Logo Passei Direto
Buscar

Políticas Sociais da Saúde e da Previdência Social Prova Final

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O direito à assistência social foi historicamente constitucionalizado no âmbito da Seguridade Social, por sua inscrição na Constituição Federal de 1988, sendo, portanto, conquistado reclamável. Com relação à assistência social, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Como política pública, assume uma função estratégica na ampliação e não na substituição da proteção social brasileira, tendo em vista a necessidade de ampliação e direciona espaços de participação, no compromisso com os interesses particulares.
( ) O processo de implementação da LOAS é revelador de mudanças institucionais e políticas, indispensáveis para demarcação do direito à assistência social, no âmbito do sistema brasileiro.
( ) As formas de opressão e violência vivenciadas pelos sujeitos de direitos não estão relacionadas às determinações sócio-históricas, cabendo análises psicologizantes até para a reconstrução dos projetos individuais e coletivos de vida.
( ) Para efetivação da assistência social como política pública, é imprescindível sua integração e articulação à seguridade e às demais políticas sociais.
( ) O reconhecimento do potencial democratizador da assistência social não desconsidera o sentido estrutural da sociabilidade do capital e dos mecanismos de reprodução da vida.
a) F - V - F - V - V.
b) V - V - F - F - V.
c) F - F - V - V - V.
d) F - V - F - V - F.

Na década de 1940, uma instituição esteve à frente da coordenação da área de assistência social no país, a Legião Brasileira da Assistência - LBA. Sua gênese está particularmente ligada à participação do Brasil em um acontecimento de extrema importância no mundo.
Sobre esse acontecimento, assinale a alternativa CORRETA:
a) Ao ingresso do Brasil na OEA (Organização dos Estados Americanos).
b) A criação da ONU (Organização das Nações Unidas).
c) A Segunda Guerra Mundial.
d) A Guerra da Palestina.

A Reforma de 1937, implantada por Gustavo Capanema, foi responsável pela criação das Conferências Nacionais de Saúde (CNS). A proposta indicava a reunião periódica de delegados de todos os estados em um fórum nacional para discutir temas relevantes para a saúde pública no país.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- As Conferências representavam um espaço privilegiado para a construção do diálogo e propostas de ação entre estados e a União.
II- As Conferências concentraram majoritariamente a participação de entidades privadas que atuavam em diferentes áreas do país.
III- Através das Conferências foi possível discutir e deliberar acerca de questões administrativas relativas à saúde pública.
IV- As pautas das Conferências permitiam a análise dos mecanismos burocráticos e administrativos, bem como a definição de prioridades para a política de saúde.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

As dificuldades dos anos de 1980 foram resultado de uma crise do capital, sendo que a questão central foi a econômica, que deu origem a um movimento convergente em que a crise de superprodução foi ajustada através da expansão do financiamento.
Sobre a crise do capital, analise as sentenças a seguir:
I- Expressou o descompasso entre produção e circulação.
II- Significou o crescimento industrial.
III- Alinhamento das possibilidades entre capital e trabalho.
IV- Concordância entre o mercado e a população.
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

No decorrer da década de 1970, o governo através das políticas públicas tenta passar a imagem de atenção com o bem-estar da sociedade. De maneira ilusória, os governantes pareciam mais preocupados com o andamento do social do que com o desenvolvimento econômico.
Sobre o real objetivo do governo naquela época, assinale a alternativa CORRETA:
a) O investimento no social era maior, pois o governo objetivava seu desenvolvimento.
b) O governo objetivava o desenvolvimento do capital tanto quanto do social.
c) O governo objetivava muito mais o desenvolvimento do capital do que o social.
d) O único objetivo do governo era o desenvolvimento do capitalismo.

