones, iremos também apresentar os quatro sistemas operacionais mais utilizados no ano de 2016, bem como suas vantagens e desvantagens.
 Sobre desmatamento a pesquisa ira apresentar índices de desmatamento no
Estado de São Paulo bem como, a sua área territorial, área de mata, e área desmatada, causa e consequências do desmatamento.
 Internet Segura iremos destacar os principais crimes cibernéticos contra os direitos humanos como por exemplo, pedofilia, trafico de pessoas, xenofobia, racismo entre outros.
O intuído do projeto apresentado é poder avaliar a questão de utilização de software, a conscientização da conservação do meio ambiente, e das consequências do desmatamento, e por fim demonstrar o quão importante termos uma internet segura a fim de evitar crimes cibernéticos que violam os direitos humanos.
2.SISTEMAS OPERACIONAIS
 	Com a crescente expansão da internet e uso de computadores pessoais e smartphones aumentou se o uso de sistemas operacionais vamos ver nos subcapítulos abaixo, estatísticas quantitativas de uso de sistemas operacionais mais utilizados.
2.1. SISTEMAS OPERACIONAIS MAIS UTILIZADOS PARA SMARTPHONES PERÍODO DE 2014 À 2016
	No ano de 2014 os sistemas operacionais para smartphones apresentaram os seguintes percentuais de utilização: 2014 iOS: 47,73%, Android : 41,85%, Java ME 37,90%, Symbian
30,10%, Windows Phone: 1,72%, BlackBerry: 1,23% , Kindle: 0,55%, Samsung: 0,06%, Bada: 0,03%, Windows Mobile: 0,01%, LG:0,01%, Huawei: 0,00% e Brew: 0,00%, em 2015 iOS: 39,73%, Android :51,76, Java ME 2,58%, Symbian 2,21%, Windows Phone: 2,53%, BlackBerry: 1,07% , Kindle: 0,05%, Samsung: 0,04%, Bada: 0,01%, Windows Mobile: 0,01%, LG:0,01%, Huawei: 0,00% e Brew: 0,00%, em 2016 iOS: 27,96%, Android :65,37, Java ME 1,74%, Symbian 1,12%, Windows Phone:2,56%, BlackBerry: 1,13% , Kindle: 0,01%, Samsung: 0,08%, Bada: 0,01%, Windows Mobile: 0,00%, LG:0,00%, Huawei: 0,01% e Brew: 0,00%, este três anos a média de utilização de cada um deles foram: iOS: 38,47%, Android :52,99%, Java ME 14,07%, Symbian 11,14%, Windows Phone: 2,27%, BlackBerry: 1,14% , Kindle: 0,20%, Samsung: 0,06%, Bada: 0,02%, Windows Mobile: 0,01%, LG:0,01%, Huawei: 0,00% e Brew: 0,00%, conforme tabela abaixo:
		Sistema Operacional
		2014
		2015
		2016
		Média
		iOS
		47,73%
		39,73%
		27,96%
		38,47%
		Android
		41,85%
		51,76%
		65,37%
		52,99%
		Java Me
		37,90%
		2,58%
		1,74%
		14,07%
		Symbian
		30,10%
		2,21%
		1,12%
		11,14%
		Windows Phone
		1,72%
		2,53%
		2,56%
		2,27%
		BlackBerry
		1,23%
		1,07%
		1,13%
		1,14%
		Kindle
		0,55%
		0,05%
		0,01%
		0,20%
		Samsung
		0,06%
		0,04%
		0,08%
		0,06%
		Bada
		0,03%
		0,01%
		0,01%
		0,02%
		Windows Mobile
		0,01%
		0,01%
		0,00%
		0,01%
		LG
		0,01%
		0,01%
		0,00%
		0,01%
		Huawei
		0,00%
		0,00%
		0,00%
		0,00%
		Brew
		0,00%
		0,00%
		0,00%
		0,00%
2.2. SISTEMAS OPERACIONAIS MAIS UTILIZADOS PARA DESKTOP/NOTEBOOK PERÍODO DE 2014 À 2016
	No ano de 2014 os sistemas operacionais para deskotp/notebooks apresentaram os seguintes percentuais de utilização: Windows: 91,27%, Mac OS: 7,17%, Linux: 1,55% e outros ficaram com 0,01%, em 2015 Windows: 91,06%, Mac OS: 7,36%, Linux: 1,57% e outros ficaram com 0,01%, e em 2016 Windows: 90,41%, Mac OS: 7,58%, Linux: 2,00% e outros ficaram com 0,01%, neste três anos a média de utilização de cada um deles foram: Windows: 90,91%, Mac OS: 7,37%, Linux: 1,71% e outros : 0,01% conforme tabela abaixo:
		Sistema Operacional
		2014
		2015
		2016
		Média
		Windows
		91,27%
		91,06%
		90,41%
		90,91%
		Mac OS
		7,17%
		7,36%
		7,58%
		7,37%
		Linux
		1,55%
		1,57%
		2,00%
		1,71%
		Outros
		0,01%
		0,01%
		0,01%
		0,01%
2.3 SISTEMAS OPERACIONAIS MAIS UTILIZADOS EM 2016
	A seguir iremos destacar os quatro sistemas operacionais mais utiizados no ano de 2016,são eles: Windows: 90,41% , Android: 65,37%, iOS: 27,96%, OSx:7,37%, conforme tabela abaixo:
		Sistema Operacional
		2016
		Windows
		90,41%
		Android
		65,37%
		iOS
		27,96%
		OSx
		7,37%
 
