Buscar

2ª ATV BIOÉTICA

Prévia do material em texto

1
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR
FACULDADE DE DIREITO
BIOÉTICA E DIREITO
Professora Jessica Hind Ribeiro Costa
Aluno: João Paulo Souza Costa
DE QUE FORMA A INTERNET INTERFERE NA RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE?
Com o advento da tecnologia e consequentemente um maior acesso a informação, principalmente por meio da internet, tem gerado um aumento do nível educacional e consequentemente, tem surgido um paciente que busca informações sobre a sua doença, medicamentos, formas de tratamentos etc. A propria pesquisa realizada mostra que cerca de 56% dos pacientes, segundo os médicos, chegam a consulta com informações obtidas da internet, e tal fenômeno com certeza irá influenciar na relação médico-paciente.
A maioria dos médicos, segundo a pesquisa, aprova tal interação do paciente com o mundo virtual, pois tais informações obtidas, são importantes para o próprio paciente conhecer sobre a doença e ter assim maior adesão ao tratamento, o que melhora muito a relação médico-paciente.
Por fim, vale resaltar que em tempos de fake news, os pacientes podem adquirir informações não idôneas, que venha influenciar negativamente a consulta medica e consequentemente seu tratamento, pois gera insegurança quanto a conduta do medico. Mas é fato que, paciente bem informado, irá contribuir muito na tomada de decisão e assim compreendendo melhor a importância ao tratamento escolhido e os cuidados diários.

Continue navegando