Os sistemas previdenciários tendem a ser distintos de uma sociedade para outra. Fatores sociais, econômicos, políticos e culturais determinam as mudanças. As pessoas que contribuem para a previdência tendem a se afastar do trabalho e buscar apoio junto a Previdência Social.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Estão passando por problemas de saúde temporário ou permanente.
II- O afastamento de trabalho acontece quando a pessoa autodeclara problema de saúde irreversível.
III- O afastamento do trabalho acontece quando sua capacidade laborativa impede a execução de suas funções, esse processo chama-se de apoio à doença.
IV- Um caso de afastamento temporário é denominado de licença-maternidade.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) Somente a sentença III está correta.

A construção da saúde pública enquanto política estatal nas décadas de 1930 e 1940 é atribuída à ação política de Gustavo Capanema no Ministério da Educação e Saúde Pública.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A partir dessa reforma, o Ministério passou a ser denominado como Ministério da Educação e Saúde (MÊS).
II- A segunda reforma nesse período foi responsável por verticalizar as campanhas de combate a doenças específicas.
III- As mudanças resultantes dessa reforma levou à criação de 26 Delegacias Federais de Saúde com autonomia em relação ao Governo Federal.
IV- A reestruturação da política dessa proposta promoveu uma série de ações descentralizadas no combate a doenças contagiosas.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

Uma das estratégias implementadas na saúde pública é a representação social a partir de segmentos sociais, que auxiliam no planejamento, na proposição e na fiscalização das ações de saúde.
Com relação a essa denominação colegiada, assinale a alternativa CORRETA:
a) Fundo em saúde.
b) Conferência de saúde.
c) Colegiado em saúde.
d) Gestão na saúde.

As políticas de proteção social - assistência social, saúde e previdência - originaram-se do reconhecimento dos riscos relacionados ao trabalho social no período posterior à Segunda Guerra Mundial.
Sobre as ações assistenciais decorrentes das políticas de proteção social, assinale a alternativa CORRETA:
a) As ações assistenciais atendem aos cidadãos incapazes de prover seu sustento em casos como doenças, acidentes e invalidez.
b) A suspensão definitiva ou temporária da atividade laborativa não justifica a proteção social através das ações assistenciais.
c) As políticas de proteção social dão conta das ações da iniciativa privada que visam atender às demandas das pequenas empresas.
d) As ações assistenciais visam ao atendimento daqueles grupos sociais capazes de garantir seu sustento através do trabalho.

A reestruturação produtiva se coloca como desafio para a profissão de Serviço Social, pois consiste também nas mudanças dos meios de produção e nas transformações proporcionadas pela emergência do Estado Neoliberal.
Sobre a reestruturação produtiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A reorganização do trabalho não é simplesmente criar uma nova forma de transformar os meios de produção, mas consiste em gerar uma nova sociedade.
( ) Nos dias atuais, é um termo em desuso, a economia sob a lógica neoliberal não se utiliza mais deste modelo de gestão, cada empresa é um universo e sozinha planeja suas soluções.
( ) A reorganização do trabalho têm como dever o alcance de novas maneiras de controle do capital sobre o trabalho, ou seja, estratégias de enfrentamento da crise.
( ) Com o fenômeno da globalização, cada empresa busca as suas próprias soluções, não discutindo seus processos produtivos num plano teórico, e sim investindo em equipamentos modernos para aumentar lucros.
a) V - F - F - F.
b) V - V - V - F.
c) V - F - V - F.
d) V - F - F - F.

(ENADE, 2004) Considere e analise as afirmacoes a seguir, sobre a questão social como eixo estruturante do Serviço Social:
É correto o que se afirma em:
I- O Serviço Social se constitui como profissão enquanto mecanismo institucional utilizado pelo Estado para dar respostas às expressões da questão social, via políticas sociais.
II- Os assistentes sociais intervêm nas mais variadas formas de expressão da questão social, tais como os indivíduos as experimentam nas relações de trabalho, na família, na saúde e em outras esferas da vida social.
III- A questão social constitui-se exclusivamente de um conjunto de problemas de indivíduos e grupos usuários dos serviços prestados pelo Estado, via políticas sociais.
IV- O reconhecimento de um conjunto de problemas vinculados às modernas condições de trabalho urbano constitui o fundamento da questão social.
a) I e IV.
b) II e III.
c) I e III.
d) I e II.