2.4 SISTEMAS OPERACIONAIS MAIS UTILIZADOS EM 2016 VANTAGENS E DESVANTAGENS.
	Vamos ver a seguir as vantagens e desvantagens dos 4 sistemas operacionais mais utilizados em 2016:
Windows Vantagens:
Facilidade de uso e eficiência: O Windows é simplesmente o sistema de computador mais fácil de gerenciar. Os usuários podem realizar suas tarefas respectivas sem muitas complicações, até porque a Microsoft fez e faz questão de deixa tudo bem organizado, porem não é só a facilidade que existe no Windows, o sistema ainda conta com a realização de tarefas avançadas, possui diversos recursos extremamente profissionais que auxiliam muito bem todo tipo de consumidor, desde os que utilizam o pc para para uso casual aos avançados.
Aliando essas duas características fundamentais, o Windows se tornou uma grande referência no mundo. A Microsoft que é a empresa fundadora do Windows, inclusive aproveitou o sucesso do sistema para migrar para outras modalidades no mundo da informática, tais como softwares de escritório  e sistema operacional para celulares.
Compatibilidade com diversos softwares: Os desenvolvedores de programas tem o Windows como o principal ponto de consumo de seus produtos. Ao contrário dos outros sistema operacionais, que  muitas das vezes não possuem compatibilidade com alguns programas; mas nesse caso a responsabilidade é do desenvolvedor, e não necessariamente do sistema operacional.
Compatibilidade com hardware: O Windows é o sistema que possui maior compatibilidade com os drivers da maioria dos hardware. Quando por exemplo você compra uma Web Cam, não necessariamente ela será compatível com outros sistemas operacionais, mas com o Windows é certo que sim. 
 
Desvantagens
Segurança: Como o Windows é o sistema muito utilizado, hackers começaram a trabalhar forte nas vulnerabilidades do mesmo. Além das brechas de segurança que o Windows tinha e tem, os piratas da internet começaram a desenvolver ferramentas maliciosas para infectar computadores dos usuários. Na verdade, todas as pessoas mal intencionadas começaram a trabalhar exclusivamente no Windows, deixando de lado os outros sistemas. Talvez seja por isso que muitos especialistas na área de segurança recomendam a utilização do Linux, um sistema de código aberto, que proporciona segurança e estabilidade.
Infelizmente a Microsoft não trabalhou e nem trabalha arduamente para inibir ao máximo as ações contras os hackers e aplicativos maliciosos. O fato é, se você utiliza o Windows, saiba que a sua segurança está comprometida. A utilização de um bom antivírus e um firewall renomado diminui as chances de infecção do seu sistema. Baixar as atualizações também pode ajudar na hora de se proteger de vírus, malwares e invasões.
Código fonte fechado: O Windows não disponibiliza seu código fonte. Portanto, se houver uma falha nele, só o suporte técnico poderá resolver o problema; com isso, os riscos podem ser ainda maiores.
Preço: O Windows não é grátis, ao contrário, o sistema custa uma bela grana e este talvez seja, aliado ao fato do código fonte ser fechado, o principal motivo pelas quais os hackers desenvolvem aplicações maliciosas para o Windows.
Android Vantagens: 
Código aberto: O Android é um sistema baseado no código Linux que possui licença aberta. Com isso, vários desenvolvedores podem contribuir para o sistema. Empresas como a Linaro e até fabricantes como a Intel ajudam a Google a desenvolver o código do sistema. Elas contribuem para que o Android tire melhor proveito das novas tecnologias e tenha acesso aos recursos implementados no kernel do Linux. Desenvolvedores independentes também pode contribuir e fazer suas próprias alterações criando assim ROMs, kernels, MODs, entre outras coisas.
 	Variedade de dispositivos: Pelo fato de o Android ser adotado por uma grande quantidade de fabricantes como Samsung, Sony, Motorola, HTC, etc, isso torna a sua presença no mercado ainda mais rica em termos de hardware. Você pode escolher desde smartphones com tela pequenas a phablets e tablets com telas grandes. Variando entre hardwares simples a hardwares poderosos com recursos inovadores. Sem falar na gama de preço que vão desde modelos por R$ 300 a modelos de até quase 3 mil. Talvez esse seja o fator dominante que tornou o sistema tão popular.
Liberdade de customização: No Android você não fica preso à interface padrão do sistema. Cada fabricante oferece uma interface própria, e o usuário pode ir além dela usando launchers, pacotes de ícones, aplicativos de temas, etc. Tudo isso sem necessidade de acesso root. Já com acesso root você pode customizar ainda mais alterando a framework do sistema ou trocando por ROMs que ofereçam um visual diferente.
 Grande variedade de aplicativos:O Android conta com uma infinidade de aplicativos em sua loja, quebrando a barreira de 1 milhão de apps. São tantas opções que você possui várias opções de teclados, galerias, câmera, music players, entre outros. Você não precisa ficar preso aos aplicativos que são oferecidos pela fabricante e pode escolher alternativas que mais lhe agradem. Claro que com essa imensa quantidade, acaba tendo muito aplicativo similar. Então é preciso ter paciência e sair testando em busca daquele que supra melhor
suas necessidades.
