Buscar

principios contabeis

Prévia do material em texto

Princípios Contábeis 
Tecnologia em Logística
· Princípio da Entidade: Diz que o objeto da contabilidade é o patrimônio. Além disso, esse princípio afirma que os bens da entidade não se confundem com bens particulares – por exemplo, de seus sócios.
· princípio da continuidade: Ela diz a respeito da contabilidade da empresa, Ela Deve ser feita partindo da antecipação da empresa e manter suas atividades, ou seja, continuará a operar indefinidamente no futuro. Essa hipótese deverá ser mantida até que surjam evidências contrárias, por exemplo, se os sócios decidirem efetivamente encerrar o negócio. Além disso
Esse princípio é importante porque a suspensão das atividades pode provocar efeitos na utilidade de alguns ativos. Por exemplo, a empresa pode ter máquinas muito específicas, que não conseguiria vender para outras companhias e cujo único destino em caso de encerramento do negócio seria transformá-las em sucata. Se a empresa fechar, o valor dessas máquinas seria nulo. Porém, para fins de contabilidade, elas possuem um valor como ativo, já que a empresa segue em funcionamento.
· Princípio da Oportunidade: O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas. 
· Princípio do Registro pelo Valor Original: O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.
Uma vez integrado ao patrimônio, os componentes patrimoniais, ativos e passivos, podem sofrer variações decorrentes dos seguintes fatores:  
a) Custo corrente. Os ativos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais teriam de ser pagos se esses ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data ou no período das demonstrações contábeis. Os passivos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que seriam necessários para liquidar a obrigação na data ou no período das demonstrações contábeis; 
b) Valor realizável. Os ativos são mantidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais poderiam ser obtidos pela venda em uma forma ordenada. Os passivos são mantidos pelos valores em caixa e equivalentes de caixa, não descontados, que se espera seriam pagos para liquidar as correspondentes obrigações no curso normal das operações da Entidade;  
c) Valor presente. Os ativos são mantidos pelo valor presente, descontado do fluxo futuro de entrada líquida de caixa que se espera seja gerado pelo item no curso normal das operações da Entidade. Os passivos são mantidos pelo valor presente, descontado do fluxo futuro de saída líquida de caixa que se espera seja necessário para liquidar o passivo no curso normal das operações da Entidade;  
d) Valor justo. É o valor pelo qual um ativo pode ser trocado, ou um passivo liquidado, entre partes conhecedoras, dispostas a isso, em uma transação sem favorecimentos; e  
e) Atualização monetária. Os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contábeis mediante o ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais.
· Princípio da Competência: O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.
· Princípio da Prudência: O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o Patrimônio Líquido. 
· Questões: 
 De acordo com o princípio da Entidade responda.
1) quando o sócio de uma empresa decide colocar parte do patrimônio de sua empresa em uma conta pessoal, o mesmo não está seguindo qual princípio ?
R= o princípio da entidade pois os bens da mesma não se confundem com os bens particulares
2) De que forma o princípio da entidade se torna importante na empresa?
R= Assim, para evitar que patrimônio da entidade se misture com o patrimônio do sócio, ex: registrar na empresa uma dívida particular do sócio, como por exemplo Internet.
3) A respeito dos princípios de contabilidade, julgue os itens a seguir. O princípio da entidade reconhece a pessoa jurídica ou física como objeto da contabilidade, de modo que se admite que essas entidades pertençam ao universo do patrimônio contábil.
a) certo
b) errado 
4) Sob a perspectiva do serviço público, o princípio contábil que determina que a autonomia patrimonial tem origem na destinação social do patrimônio e a responsabilização pela obrigatoriedade da prestação de contas pelos agentes públicos é o princípio da:
A) Entidade 
B) oportunidade
C) compreensibilidade
D) prudência
E) transparência 
5) Em um determinado exercício, após julgamento das prestações de contas, o prefeito de um município foi responsabilizado por danos causados ao patrimônio público municipal, de forma a restituir valores ao erário. Essa situação em que o gestor de uma entidade do setor público é responsabilizado por seus atos na gestão do patrimônio está relacionada ao seguinte princípio de contabilidade:
A) competência 
B) continuidade
C) entidade 
D) oportunidade
E) prudência 
De acordo com o princípio da Continuidade responda.
1). Defina o conceito e continuidade.
 R= É empresa atuando por tempo indeterminado no mercado. Com tudo a ideia geral de uma continuidade é que a empresa fique por muito tempo no mercado.
De acordo com o princípio da Oportunidade responda.
1) Como o princípio da oportunidade opera?
R= Ele Opera registrando de imediato, quando se tem um ativo e um passivo. Ex: provisões de férias e 13° salários são feitas mensalmente mesmo sendo despesas futuras
De acordo com o princípio do Registro pelo valo Original responda.
1) Como se aplicar o princípio do registro pelo valor original?
R= Registrando na data de aquisição, independente do pagamento e pelo valor de aquisição ou fabricação. Ex: registrar um produto adquirido por 100 a prazo. No estoque por este valor e no passivo a dívida gerada
 De acordo com o princípio da Competência responda.
1) O que é o princípio da competência?
R= Se trata sobre as receitas e despesas que são atribuídas ao período de acordo com o real fato incorrido dos mesmos , de acordo com a data do fato gerador e nao quando são tecidos ou pagos. Por exemplo vender a prazo em janeiro e receber em março . Embora não recebida está venda, é receita de janeiro que é o mês da venda
 De acordo com o princípio da Prudência responda.
1) No que se refere aos princípios e às convenções da teoria contábil, julgue os itens seguintes. O princípio da prudência pressupõe proteção do patrimônio da entidade, de maneira que os valores para ativos e despesas sejam menores e os relativos a receitas e passivos, maiores.
A) certo
B) errado

Continue navegando