(ENADE, 2004) A Política de Saúde construída na década de 1980 expressou avanços na direção do Projeto da Reforma Sanitária.
Entre as principais propostas do projeto privatista de saúde, assinale a alternativa CORRETA:
a) Caráter focalizado e o estímulo ao seguro privado.
b) A forma não direcionada no atendimento à população.
c) Terceirização das unidades de saúde.
d) Concepções de saúde como direito.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O direito à assistência social foi historicamente constitucionalizado no âmbito da Seguridade Social, por sua inscrição na Constituição Federal de 1988, sendo, portanto, conquistado reclamável. Com relação à assistência social, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Como política pública, assume uma função estratégica na ampliação e não na substituição da proteção social brasileira, tendo em vista a necessidade de ampliação e direciona espaços de participação, no compromisso com os interesses particulares.
( ) O processo de implementação da LOAS é revelador de mudanças institucionais e políticas, indispensáveis para demarcação do direito à assistência social, no âmbito do sistema brasileiro.
( ) As formas de opressão e violência vivenciadas pelos sujeitos de direitos não estão relacionadas às determinações sócio-históricas, cabendo análises psicologizantes até para a reconstrução dos projetos individuais e coletivos de vida.
( ) Para efetivação da assistência social como política pública, é imprescindível sua integração e articulação à seguridade e às demais políticas sociais.
( ) O reconhecimento do potencial democratizador da assistência social não desconsidera o sentido estrutural da sociabilidade do capital e dos mecanismos de reprodução da vida.
a) F - V - F - V - V.
b) V - V - F - F - V.
c) F - F - V - V - V.
d) F - V - F - V - F.

Na década de 1940, uma instituição esteve à frente da coordenação da área de assistência social no país, a Legião Brasileira da Assistência - LBA. Sua gênese está particularmente ligada à participação do Brasil em um acontecimento de extrema importância no mundo.
Sobre esse acontecimento, assinale a alternativa CORRETA:
a) Ao ingresso do Brasil na OEA (Organização dos Estados Americanos).
b) A criação da ONU (Organização das Nações Unidas).
c) A Segunda Guerra Mundial.
d) A Guerra da Palestina.

A Reforma de 1937, implantada por Gustavo Capanema, foi responsável pela criação das Conferências Nacionais de Saúde (CNS). A proposta indicava a reunião periódica de delegados de todos os estados em um fórum nacional para discutir temas relevantes para a saúde pública no país.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- As Conferências representavam um espaço privilegiado para a construção do diálogo e propostas de ação entre estados e a União.
II- As Conferências concentraram majoritariamente a participação de entidades privadas que atuavam em diferentes áreas do país.
III- Através das Conferências foi possível discutir e deliberar acerca de questões administrativas relativas à saúde pública.
IV- As pautas das Conferências permitiam a análise dos mecanismos burocráticos e administrativos, bem como a definição de prioridades para a política de saúde.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

As dificuldades dos anos de 1980 foram resultado de uma crise do capital, sendo que a questão central foi a econômica, que deu origem a um movimento convergente em que a crise de superprodução foi ajustada através da expansão do financiamento.
Sobre a crise do capital, analise as sentenças a seguir:
I- Expressou o descompasso entre produção e circulação.
II- Significou o crescimento industrial.
III- Alinhamento das possibilidades entre capital e trabalho.
IV- Concordância entre o mercado e a população.
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

No decorrer da década de 1970, o governo através das políticas públicas tenta passar a imagem de atenção com o bem-estar da sociedade. De maneira ilusória, os governantes pareciam mais preocupados com o andamento do social do que com o desenvolvimento econômico.
Sobre o real objetivo do governo naquela época, assinale a alternativa CORRETA:
a) O investimento no social era maior, pois o governo objetivava seu desenvolvimento.
b) O governo objetivava o desenvolvimento do capital tanto quanto do social.
c) O governo objetivava muito mais o desenvolvimento do capital do que o social.
d) O único objetivo do governo era o desenvolvimento do capitalismo.