Maior integração com os serviços do Google
O Android é um sistema que tem o Google como padrinho, então era esperado um grande foco e integração com seus serviços. Tudo é pensado em torno do sistema e o Google sempre busca novas alternativas de melhorar esse suporte. Outros sistemas como Windows Phone, por exemplo, recebem menor suporte do Google nesse aspecto. O sistema da Microsoft não conta com um aplicativo oficial do YouTube, o que leva seus usuários a dependerem de soluções alternativas e pouco práticas. Google vem dando preferência ao seu próprio sistema, o que já era esperado que acontecesse. Então para quem usa os serviços da empresa, o Android é o sistema mais indicado.
Android Desvantagens:
Falta de padronização: Pelo fato de o Android ser um sistema aberto, ele acaba permitindo que cada desenvolvedor faça o que deseja. Com isso, cada um segue seus próprios padrões e desenvolve seus aplicativos do seu modo. Diferente do iOS e Windows Phone, no Android tudo parece que é descompassado e desorganizado. Às vezes falta simetria ou similaridade dentro do sistema. O que acaba afetando a beleza da interface deixando com um ar um pouco de amadorismo. Não que isso seja culpa da Google, mas sim da falta de controle que a empresa tem sobre seus parceiros e contribuidores. 
 Falta de otimização: A vantagem do Android em ter uma vasta gama de dispositivos ao seu favor dá uma maior liberdade de escolha aos usuários, mas por outro lado gera uma maior dificuldade ao desenvolvedores de aplicativos. Diferente do iOS e Windows Phone que utilizam a mesma arquitetura em praticamente todos os seus modelos. No Android temos componentes da Intel.Qualcomm.NVIDIA, Mediatek, samasung,etc.Então, otimizar um aplicativo no Android é uma tarefa árdua e muitas vezes algum jogo ou aplicativo não funciona como deveria em alguns modelos. Isso acaba gerando uma má fama ao sistema.
 Fragmentação: O maior ponto fraco do Android é sua fragmentação. Atualmente o sistema encontra-se dividido em pedaços. Mais de 50% dos usuários ainda usam a versão JellyBean do sistema. E mais de 20% utiliza ainda o Ice Cream Sandwich e Gingerbread. Versões com 2 anos ou mais de mercado. O KitKat ainda possui baixa utilização, não chegando nem a 10% dos smartphones Android. Isso mostra que as fabricantes estão atualizando lentamente os seus produtos. E isso, quando elas atualizam. Muitos dispositivos Android nunca nem recebem uma atualização sequer. Essa situação parece que não mudará tão cedo.
 	Aplicativos desnecessários: A Play Store conta uma quantidade absurda de aplicativos, mas muitos deles são inúteis ou repetidos. Você sempre encontra vários aplicativos que fazem exatamente a mesma coisa sem oferecer nenhum diferencial. Muitas vezes você tem aquela sensação que eles só estão lá para fazer volume. Isso não tira o mérito dos excelentes aplicativos que existem para o Android, mas a falta de um filtro mais rigoroso da Google acaba permitindo que qualquer app de má qualidade seja lançado em sua loja de aplicativos.
Desvalorização dos dispositivos: Devido à grande oferta de smartphones e tablets com o sistema, a desvalorização acaba sendo alta. É comum um dispositivo com Android ter perda de 50% do seu valor de lançamento antes mesmo de completar um ano de mercado. Com o iPhone e iPad, por exemplo, a desvalorização é muito menor. É normal vermos os produtos da Apple sendo vendidos pelo preço de lançamento mesmo vários meses depois de mercado. E em muitos casos, um modelo de iPhone só começa a desvalorizar quando um modelo mais atual é lançado, e mesmo assim, essa desvalorização é menor que seus concorrentes com Android.
iOS Vantagens :
Ótimo desempenho: Esse item talvez seja o mais importante de todos os pontos positivos. A Apple, quando criou o seu software, executou todas as medidas em seu alcance para que seus dispositivos obtivessem a melhor performance. Os iGadgets possuem uma ótima comunicação entre a parte física e a parte lógica, a chamada firmware. O iPhone, iPad e iPod são extremamente rápidos, e sabemos que as especificações não são tão extravagantes. Por exemplo, a ultima versão do smartphone da fabricante, o 5s, possui apenas 1 GB de RAM, mas se posto ao lado de Androids com o hardware superior, empata ou até ganha em utilização normal, como em abertura de apps, carregamento de páginas e captura de fotos. iOS se sai bem mesmo com pouca RAM 
Descomplicado é seu sobrenome: iOS é muito simples de se interagir e utilizar. Basta desbloquear para ter acesso rápido a todos os aplicativos, coisa que é realmente útil para iniciantes. As configurações avançadas estão, geralmente, escondidas. Para tornar mais prático que isso, só se a Maçã desenhasse para o usuário.
A aparência: O iOS é bonito. Desde a sua versão primária, o sistema operacional possui uma interface amável aos olhos. O grupo de designers da Apple é um dos mais bem pagos do mundo, senão o primeiro. Para conseguir tal cargo, tiveram que estudar muito, além da criatividade sobrenatural como requisito. Então, eles estão preparados para desenvolver algo chamativo e atraente, mesmo que não agrade gregos e troianos.O padrão O item "aparência" abre portas para outro fator importante, o padrão. A Apple é muito rigorosa com os desenvolvedores, criando um extenso "guia" para os criadores. A palavra guia está entre aspas por uma razão, e ela pode soar um pouco malévola no começo, mas é totalmente compreensível. A empresa só autoriza aplicativos em sua loja se seguirem os passos sugeridos por ela. Isso proporciona um visual padronizado tanto para a interface original, quanto para ferramentas de terceiros. Beleza não é tudo, precisa ser conciso.
iOS Desvantagens :
Esse é o infeliz fato que ganha o posto de "pior coisa do iOS". A versão 7 do sistema operacional móvel da Apple trouxe um design totalmente diferente do que conhecíamos, porém, a usabilidade continuou exatamente a mesma. Enquanto outras plataformas acompanham o mercado consumidor, acertando às vezes e errando sempre, a Maçã parece nem tentar trazer o sentimento de novo para as suas atualizações. A diferença está longe de ser gritante. "Não devemos mudar o time que está vencendo" — pode até estar, mas isso é momentâneo e não significa que novas contratações estão fora de cogitação. O Android e Windows Phone estão aí para provar que existem competições fortemente munidas, com upgrades excelentes e baseados em feedback.
