Buscar

Avaliação Final (Discursiva) Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino de História

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino de História (HID26)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial 
	
	
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A Guerra Fria, que iniciou logo após a Segunda Guerra Mundial, foi marcada pela disputa tecnológica e política entre os Estados Unidos e a União Soviética. Este evento histórico desencadeou uma série de programas de tecnologia para a comunicação e para a guerra. Podemos citar o exemplo do lançamento de satélites e do desenvolvimento da informática. Por isso, nas últimas décadas, com impulso pela indústria do entretenimento e das tecnologias da informação, ocorreu a transferência destas tecnologias para o público consumidor. Segundo o conceito de tecnologias da informação aplicadas na educação, descreva três fatores da Tecnologia da Informação que implicam simultaneamente na sociedade e na educação.
	Resposta Esperada:
As TIC consistem em um conjunto de recursos tecnológicos utilizados por uma parcela da sociedade com diversos objetivos, como atividades em indústria, no comércio ou na educação. Eles estão presentes na vida das pessoas, compartilhando informações, conteúdos e sentimentos. 
Não se resume apenas a isso, mas, temos como exemplos os computadores pessoais, tablets, telefonia celular, internet, correio eletrônico, tecnologias de acesso remoto (wireless) e tecnologias digitais para captação e tratamento de sons e imagens. 
Esses recursos contribuem significadamente na educação, proporcionando aos alunos a interação com essas ferramentas, o que, para muitos, talvez seja o primeiro contato com o computador, além de instrumentalizá-los para sua vida profissional, possibilitando formas alternativas de aprendizagem.
	2.
	A Internet configura-se como uma nova categoria de fontes documentais para pesquisas históricas. Em especial, os pesquisadores do Tempo Presente, após o advento da Internet, passaram a contar com um aporte quase inesgotável de novas fontes. Contudo, já na segunda década do século XXI, ainda são poucas as pesquisas históricas que utilizam a Internet como fonte primária. Alguns historiadores ainda relutam em aproveitar a Rede como fonte de pesquisa, especialmente enquanto fonte primária para pesquisas históricas.
Para o trabalho do historiador, é possível diferentes tipos de narrativas e as publicações on-line e a internet abrem novos campos e perspectivas de pesquisa. Imagine-se como professor utilizando a internet em suas aulas de História. Nesse caminho, quais as possibilidades que a internet lhe oferece como fonte de estudo e ensino de História?
	Resposta Esperada:
A narrativa histórica é o resultado de um olhar específico sobre a realidade que pode ser através da publicação de fotos, depoimentos, textos, hipertextos, jogos, museus, campanhas, sites especializados, publicações em redes sociais, entre outros.
Mesmo com grande oferta de informação, a internet ainda carece de reflexões sobre suas potencialidades e problemas. 
A internet desempenha uma revolução na comunicação, alterando a construção, a publicação e a recepção dos discursos históricos. Apresenta uma textualidade eletrônica a partir de uma nova ótica de leitura.
As publicações on-line são novo modo de ler que está mais aberto a questionamentos, pois reproduzem um rigor teórico diferente com relação às publicações impressas.
O texto (narrativas) na internet, além de representar novas fontes de trabalho historiográfico, representa novas maneiras de preservação de memória. Pode constituir uma relação mais próxima entre o passado e o presente.
Parte inferior do formulário

Continue navegando