Os sistemas previdenciários tendem a ser distintos de uma sociedade para outra. Fatores sociais, econômicos, políticos e culturais determinam as mudanças. As pessoas que contribuem para a previdência tendem a se afastar do trabalho e buscar apoio junto a Previdência Social.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Estão passando por problemas de saúde temporário ou permanente.
II- O afastamento de trabalho acontece quando a pessoa autodeclara problema de saúde irreversível.
III- O afastamento do trabalho acontece quando sua capacidade laborativa impede a execução de suas funções, esse processo chama-se de apoio à doença.
IV- Um caso de afastamento temporário é denominado de licença-maternidade.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) Somente a sentença III está correta.

A construção da saúde pública enquanto política estatal nas décadas de 1930 e 1940 é atribuída à ação política de Gustavo Capanema no Ministério da Educação e Saúde Pública.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A partir dessa reforma, o Ministério passou a ser denominado como Ministério da Educação e Saúde (MÊS).
II- A segunda reforma nesse período foi responsável por verticalizar as campanhas de combate a doenças específicas.
III- As mudanças resultantes dessa reforma levou à criação de 26 Delegacias Federais de Saúde com autonomia em relação ao Governo Federal.
IV- A reestruturação da política dessa proposta promoveu uma série de ações descentralizadas no combate a doenças contagiosas.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

Uma das estratégias implementadas na saúde pública é a representação social a partir de segmentos sociais, que auxiliam no planejamento, na proposição e na fiscalização das ações de saúde.
Com relação a essa denominação colegiada, assinale a alternativa CORRETA:
a) Fundo em saúde.
b) Conferência de saúde.
c) Colegiado em saúde.
d) Gestão na saúde.

As políticas de proteção social - assistência social, saúde e previdência - originaram-se do reconhecimento dos riscos relacionados ao trabalho social no período posterior à Segunda Guerra Mundial.
Sobre as ações assistenciais decorrentes das políticas de proteção social, assinale a alternativa CORRETA:
a) As ações assistenciais atendem aos cidadãos incapazes de prover seu sustento em casos como doenças, acidentes e invalidez.
b) A suspensão definitiva ou temporária da atividade laborativa não justifica a proteção social através das ações assistenciais.
c) As políticas de proteção social dão conta das ações da iniciativa privada que visam atender às demandas das pequenas empresas.
d) As ações assistenciais visam ao atendimento daqueles grupos sociais capazes de garantir seu sustento através do trabalho.

A reestruturação produtiva se coloca como desafio para a profissão de Serviço Social, pois consiste também nas mudanças dos meios de produção e nas transformações proporcionadas pela emergência do Estado Neoliberal.
Sobre a reestruturação produtiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A reorganização do trabalho não é simplesmente criar uma nova forma de transformar os meios de produção, mas consiste em gerar uma nova sociedade.
( ) Nos dias atuais, é um termo em desuso, a economia sob a lógica neoliberal não se utiliza mais deste modelo de gestão, cada empresa é um universo e sozinha planeja suas soluções.
( ) A reorganização do trabalho têm como dever o alcance de novas maneiras de controle do capital sobre o trabalho, ou seja, estratégias de enfrentamento da crise.
( ) Com o fenômeno da globalização, cada empresa busca as suas próprias soluções, não discutindo seus processos produtivos num plano teórico, e sim investindo em equipamentos modernos para aumentar lucros.
a) V - F - F - F.
b) V - V - V - F.
c) V - F - V - F.
d) V - F - F - F.