Obrigações:Eis uma coisa chata da Apple: empurrar as coisas próprias como se fossem as únicas. Existem diversos aplicativos na App Store com os mesmos objetivos dos nativos do iOS, como o Chrome, que faz o mesmo papel do Safari. Só que não existe a possibilidade de utilizar apps de terceiros para interagir com arquivos e dados. Isso é realmente irritante.
OSx Vantagens:
Confiabilidade do sistema operacional
O sistema operacional Mac OS X é consistentemente classificado como um dos sistemas operacionais mais confiáveis ​​entre os usuários de computador. Usuários de Mac relatar muito menos falhas no sistema do que os usuários do Windows. Além disso, os usuários de Mac usam frequentemente o "Force Quit" para fechar aplicações dentro congelado sem desligar todo o sistema
Rara infecções por virus.
Os usuários do Mac OS X relatou a quase zero vírus que infectam seu computador. Havia apenas um punhado de vírus de Mac conhecidos na última década; Trojan e malware são ainda menos comum. Alguns críticos argumentam que, porque OS X tem tal pequena quota de mercado que os programadores de vírus não dirigem o sistema operacional por causa do dano limitado causaria. No entanto, a quota de mercado de OS X tem aumentado de forma constante ao longo dos últimos cinco anos sem aumento de vírus detectado.
OSx desvantagens:
número limitado de jogos de computador
A plataforma Mac OS X tem um número muito limitado de jogos de computador compatíveis com seu sistema. A grande maioria dos desenvolvedores de jogos de computador se concentrar exclusivamente na criação de jogos para o sistema operacional
Windows. A Apple tem tentado atrair mais desenvolvedores para trazer mais títulos, mas com pouco sucesso.
Falta de Hardware personalização
Ao contrário da Microsoft, a Apple concebe seu sistema operacional OS X para trabalhar com grupos específicos de hardware e software. Muitos usuários de Mac têm um tempo difícil a instalação de placas personalizadas gráficos, módulos de memória RAM e outros componentes do computador no OS X. plataforma de suporte técnico da Apple Oficial não vai ajudar com este tipo de personalização, para que os usuários têm de descobrir as coisas por si mesmos se você quiser experimentar com os componentes da máquina.
3. DESMATAMENTO
	O desmatamento é um dos principais problemas ambientais da atualidade. Ele é responsável pela destruição ou modificação significativa em florestas, matas e outros tipos de formações vegetais. Além de causar prejuízos para a flora de um bioma, pode também afetar a vida de várias espécies animais.
3.1.DESMATAMENTO NO ESTADO DE SÃO PAULO
	O Estado de São Paulo no ano de 2013 com uma area territorial de 24.821.183 hectares e Área lei 1428/2006 de 17.071.302 hectares e Área de mata de 2.378.900 hectares apresentou desmatamento de 94 hectares, já no ano de 2016 com uma area territorial de 24.822.624 hectares e Área lei 1428/2006 de 17.072.755 hectares e Área de mata de 2.334.876 hectares apresentou desmatamento de 45 hectares conforme tabela abaixo:
		
		2013
		2016
		Área do Estado
		24.821.183 hectares
		24.822.624 hectares
		Área lei 11428/2006
		17.071.302 hectares
		17.072.755 hectares
		Área de Mata
		2.378.900 hectares
		2.334.876 hectares
		Área Desmatada
		94 hectares
		45 hectares
3.2 CAUSAS DO DESMATAMENTO
- Extração ilegal de madeira; 
- Criação ou ampliação de áreas para agricultura ou pecuária;
- Incêndios criminosos ou causados por ação da natureza como, por exemplo, queda de raios em locais de vegetação seca; 
- Utilização da queimada de vegetação como técnica agrícola. Além de prejudicar o solo, é altamente perigosa, pois pode se alastrar para áreas de florestas. Esta técnica é muito usada em regiões subdesenvolvidas; 
- Instalação e projetos voltados para a exploração de minérios; 
- Abertura de garimpos de pedras e metais preciosos.
