Buscar

relatório aula 4

Prévia do material em texto

Relatório de Aula Prática
Disciplina: Biologia celular
	
	
Alunos: Kaique Ferreira Cunha 
Curso: Agronomia 
Tema: Visão geral de célula animal
Data: 07/03/2016
Professora: Sônia Cristina Jacomini Dias 
Visão Geral Bactéria Procarionte
Unaí- MG (2016)
1 . SUMÁRIO:
32. INTRODUÇÃO:
43. OBJETIVO
54. MATERIAIS
54.1 Materiais utilizados: Lâmina, lamínula, espátula, microscópio, óleo de imersão, azul de metileno, fucsina básica.
65. RESULTADOS E DISCUSSÃO
86. CONCLUSÃO
97. BIBLIOGRAFIA
2. INTRODUÇÃO:
O iogurte é geralmente obtido pela fermentação do leite, por ação de duas bactérias – Streptococcus thermophilius e Lactobacillius bulgaricus – que transformam a lactose (o açúcar do leite) em ácido láctico. Como são adicionadas após o processo de pasteurização do leite, estas bactérias permanecem “vivas”, tornando os iogurtes verdadeiros “alimentos vivos”. Um dos aspectos positivos é o fato de estas duas bactérias conseguirem manter no organismo um meio ácido que impede o desenvolvimento de outros microorganismos e leveduras prejudiciais que podem causar infecções. Para além desta vantagem, as bactérias do iogurte ajudam o nosso corpo a reagir quando a flora intestinal se encontra fraca ou na presença de microorganismos prejudiciais. O Streptococcus thermophilius e Lactobacillius bulgaricus são seres procariontes.
(fonte utilizada: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/ficha_experimental_bacterias_ALUNO%20(2).pdf)
3. OBJETIVO
A aula experimental teve como objetivo observar bactérias presentes no iogurte como Lactobacillus bulgaricus, Streptococcus termophilus e conhecer a morfologia de procariontes.
4. MATERIAIS 
4.1 Materiais utilizados: • Microscópio óptico • Lâminas e lamelas • Conta – gotas • Lamparina • Água destilada • Álcool • Azul-de-metileno (corante) • Álcool • Bactérias (iogurte)
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Imagem do microscópio com a ocular de 100x, mostrando bactérias. 
Com a realização desta prática constatamos que as células procariontes se caracterizam pela pobreza de membrana, caracterizando assim, seres unicelulares. São as bactérias que estão presentes no iogurte. Neste caso, as bactérias boas (lactobacilos). Os lactobacilos podem ser usados na alimentação, pois não produzem substâncias tóxicas ao nosso organismo. Os lactobacilos se alimentam do açúcar do leite e produzem uma substância azeda, chamada ácido lático. Esse ácido provoca a formação de grumos no leite, que assim adquire a consistência de iogurte.
6. CONCLUSÃO
Conclui-se, com a pratica da quarta aula de laboratório que existem bactérias que trazem malefícios ao nosso organismo e outras que trazem benefícios, como é o caso dos lactobacilos. Eles são de extrema importância para o nosso sistema digestivo e imunológico por serem responsáveis pela absorção dos nutrientes ingeridos através da alimentação, impedimento da multiplicação de bactérias nocivas e regulam toda a flora intestinal. 
As células são a menor unidade estrutural e funcional de um ser vivo, e podem ser procariotas ou eucariotas. De forma genérica, todas elas possuem membrana plasmática, estrutura esta que dá forma, protege e seleciona a entrada e saída de substâncias pela célula; citoplasma, região fluida na qual ocorre a maioria dos processos metabólicos e produção de diversas substâncias; e material genético, onde estão registradas instruções que controlam o funcionamento celular. 
Células procarióticas são mais simples que as eucarióticas. Nestas, o DNA não está envolto por uma membrana, não há núcleo definido pela carioteca (membrana nuclear) e podemos encontrar ribossomos dispersos no citoplasma, organelas estas responsáveis pela síntese proteica. Moléculas circulantes de DNA, os plasmídios, também podem ser encontradas. Externamente à membrana plasmática destas células, há a parede celular. Indivíduos procarióticos são unicelulares, sendo estes: as bactérias, cianofíceas, micoplasmas, rickéttsias e clamídias. Alguns destes indivíduos, como as cianofíceas, apresentam pigmentos responsáveis pela fotossíntese.
Já as células eucarióticas, possuem maior tamanho e complexidade, a começar pelo núcleo individualizado, envolvido pela carioteca. Seu citoplasma é interconectado por uma rede de tubos e canais membranosos e é onde, além de ribossomos, também são encontradas mitocôndrias, retículo endoplasmático granuloso e não granuloso, complexo golgiense, lisossomos, peroxissomos, centríolos, dentre outras organelas. Exemplos de indivíduos eucariotas: animais, vegetais, fungos e protozoários.
7. BIBLIOGRAFIA
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAPuoAD/celulas-procariontes (acesso em março, 2016)
 http://labbioeducacaoambiental.blogspot.com.br/2011/03/blog-post_13.html (acesso em março, 2016)
100x

Continue navegando