Buscar

MINICURSO DE REDAÇÃO

Prévia do material em texto

PROFESSOR NATANAEL FARIAS – O BRUXO (MINICURSO DE REDAÇÃO)
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS REDACIONAIS (ENEM)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 
Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
1
2
3
4
5
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
DESTRINCHANDO AS 5 COMPETÊNCIASO que será avaliado? Diferença entre modalidade oral e escrita; Ortografia e regras gramaticais; Estética do texto e respeito ao número de linhas; Ausência de marcas da oralidade; Precisão vocabular; Letras maiúsculas e minúsculas; Divisão silábica na mudança de linhas.
O que será avaliado? Compreensão da proposta; Evitar ficar preso aos textos motivadores; Dominar diversas áreas do conhecimento (literatura, biologia, filosofia, etc.); Se o aluno sabe estruturar um texto dissertativo. 
O que será avaliado? Coerência; Relação de sentidos entre as partes do texto; Linearidade de ideias; Adequação entre o conteúdo do texto e o mundo real; Cada parágrafo deve apresentar ideias novas (singularidade); Evitar “saltos temáticos”.
O que será avaliado? Coesão; Estruturação de parágrafos (ideias principais); Estruturação de períodos (simples e compostos); Utilização de operadores argumentativos.
O que será avaliado? Presença de proposta; Detalhamento dos meios para realização da solução proposta; Possibilidade de execução; Respeito aos direitos humanos (cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural).
CONHECENDO OS CAMINHOS PARA UMA REDAÇÃO NOTA 1000
Em média, as competências de 1 a 4 costumam ter notas entre 100 e 120 (ou seja, algo entre 50 e 60% da pontuação máxima), e a competência 5 costuma tirar notas em torno de 33% da pontuação máxima. Considerando que a avaliação do Enem não é muito criteriosa, é possível se destacar bastante da média se você sabe o caminho certo a seguir. 
DICAS BÔNUS
· Aplique um título de impacto; 
· Cite frases de autoridade; 
· Use colocações singulares; 
· Saia da mesmice; 
· Seja inovador; 
· Nunca caia em contradição; 
· Apresente pelo menos duas soluções na conclusão. 
COMO DESENVOLVER UMA BOA REDAÇÃO?
RESPONDA ESTAS SEIS PERGUNTAS 
· Qual o problema? 
· Por que se trata de um problema? 
· Quais as causas para tal problema? 
· Há alguma solução? 
· Como e por que colocar tal solução em prática? 
· Como essa proposta pode, de fato, resolver o problema? 
INTRODUÇÃO: O que eu penso sobre isso? 
· Faz um recorte no espaço/tempo apresentando a situação atual numa perspectiva de anterioridade, ou seja, temas novos, mas que são assuntos discutidos há tempos.
DESENVOLVIMENTO: Como posso provar? Quais suas causas e consequências? 
· Por que a situação se trata de um problema?
· O que impede esse problema de ser resolvido? 
CONCLUSÃO: Que lição eu tiro disso?
· O que vai ser feito?
· Como vai ser feito?
· Quem vai fazer?
· Para quem vai ser feito? (Em alguns casos essa pergunta é necessária)
· Quem vai garantir seu funcionamento?
DICAS SOBRE COMO FAZER A REDAÇÃO DO ENEM
Use uma LINGUAGEM mais simples, mas sem apelar para o coloquialismo exagerado; Não REPITA palavras desnecessariamente, pois o texto fica pobre e cansativo. Busque SINÔNIMOS, especialmente quando você está treinando em casa e tem tempo para fazer isso. O seu vocabulário vai aumentar e vai ficar mais fácil pensar em palavras alternativas durante a prova. Seja objetivo. Tente não REPETIR ARGUMENTOS, dizendo a mesma coisa várias vezes. Preze pela qualidade do seu texto. O seu texto deve ter quatro três parágrafos, um para a introdução, dois para o desenvolvimento e um para a conclusão. O ideal é que o seu DESENVOLVIMENTO tenha dois parágrafos, dessa forma, você pode expor argumentação e fundamentação teórica para embasar a sua tese. Aponte SOLUÇÕES coerentes para o problema levantado, sem fazer críticas que não tenham fundamento. Por fim, RELEIA o texto para corrigir pequenos erros e organizar a redação da melhor forma possível. Pense no seu interlocutor e se pergunte: “o meu ponto de vista ficou claro para o leitor? ”.
ORGANIZANDO O TEXTO PARA CONSTRUIR A ARGUMENTAÇÃO.