3.2 CONSEQUÊNCIAS DO DESMATAMENTO
São várias as consequências e impactos gerados pelo desmatamento, haja vista que a intervenção do homem sobre o meio natural fatalmente acarreta desequilíbrios. Dentre tais problemas, podemos citar:
a) Perda da biodiversidade: com a destruição das florestas, o habitat natural de muitas espécies torna-se escasso ou inexistente, contribuindo para a morte de muitos animais e ate mesmo para a extinção dos tipos endêmicos, aqueles que só se encontram em localidades restritas. Tal configuração traz problemas para a cadeia alimentar e pode impactar até atividades econômicas, tais como a caça e a pesca.
b) Erosão dos solos: sem as árvores, o solo de muitas localidades fica desprotegido, sendo facilmente impactado pela ação dos agentes erosivos, tais como a água das chuvas e dos rios, além de outros elementos. Com a consequente erosão, ocorre a perda de muitas áreas.
c) Extinção de rios: a remoção das florestas provoca a destruição, em alguns casos, de nascentes que alimentam os rios. Além disso, as áreas de encosta, nas margens dos cursos d'água, sofrem com o aumento da erosão, o que faz com que mais terra e rochas sejam “jogadas” no leito dos rios, o que provoca o seu enfraquecimento.
d) Efeitos climáticos: o clima e as temperaturas dependem das condições naturais. Muitas florestas contribuem fornecendo umidade para o ambiente, de forma que a retirada dessas implica a alteração do equilíbrio climático de muitas regiões, isso sem falar na intensificação do efeito estufa.
e) Desertificação: além das erosões, os solos podem sofrer com a ausência da vegetação. Em áreas áridas e semiáridas, pode ocorrer a desertificação, com a perda de nutrientes do solo, além do processo de arenização, que ocorre em regiões de clima úmido e de solos arenosos.
f) Perda de recursos naturais: os recursos naturais, mesmo aqueles renováveis, podem entrar em escassez com o desmatamento. É o caso da água, madeira, além de inúmeras matérias-primas medicinais retiradas a partir do extrativismo vegetal.
5
4.INTERNET SEGURA
	O conceito de internet segura está relacionado com a relação de fazer uma navegação segura, sem permitir que conteudos ilicitos venham a serem apresentados principalmente para crianças e evitando também , crimes ciberneticos, como por exempo: pedofilia, xenofobia, racismo, trafico de pessoas entre outros, no Brasil só no ano de 2016 foram encontradas 1422 paginas em 719 hosts de links que infrigem os diretos humanos conforme mostra a tabela abaixo separando por tipo de delito:
		Conteúdo
		Páginas
		Racismo
		593
		Pornografia Infantil
		284
		Apalogia e incitação a crimes contra a vida 
		243
		Xenofobia
		83
		Homofobia
		82
		Tráfico de Pessoas
		71
		Intolerância Religiosa
		31
		Maus Tratos a Animais
		19
		Neo Nazismo
		13
		
		
		
				HOSTS
		QUANTIDADE
		%
		facebook.com
		13664
		34,6
		m.facebook.com
		4469
		11,3
		twiiter.com
		2296
		5,8
		youtube.com
		1610
		4,1
		xvideos.com
		1380
		3,5
		google.com.br
		438
		1,1
		G1.globo.com
		386
		1,0
		Imgsrc.ru
		361
		0,9
		Dropbox.com
		303
		0,8
		Instagram.com
		299
		0,8
		outros
		11384
		36,10
		
		
		
		
		
		
		
5. CONCLUSÃO 
	No final da pesquisa concluimos que o sistemas mais utilizado ainda é o windows devido a sua flexibilidade de aplicativo e custo beneficio do mesmo o android que atinge um grande percentual de dispositivos levando em conta principalmente o preço dos dispositivos ao qual utiliza o vosso sistema operacional ios concentra um bom percentual principalmente com usuários de classes mais altas considerando os preços dos dispostivos, assim como também o Osx que também segue os mesmos parametros de preços e classes de usuários.
	Em relação ao desmatamento no Estado de São Paulo concluimos que se comparado a outros estados o percentual é pequeno porém ele ainda existe, e as consequencias do desmatamento, principalmente no que se diz respeito ao efeito estufa e a biodeversidade ainda é algo que devemos nos preocupar no ambito de se desenvolver a sustentabilidade.
 	Sobre a Internet segura podemos verificar que com o aumento dos dispositivos movéis e redes socias tem sido as principais portas de entradas parase cometerem crimes ciberneticos e que principalmente os pais devem redobrar a atenção levando em conta que uns dos maiores percentuais destacados é a pornografia infantil (pedofilia).
6. REFERÊNCIAS
http://indicadores.safernet.org.br/
http://mapas.sosma.org.br/
https://www.netmarketshare.com
Sistemas Operacionais Mais Utilizados 
Desktop/Notebooks 2014-2016
WINDOWS	2014	2015	2016	0.91269999999999996	0.91059999999999997	0.90410000000000001	MAC	2014	2015	2016	7.17E-2	7.3599999999999999E-2	7.5800000000000006E-2	LINUX	2014	2015	2016	1.55E-2	1.5699999999999999E-2	0.02	OUTROS	2014	2015	2016	1E-4	1E-4	1E-4	4 Sistemas Operacionais mais utilizados em 2016
Sistemas Operacionais utilizados em 2016	Windows	Android	iOS	Osx	0.90410000000000001	0.65369999999999995	0.27960000000000002	7.3700000000000002E-2	Índice de desmatamento 2013-2016 em hectares
2013	Área do Estado 	Área na Lei no 11.428/2006	Área Mata 	Área Desmatada	248	21183	17071302	2378900	94	2016	Área do Estado 	Área na Lei no 11.428/2006	Área Mata 	Área Desmatada	24822624	17072755	2334876	45	Percentual de Páginas Utilizadas para cometerem crimes ciberneticos em 2016