(ENADE, 2004) Considere e analise as afirmacoes a seguir, sobre a questão social como eixo estruturante do Serviço Social:
É correto o que se afirma em:
I- O Serviço Social se constitui como profissão enquanto mecanismo institucional utilizado pelo Estado para dar respostas às expressões da questão social, via políticas sociais.
II- Os assistentes sociais intervêm nas mais variadas formas de expressão da questão social, tais como os indivíduos as experimentam nas relações de trabalho, na família, na saúde e em outras esferas da vida social.
III- A questão social constitui-se exclusivamente de um conjunto de problemas de indivíduos e grupos usuários dos serviços prestados pelo Estado, via políticas sociais.
IV- O reconhecimento de um conjunto de problemas vinculados às modernas condições de trabalho urbano constitui o fundamento da questão social.
a) I e IV.
b) II e III.
c) I e III.
d) I e II.

(ENADE, 2004) A Política de Saúde construída na década de 1980 expressou avanços na direção do Projeto da Reforma Sanitária.
Entre as principais propostas do projeto privatista de saúde, assinale a alternativa CORRETA:
a) Caráter focalizado e o estímulo ao seguro privado.
b) A forma não direcionada no atendimento à população.
c) Terceirização das unidades de saúde.
d) Concepções de saúde como direito.

Prévia do material em texto

23/04/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 1/3
Acadêmico: Gilmara Schebella Rodrigues Flaschner (1157891)
Disciplina: Políticas Sociais da Saúde e Previdência Social (SES96)
Avaliação: Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:513672) ( peso.:3,00)
Prova: 16960285
Nota da Prova: 10,00
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. O direito à assistência social foi historicamente constitucionalizado no âmbito da Seguridade Social, por sua inscrição na Constituição Federal de 1988, sendo, portanto, conquistado
reclamável. Com relação à assistência social, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Como política pública, assume uma função estratégica na ampliação e não na substituição da proteção social brasileira, tendo em vista a necessidade de ampliação e direciona
espaços de participação, no compromisso com os interesses particulares.
( ) O processo de implementação da LOAS é revelador de mudanças institucionais e políticas, indispensáveis para demarcação do direito à assistência social, no âmbito do sistem
brasileiro.
( ) As formas de opressão e violência vivenciadas pelos sujeitos de direitos não estão relacionadas às determinações sócio-históricas, cabendo análises psicologizantes até para a
reconstrução dos projetos individuais e coletivos de vida.
( ) Para efetivação da assistência social como política pública, é imprescindível sua integração e articulação à seguridade e às demais políticas sociais. 
( ) O reconhecimento do potencial democratizador da assistência social não desconsidera o sentido estrutural da sociabilidade do capital e dos mecanismos de reprodução da vida
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - V - F - V - V.
 b) V - V - F - F - V.
 c) F - F - V - V - V.
 d) F - V - F - V - F.
2. Na década de 1940, uma instituição esteve à frente da coordenação da área de assistência social no país, a Legião Brasileira da Assistência - LBA. Sua gênese está particularment
participação do Brasil em um acontecimento de extrema importância no mundo. Sobre esse acontecimento, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Ao ingresso do Brasil na OEA (Organização dos Estados Americanos).
 b) A Segunda Guerra Mundial.
 c) A criação da ONU (Organização das Nações Unidas).
 d) A Guerra da Palestina.
3. A Reforma de 1937, implantada por Gustavo Capanema, foi responsável pela criação das Conferências Nacionais de Saúde (CNS). A proposta indicava a reunião periódica de dele
todos os estados em um fórum nacional para discutir temas relevantes para a saúde pública no país. Na visão do ministro, as Conferências representavam um espaço para a discus
problemas estaduais e permitiam a elaboração de planos de ação nacionais. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- As Conferências representavam um espaço privilegiado para a construção do diálogo e propostas de ação entre estados e a União.
II- As Conferências concentraram majoritariamente a participação de entidades privadas que atuavam em diferentes áreas do país.
III- Através das Conferências foi possível discutir e deliberar acerca de questões administrativas relativas à saúde pública.
IV- As pautas das Conferências permitiam a análise dos mecanismos burocráticos e administrativos, bem como a definição de prioridades para a política de saúde.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HOCHMAN, G. Reformas, instituições e políticas de saúde no Brasil (1930-1945). Educar, Curitiba, n. 25, p. 127-141, 2005. Disponível em:
<http://www.redalyc.org/html/1550/155016226009/>. Acesso em: 24 maio 2018.
 a) As sentenças I e II estão corretas.
 b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 c) As sentenças II e IV estão corretas.
 d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
4. As dificuldades dos anos de 1980 foram resultado de uma crise do capital, sendo que a questão central foi a econômica, que deu origem a um movimento convergente em que a cris
superprodução foi ajustada através da expansão do financiamento. Sobre a crise do capital, analise as sentenças a seguir:
I- Expressou o descompasso entre produção e circulação.
II- Significou o crescimento industrial.
III- Alinhamento das possibilidades entre capital e trabalho.
IV- Concordância entre o mercado e a população.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) Somente a sentença I está correta.
 b) As sentenças III e IV estão corretas.
 c) As sentenças II e IV estão corretas.
 d) As sentenças I, II e III estão corretas.
5. No decorrer da década de 1970, o governo através das políticas públicas tenta passar a imagem de atenção com o bem-estar da sociedade. De maneira ilusória, os governantes pa
preocupados com o andamento do social do que com o desenvolvimento econômico. Sobre o real objetivo do governo naquela época, assinale a alternativa CORRETA:
 a) O investimento no social era maior, pois o governo objetivava seu desenvolvimento.
 b) O governo objetivava muito mais o desenvolvimento do capital do que o social.
 c) O único objetivo do governo era o desenvolvimento do capitalismo.
 d) O governo objetivava o desenvolvimento do capital tanto quanto do social.

