Buscar

PROVA FINAL DISSERTIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA DISSERTIVA 
ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE
1- A ética é um campo teórico da filosofia. Seu conceito básico está ligado à atitude de reflexão sobre as atitudes e os códigos de conduta moral. A ética pode se estender ao meio social, religioso, educacional, científico e até a dimensão do trabalho. Nesse contexto, descreva os aspectos relevantes da ética do trabalho.
Resposta:
Seu conceito básico está ligado à atitude de reflexão sobre as atitudes e os códigos de conduta moral. A ética pode se estender ao meio social, religioso, educacional, científico e até a dimensão do trabalho. O trabalho na contemporaneidade tem influenciado na formação e concepção de classe social. Colabora para desenvolver hábitos, valores, sentimentos, e princípios de relação entre os indivíduos. A necessidade da ética do trabalho está na condição de novas demandas sociais emergentes por desenvolvimento, produção e prosperidade. A ética do trabalho torna-se relevante, pois as novas demandas por riqueza impõem ao ser humano mais dedicação ao trabalho em prejuízo da qualidade de vida e bem-estar. Como o trabalho se tornou condição de afirmação e realização do ser humano, a ética passou a ser necessária para discutir as consequências sociais dessa dimensão do ser humano. Na história moderna e contemporânea, o trabalho é um fato social que define o que é ser humano. Daí a necessidade de reflexão sobre as condições materiais do trabalho, bem como as características das relações que são definidas na esfera do trabalho. A relevância da ética no trabalho também está no papel de instigar questões como liberdade, igualdade e desenvolvimento humano através da produção de riquezas e transformações sociais e naturais.
2 - As relações sociais constituídas na história são pautadas em valores que norteiam as ações das pessoas. Com bases nesses valores, que podem se alterar segundo o tempo e a cultura, é que se fundamenta a convivência humana e a compreensão do bem comum. Nesse contexto das relações e da convivência humana, como se pode definir o conceito de valores sociais? 
 
Resposta:
Os valores constituem parte da moral e da ética. Os valores norteiam escolhas das pessoas no cotidiano das relações. Os valores fazem parte de um tema fundamental da convivência social. Os valores fazem parte da identidade de um grupo ou sociedade. Eles são mantidos ou excluídos segundo o interesse e a necessidade. Os valores são as medidas ou relações das pessoas com as outras, objetos, ações, bens materiais ou imateriais. Eles norteiam práticas pessoais e sociais ao longo da vida. Todas nossas escolhas do cotidiano são influenciadas pelos valores, como, exemplo, a alimentação, o trabalho, profissões e vestimentas, também orientam a afetividade, religiosidade e as relações familiares.

Outros materiais