Racismo	Pornografia infantil 	apalogia e incitação a crimes contra a vida 	xenofobia	homofobia	trafico de pessoas 	tolerancia religiosa	maus tratos animais 	neo nazismo	0.41701828410689168	0.19971870604781997
0.1729957805907173	5.8368495077355836E-2	5.7665260196905765E-2	4.9929676511954992E-2	2.180028129395218E-2	1.3361462728551337E-2	9.1420534458509142E-3	Hosts utilizados para cometerem crimes cibernéticos
facebook.com	m.facebook.com	twiiter.com	youtube.com	xvideos.com	google.com.br	G1.globo.com	Imgsrc.ru	Dropbox.com	Instagram.com	outros	34.6	11.3	5.8	4.	0999999999999996	3.5	1.1000000000000001	1	0.9	0.8	0.8	36.1	Sistemas Operacionais Mais Utilizados SmartPhones 2014-2016
iOS	2014	2015	2016	0.4773	0.39729999999999999	0.27960000000000002	Android	2014	2015	2016	0.41849999999999998	0.51759999999999995	0.65369999999999995	Java ME	2014	2015	2016	0.379	2.58E-2	1.7399999999999999E-2	Symbian	2014	2015	2016	0.30099999999999999	2.2100000000000002E-2	1.12E-2	Windows Phone	2014	2015	2016	1.72E-2	2.53E-2	2.5600000000000001E-2	BlackBerry	2014	2015	2016	1.23E-2	1.0699999999999999E-2	1.1299999999999999E-2	Kindle	2014	2015	2016	5.4999999999999997E-3	5.0000000000000001E-4	1E-4	Samsung	2014	2015	2016	5.9999999999999995E-4	4.0000000000000002E-4	8.0000000000000004E-4	Bada	2014	2015	2016	2.9999999999999997E-4	1E-4	1E-4	Windows Mobile	2014	2015	2016	1E-4	1E-4	0	LG	2014	2015	2016	1E-4	1E-4	0	HUAWEI	2014	2015	2016	0	0	1E-4	BREW	2014	2015	2016	0	0	0	
Sistemas Operacionais de Smartphone e Microcomputadores - Desmatamento - Internet Segura/PIM_I.docx
UNIP INTERATIVA 
Projeto Integrado Multidisciplinar 
Cursos Superiores de Tecnologia
PIM I – Projeto Integrado Multidisciplinar I
Polo Unip Interativa Interlagos - SP
2017
UNIP INTERATIVA 
Projeto Integrado Multidisciplinar 
Cursos Superiores de Tecnologia
PIM I – Projeto Integrado Multidisciplinar I
Nome: Rafael Navarro Cintra
RA: 1528679
Polo Unip Interativa Interlagos - SP
2017
RESUMO
Este trabalho desenvolvido no curso de tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas realizou como projeto de uma consultoria educacional três pesquisas: Sistemas Operacionais de smartphones e microcomputadores (notebook/desktop), desmatamento e internet segura.
Neste trabalho levantamos o uso de sistemas operacionais em smartphones e microcomputadores, quais as características, vantagens e desvantagens dos principais sistemas para smartphone e microcomputadores.
Em nossa pesquisa sobre o desmatamento discutimos o tema restrito a dados do Estado de São Paulo, mas utilizando os conceitos globais de desmatamento e desenvolvimento sustentável estudos na disciplina de Desenvolvimento Sustentável.
Finalmente em nossa pesquisa sobre Internet Segura abordamos quais são os principais tipos de crimes cibernéticos cometidos, quais os hosts mais envolvidos e em quais países estes hosts estão localizados.
Palavras chave: Sistemas Operacionais, Desmatamento, Internet Segura, Consultoria Educacional, Pesquisa.
ABSTRACT
We developed this study within the Analysis and Development degree as a project to deliver three specific papers to a fictions educational company. Each of these papers had a different subject. The first one was focused Operating Systems and their market share within notebooks, desktops and smartphones. We have also listed which were the main capabilities, advantages and disadvantages of each of the most used operating systems. The second paper focused on deforestation on the Sao Paulo state by utilizing the concepts we acquired on the Sustainable Development subject we studied this semester. The final and third paper focused on Internet Safety and what are the crimes, by type and country, which are the most, common based on there the hosts are located and what occurrences users reported at the Safer Net organization.
Keywords: Operating Systems, Deforestation, Safety Internet, Educational Consultation, Research
SUMÁRIO
SUMÁRIO	5
1. INTRODUÇÃO	6
2. DESENVOLVIMENTO	7
2.1 – SISTEMAS OPERACIONAIS	7
2.1.1 Levantamento do uso de sistemas operacionais em desktops e notebooks	7
2.1.2 Levantamento do uso de sistemas operacionais em smartphones e tablets	11
2.1.3 – Avaliação técnica: características técnicas, vantagens e desvantagens dos sistemas operacionais mais usados em 2016	13
2.3 - DESMATAMENTO	18
2.4 – Internet Segura	20
3. CONCLUSÃO	24
4. REFERÊNCIAS	27
1. INTRODUÇÃO 
O objetivo deste trabalho é utilizar os conteúdos estudados e aprendidos nas disciplinas de Fundamentos de Sistemas Operacionais, Lógica, Estatística e Desenvolvimento Sustentável afim de apresentar o resultado de três pesquisas sobre os temas de Sistemas Operacionais, Desmatamento e Internet Segura.
Buscaremos alcançar este objetivo assumindo o papel de uma consultoria educacional que ficou responsável por conduzir as três pesquisas:
· Sistemas Operacionais de Smartphone e Microcomputadores (Desktop/Notebook)
· Desmatamento
· Internet Segura
Ao longo do trabalho apresentaremos uma série de dados e informações que sustentarão nossa conclusão ao final do trabalho.