23/04/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 2/3
6. Os sistemas previdenciários tendem a ser distintos de uma sociedade para outra. Fatores sociais, econômicos, políticos e culturais determinam as mudanças. As pessoas que contr
previdência tendem a se afastar do trabalho e buscar apoio junto a Previdência Social. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Estão passando por problemas de saúde temporário ou permanente.
II- O afastamento de trabalho acontece quando a pessoa autodeclara problema de saúde irreversível.
III- O afastamento do trabalho acontece quando sua capacidade laborativa impede a execução de suas funções, esse processo chama-se de apoio à doença. 
IV- Um caso de afastamento temporário é denominado de licença-maternidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e IV estão corretas.
 b) As sentenças III e IV estão corretas.
 c) As sentenças I, II e III estão corretas.
 d) Somente a sentença III está correta.
7. A construção da saúde pública enquanto política estatal nas décadas de 1930 e 1940 é atribuída à ação política de Gustavo Capanema no Ministério da Educação e Saúde Pública.
através da proposta implementada pelo ministro que a partir de janeiro de 1937 definiu a política de saúde pública no Brasil adequada às propostas da política social do Estado Nov
exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A partir dessa reforma, o Ministério passou a ser denominado como Ministério da Educação e Saúde (MÊS).
II- A segunda reforma nesse período foi responsável por verticalizar as campanhas de combate a doenças específicas.
III- As mudanças resultantes dessa reforma levou à criação de 26 Delegacias Federais de Saúde com autonomia em relação ao Governo Federal.
IV- A reestruturação da política dessa proposta promoveu uma série de ações descentralizadas no combate a doenças contagiosas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HOCHMAN, G. Reformas, instituições e políticas de saúde no Brasil (1930-1945). Educar, Curitiba, n. 25, p. 127-141, 2005. Disponível em:
<http://www.redalyc.org/html/1550/155016226009/>. Acesso em: 24 maio 2018.
 a) As sentenças I e III estão corretas.
 b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 c) As sentenças I e II estão corretas.
 d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
8. Uma das estratégias implementadas na saúde pública é a representação social a partir de segmentos sociais, que auxiliam no planejamento, na proposição e na fiscalização das aç
saúde. Esse movimento acontece em todos os níveis correspondentes. Com relação a essa denominação colegiada, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Gestão na saúde.b) Colegiado em saúde.
 c) Conferência de saúde.
 d) Fundo em saúde.
9. As políticas de proteção social - assistência social, saúde e previdência - originaram-se do reconhecimento dos riscos relacionados ao trabalho social no período posterior à Segund
objetivo foi garantir a proteção social aos trabalhadores. Nesse sentido, as políticas resultam da luta pela garantia dos direitos sociais. Sobre as ações assistenciais decorrentes das
proteção social, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MOTA, Ana Elizabete. Seguridade social brasileira: desenvolvimento histórico e tendências recentes. Serviço social e saúde formação e trabalho profissional, v. 3, 2006.