Sabemos que o ENEM exige que o aluno produza um texto dissertativo-argumentativo, mas o que é um texto dissertativo-argumentativo? 
O texto dissertativo-argumentativo é um TEXTO OPINATIVO que se organiza na defesa de um ponto de vista. Vale ressaltar que a opinião é fundamentada com explicitações de argumentos, os quais tentarão convencer o leitor de que a ideia defendida está correta. 
TENHA EM MENTE QUE DISSERTAR É:
· Expor um assunto, esclarecendo as verdades que envolvem, discutindo a problemática que nele reside; 
· Defender princípios, tomando decisões; 
· Analisar objetivamente um assunto através da sequência lógica de ideias; 
· Apresentar opiniões sobre um determinado assunto; 
· Provar as opiniões, citando fatos, razões e justificativas. 
Pela leitura de uma dissertação, é possível avaliar a capacidade do aluno de se posicionar perante um tema (geralmente polêmico), de selecionar e expor argumentos consistentes e coerentes com o ponto de vista defendido.
ESTRATÉGIAS PARA DESENVOLVER A ARGUMENTAÇÃO
· Exemplos (Empirismo e Biologia) 
· Dados estatísticos (Geografia e História); 
· Fatos comprováveis (Em aberto); 
· Citações ou depoimentos de pessoas especializadas no assunto (Biologia, Literatura, Sociologia e Filosofia); 
· Alusões históricas (História, Geografia, Literatura e Filosofia); 
· Comparações entre fatos, situações, épocas ou lugares distintos (Empirismo e atualidade).
NÃO ESQUEÇA DE ATENTAR-SE A ESSAS EXPLICAÇÕES
INTRODUÇÃO – A introdução é a parte inicial do texto, em que ocorre a apresentação do tema - de forma contextualizada - da tese a ser defendida e das situações problemas que envolvem o tema em questão, e como parte importante no seu caminho para uma redação nota mil, deve abranger diversas disciplinas, eu aconselho usar embasamento HISTÓRICO ou LITERÁRIO e SOCIOLÓGICO ou FILÓSOFICO para reforçar o início da problemática supracitada, pois o tema é social e tem questões históricas que o desencadearam. 
DESENVOLVIMENTO – É a parte central do texto, na qual são articulados os argumentos usados para fundamentar o ponto de vista assumido, em vista disso, não esqueça de usar argumentação e embasamento GEOGRÁFICO, FILOSÓFICO, SOCIOLÓGICO, LITERÁRIO e BIOLÓGICO, pois a problemática está situada no tempo/espaço, com possíveis efeitos de espécie/indivíduo, desencadeado por fatores socioculturais, e com apresentações declinadas por literatura. Por exemplo, uma proposta de redação que traga o ÍNDIO, pode ser citada a Primeira Geração romântica. Falar da REALIDADE em questão, pode articular em bases do Realismo, e falando de ESCRAVIDÃO e do NEGRO pode citar a Terceira Geração Romântica e o poeta Cruz e Souza do Simbolismo, assim como Machado de Assis do realismo, entre outros. Não esqueça que o desenvolvimento deve ser correspondente à um processo analítico, em que o conjunto de dados é organizado e articulado de modo que propicie uma reflexão sobre o tema proposto. Essa orientação deve ser orientada pelo seu ponto de vista, que, para isso, deve ter clareza e domínio dos argumentos utilizados. Para convencer o leitor da VALIDADE do seu ponto de vista, é necessário que ele apresente uns traços baseados no raciocínio lógico, na comprovação de dados e na recorrência a argumentos de autoridade, que ampliem a credibilidade das ideias apresentadas. 
CONCLUSÃO – Trata-se de um fechamento de argumentação desenvolvida (normalmente no parágrafo final do texto). Essa é a parte em que a problemática vai tomar um "rumo" por assim dizer, nessa parte, é crucial quevocê entenda o problema em questão e desenvolva uma solução que possa ser usada "rapidamente", use as ONGs, palestras, resoluções sociais, a educação, e valorize o que as leis já propõem, reforçando suas teses e pondo mais intuito é aprofundamento para seu desenvolver, não se recomenda que você traga dados novos, mas sim, que reforce a tese defendida ao longo da análise, jamais incite propostas que venham a FERIR os direitos humanos, e busque ser totalmente imparcial, seja preciso e não erre o "tiro", pois essa fase é muito importante para lacrar sua redação nota 1000.
“Nenhum vencedor acredita no acaso” – Friedrich Nietzsche

Continue navegando