A pesquisa sobre o tema de Desmatamento levará em consideração os anos de 2013 e 2016 em sua análise e se restringirá ao estado de São Paulo, estado onde se localiza o polo de estudo. Apresentaremos a evolução do desmatamento entre os anos de 2013 e 2016 através de números e gráficos, relacionando área do estado, área desmatada, possíveis causas e consequências do desmatamento. 
A pesquisa sobre o tema de Internet Segura apresentará indicadores de Crimes Cibernéticos relacionados a violação de direitos humanos (da criança e do adolescente) nos últimos anos no Brasil. Apresentaremos ainda informações de quais foram os crimes mais cometidos, país de hospedagem (do website) e qual plataforma se relaciona (yotube, facebook, entre outros).
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 – SISTEMAS OPERACIONAIS
2.1.1 Levantamento do uso de sistemas operacionais em desktops e notebooks
Segundo Silberschatz et al, 2005; Stallings, 2004; Tanenbaum, 1999, existem duas maneiras de conceituar um sistema operacional:
Pela perspectiva do usuário ou programador: é uma abstração do hardware, fazendo o papel intermediário entre o aplicativo (programa) e os componentes físicos do computador (hardware) ou em uma segunda visão, de baixo para cima: é um gerenciador de recursos, que gerencia quais aplicações (processos) podem ser executadas e quais atributos físicos (memória, disco, periféricos ou demais) podem ser utilizados por esses processos.
Atualmente temos disponíveis no mercado diversos tipos de sistemas operacionais para microcomputadores (desktop ou notebook): Microsoft Windows, MacOS e Linux são alguns dos principais exemplos. Por normalmente já ir embutido na maioria dos microcomputadores o Microsoft Windows acabou tornando –se o mais popular de todos. Em alguns casos mais recentemente é possível escolher ao efetuar a comprar de um equipamento se você prefere a instalação do Windows ou Linux. No caso do MacOS ele apenas é uma opção caso seja comprado um desktop ou notebook da marca Apple que permite sua instalação.
O Microsoft Windows foi criado no meio da década de 1980. Ao longo dos anos tivemos várias versões diferentes do Windows, as mais recentes são, nesta ordem, Windows 10 (2015), Windows 8 (2012), Windows 7 (2009) e Windows Vista (2007).
O MacOS é a linha de sistemas operacionais criados pela Apple. Como dissemos anteriormente ele vem instalado em todos os computadores da Apple, sejam desktops ou notebooks. Versões mais recentes disponibilizadas pela Apple incluem: Mas OS X, Yosemite (2014), Mavericks (2013), Mountain Lion (2012) e Lion (2011). Uma das desvantagens do MacOS em relação ao Windows é o preço de aquisição de equipamentos da Apple que costumar ser consideravelmente maior que o de equipamentos com Windows.
De acordo com o website NetMarkshare (http://www.netmarketshare.com.br) o uso de sistemas operacionais ao longo dos anos de 2014, 2015 e 2016 pode ser comparado abaixo:
2014
2015
2016
Os gráficos demonstram que apesar de um leve declínio na preferência
dos usuários pelo sistema operacional Windows ele ainda é o predominante no mercado com ampla vantagem sobre os demais. Isso se deve primordialmente conforma abordado na disciplina de Fundamentos de Sistemas Operacionais ao longo histórico do Windows em se incorporar com parceiros para inclusão do sistema operacional nos microcomputadores vendidos e ao menor custo de aquisição de equipamentos vendidos com Windows no mercado.
Esta estratégia torna para a grande maioria dos usuários familiarizados com o uso do Windows o que facilita sua dominante posição no mercado de sistemas operacionais em suas várias versões.
2.1.2 Levantamento do uso de sistemas operacionais em smartphones e tablets
Ainda segundo o website estatístico NetMarketShare o uso de sistemas operacionais em smarthphones e tablets é distribuído conforme os dados abaixo:
2014:
2015:
		Sistema operacional
		Porcentagem de uso
		Android
		51,61%
		iOS
		39,73%
		Outros
		4,79%
		Windows Phone
		2,45%
		BlackBerry
		1,07%
2016
		Sistema operacional
		Porcentagem de uso
		Android
		65,31%
		iOS
		27,94%
		Outros
		6,52%
		Windows Phone
		2,54%
		BlackBerry
		1,13%
2.1.3 – Avaliação técnica: características técnicas, vantagens e desvantagens dos sistemas operacionais mais usados em 2016 
De acordo com os dados apresentados acima os 4 principais sistemas operacionais mais usados em 2016 para microcomputadores são Windows XP, Windows 7, Windows 8.1 e Windows 10. Apresentaremos abaixo as principais características, vantagens e desvantagens de cada um.
Windows XP:
Características e vantagens do Windows XP:
· O Windows XP é um sistema operacional de 32-bits (não tem DOS), tornando-se mais rápido, estável e confiável do que as plataformas anteriores.
· O Windows XP inclui um sistema de proteção de arquivos, impedindo que arquivos antigos substituam versões mais atuais.
· Processos Separados: quando um software trava, ele não afeta os demais, não havendo necessidade de reinicializar o micro.
· Firewall embutido no próprio sistema operacional, oferecendo mais proteção durante o uso na Internet.
· Update automático, sem necessidade de intervenção do usuário.
· Sistema de restauração do sistema (similar ao existente no WinMe).
· Novo visual, utilizando temas (skins).
· Publicação de arquivos e imagens na Internet.
· Restauração de drivers, permitindo que usuário utilize o driver anterior caso o atual apresente problemas.