 a) As ações assistenciais atendem aos cidadãos incapazes de prover seu sustento em casos como doenças, acidentes e invalidez.
 b) A suspensão definitiva ou temporária da atividade laborativa não justifica a proteção social através das ações assistenciais.
 c) As políticas de proteção social dão conta das ações da iniciativa privada que visam atender às demandas das pequenas empresas.
 d) As ações assistenciais visam ao atendimento daqueles grupos sociais capazes de garantir seu sustento através do trabalho.
10. A reestruturação produtiva se coloca como desafio para a profissão de Serviço Social, pois consiste também nas mudanças dos meios de produção e nas transformações proporcio
emergência do Estado Neoliberal. Sobre a reestruturação produtiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A reorganização do trabalho não é simplesmente criar uma nova forma de transformar os meios de produção, mas consiste em gerar uma nova sociedade. 
( ) Nos dias atuais, é um termo em desuso, a economia sob a lógica neoliberal não se utiliza mais deste modelo de gestão, cada empresa é um universo e sozinha planeja suas so
( ) A reorganização do trabalho têm como dever o alcance de novas maneiras de controle do capital sobre o trabalho, ou seja, estratégias de enfrentamento da crise.
( ) Com o fenômeno da globalização, cada empresa busca as suas próprias soluções, não discutindo seus processos produtivos num plano teórico, e sim investindo em equipame
modernos para aumentar lucros.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - F - F.
 b) V - F - V - F.
 c) V - V - V - F.
 d) V - F - F - F.
11. (ENADE, 2004) Considere e analise as afirmações a seguir, sobre a questão social como eixo estruturante do Serviço Social:
I- O Serviço Social se constitui como profissão enquanto mecanismo institucional utilizado pelo Estado para dar respostas às expressões da questão social, via políticas sociais.
II- Os assistentes sociais intervêm nas mais variadas formas de expressão da questão social, tais como os indivíduos as experimentam nas relações de trabalho, na família, na saúd
outras esferas da vida social.
III- A questão social constitui-se exclusivamente de um conjunto de problemas de indivíduos e grupos usuários dos serviços prestados pelo Estado, via políticas sociais.
IV- O reconhecimento de um conjunto de problemas vinculados às modernas condições de trabalho urbano constitui o fundamento da questão social.
É correto o que se afirma em:
 a) I e III.
 b) II e III.
 c) I e II.
 d) I e IV.
12. (ENADE, 2004) A Política de Saúde construída na década de 1980 expressou avanços na direção do Projeto da Reforma Sanitária. A partir de 1990, ocorre o fortalecimento do proje
privatista. Entre as principais propostas do projeto privatista de saúde, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Terceirização das unidades de saúde.
 b) Caráter focalizado e o estímulo ao seguro privado.
 c) A forma não direcionada no atendimento à população.
 d) Concepções de saúde como direito.
23/04/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 3/3
Prova finalizada com 11 acertos e 1 questões erradas.

Mais conteúdos dessa disciplina