· Modo de compatibilidade, permitindo que aplicações criadas para Win98, WinNT ou Win2000 funcione sem problemas.
· ClearType: tecnologia que melhora a qualidade do texto mostrado na tela, facilitando a sua leitura.
· Gravação de CD-R e CD-RW direto do Windows Explorer, sem necessidade de softwares adicionais.
· Múltiplos usuários: embora isso exista no Win98 e WinMe, essa função está muito mais completa no Windows XP.
· EFS: Sistema de encriptação de dados disponível para múltiplos usuários, ao invés de um só, como no Win2000. (Somente Professional Editon com partição NTFS)
· Internet Explorer 6 Administrative Kit para o gerenciamento do Internet Explorer.
· Conexão automática com redes Wireless. (Somente Professional Editon)
· RIS: permite que o WinXP seja instalado via rede local. (somente Professional Editon).
Desvantagens do Windows XP:
· Suporta apenas o DirectX até a versão 9
· Maior dificuldade em encontrar drivers para equipamentos de hardware mais recentes
· Não possui mais suporte oficial pela Microsoft
Características e vantagens do Windows 7:
· O Windows 7 mantém algumas características visuais do seu antecessor como o Aero, do Vista. Mas elas ficaram muito mais caprichadas e organizadas. Um grande ponto é a famosa barra do iniciar que surgiu no longínquo Windows 95 e está bem melhor agora.
· Um dos tiros no pé do Windows Vista, os requisitos mínimos exigidos para sua execução eram bem fortes perante aos computares que as pessoas tinham em casa, ou seja, para ter o Windows Vista com bom desempenho só em um PC novo e potente. O Windows 7 não sobrecarrega tanto o computador como o Vista, o que o torna uma opção para netbooks e computadores mais modestos.
· O Windows 7 está preparado para telas sensíveis ao toque com opção de multitoque. O recurso amplamente difundido pelo iPhone, com o qual é possível, por exemplo, expandir uma imagem arrastando simultaneamente duas pontas. O Touch Pack para Windows 7 é um conjunto de aplicativos e jogos para usar este recurso.
· Muitas pessoas gostam de atalhos no teclado para desempenhar funções básicas no sistema operacional. O Windows 7 mantém atalhos que melhoram a experiência do usuário.
· Uma característica marcante do Universo Linux é que as distribuições vêm sempre muito completas. O usuário não precisa baixar nada após instalar o Ubuntu. Isso nem sempre é verdade no mundo Microsoft. Entretanto, o Windows 7 quer começar a mudar esta história. Uma série de aplicativos acompanha o novo sistema operacional e isso é muito bom para os usuários que não precisam se preocupar em baixar programas para atividades básicas. Como exemplo o programa de “postit” chamado Sticky Notes, um programa aprimorado de captura de tela, além de uma versão melhorada do clássico (mas não tão bom) Paint.
Desvantagens do Windows 7:
· Até o Windows Vista permitia aos usuários manter a “barra nova” ou voltar para a antiga com cara de Windows XP. Esse recurso, no entanto, foi excluído do 7.
· A Microsoft é de longe o alvo preferido dos criminosos virtuais. Falhas no Windows e no Internet Explorer são sempre descobertas e exploradas. Como apurou Altieres Rohr, na coluna Segurança para o PC, do G1, a segurança não é o foco do Windows 7. Logo após a instalação inicial diversas atualizações de segurança são baixadas. Ponto negativo, mas pelo menos a Microsoft tem liberado as correções sempre que novas falhas são detectadas.
· Sim, ele está mais leve e pode rodar bem em seu netbook, principalmente nas novas gerações que serão feitas especialmente para o Windows 7. Mas ele ainda é pesado, principalmente para computadores mais limitados, o que força as pessoas a comprarem melhorarem seus computadores mais modestos se quiserem adotar o Windows 7 em comparação a versões anteriores.
· Ponto positivo para a Microsoft em remover a incômoda tela de verificação da Central de Contas do Usuário (UAC) que tanto irritava os usuários do Windows Vista. Mas manteve como configuração padrão as transferências e instalações de atualizações à revelia do gosto do usuário, inclusive reiniciando o PC automaticamente.
Características e vantagens do Windows 8.1:
· Suporte ao DirectX 12 
· Melhor custo x benefício na aquisição de ferramentas
· Gerenciador de Tarefas com melhores funções administrativas
· Restauração do sistema mais fácil e mais rápida
· Funcionalidade de busca melhor integrada ao restante do sistema
Desvantagens do Windows 8.1:
· Maior consumo de memória em relação aos sistemas anteriores
· Exigência de uma placa de vídeo com maior capacidade
· Interface um pouco mais confusa do que as versões anteriores
Características e vantagens do Windows 10:
· Melhor suporte a equipamentos com tela sensível ao toque
· Processo de instalação mais intuito
· Sistema de notificações mais eficiente do que o presente no Windows 8
· Novo painel de configurações mais completo e flexível do que o antigo Painel de Controle, permitindo melhor customização do sistema.
· Assistente virtual Cortana, antes disponível apenas no Windows Phone, agora disponível no Windows 10.
· Organização de desktops virtuais em múltiplas áreas de trabalho
· Algoritmo de compressão de arquivos mais eficiente do que a ver~soa anterior
· Menor espaço requerido para instalação de arquivos do Windows.
· Atualização gratuita para qualquer usuário do Windows, seja ela oficial ou não.
Desvantagens do Windows 10:
· Maior consumo de memória em relação aos sistemas anteriores
· Exigência de equipamentos com um hardware

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando