Buscar

politicas sociais

Prévia do material em texto

Prepare-se para iniciar a Avaliação Substitutiva (AS)! Se você está realizando esta atividade significa que você não obteve nota maior ou igual a 7,0 (sete) na média da disciplina, portanto, a AS é a oportunidade de substituir a sua média e, em seguida, ser aprovado (a). Ela é realizada eletronicamente, composta por questões objetivas, pode ser realizada consultando o material de estudos e tem duração de 7 (sete) dias corridos para realização após a compensação do boleto. ATENÇÃO! Diferente da AV, você pode “Enviar” as questões, que são automaticamente corrigidas, APENAS UMA VEZ. Boa prova!
Parte superior do formulário
1)
Pequim, 03/05/2014. "Após três décadas de crescimento econômico vertiginoso, a desigualdade de renda na China ultrapassou a dos Estados Unidos e está entre as maiores do mundo - junto com a do Brasil. [...]Pelo estudo da universidade norte-americana, o Gini chinês atual é de 0,55. Em 1980, quando o país começava sua abertura econômica, o índice era de 0,3".
Fonte: <http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/05/1448922-china-ultrapassa-os-eua-no-quesito-desigualdade-segundo-estudo.shtml>. Acesso em 23. Ago. 2015.
A abertura econômica chinesa implicou na introdução do modo de produção capitalista, de suas relações de produção e de classe. Analisando a notícia acima e essa afirmação, é possível dizer:
Alternativas:
· O aumento da desigualdade de renda na China pode ser creditado mais a manutenção do Estado comunista do que ao desenvolvimento do capitalismo em território chinês.
· O índice de Gini chinês aumentou após a introdução do modo de produção capitalista, o que indica que o capitalismo e a globalização são, inerentemente, produtores de desigualdade. 
checkCORRETO
· A globalização provocou efeitos positivos na sociedade chinesa;
· Não existe relação entre aumento da desigualdade e introdução do modo de produção capitalista na China; 
· O aumento do índice de Gini, que mede a desigualdade de renda, independe do processo de globalização e de seus efeitos;
Resolução comentada:
O modo de produção capitalista, por si só, é produtor de desigualdades, dado que concentra nas mãos de poucos os recursos produtivos e os produtos oriundos dessa produção. Quando associado ao processo de globalização, que tem por objetivo expandir a atuação do capitalismo territorialmente, ele provoca aumento dos níveis de desigualdades em países nos quais, antes da adoção do modo de produção capitalista, esses níveis eram mantidos baixos, como no caso chinês.
Código da questão: 7872
2)
Milton Santos, importante teórico da globalização, em seu livro A Natureza do Espaço (São Paulo: EDUSP, 2006) afirma que a globalização e a expansão do sistema capitalista tendem a universalizar as técnicas de produção e informação.
Partindo desse pressupossto, é possível dizer que:
I. A tendência à universalização das tecnologias de informação e comunicação implicam padronização dos comportamentos ao redor do globo.
II. A tendência à universalização das tecnologias de informação e comunicação provocam, inevitavelmente, a afirmação das culturas locais.
III. O avanço das tecnologias de informação e comunicação e sua universalização pelo território global são inevitáveis.
IV. O avanço das tecnologias de informação e comunicação e sua universalização pelo território global não implicam universalização dos comportamentos.
Estão CORRETAS somente as afirmações:
Alternativas:
· I, II e IV.
· I e III.
CORRETO
· II e III.
· II e IV.
· II, III e IV. 
checkINCORRETO
Resolução comentada:
Segundo a afirmação de Milton Santos, o avanço das tecnologias de informação e comunicação e sua universalização pelo território global é inevitável, o que resulta em uma padronização dos comportamentos ao redor do território global, dado a expansão de uma dada cultura hegemônica, a cultura ocidental capitalista.
Código da questão: 8266
3)
A superação da crise do Estado de Bem Estar Social resultou na constituição do chamado Estado _________, no qual se reduz a posição do _________ na economia, como interventor e como regulador, e também a salvaguarda dos direitos _________, que são paulatinamente reduzidos.
Alternativas:
· Neoliberal, Estado, Sociais. 
CORRETO
· Neoliberal, Político, Sociais.
· Social, Estado, Políticos.
· Social, Político, Políticos. 
checkINCORRETO
· Social, Estado, Sociais. 
Resolução comentada:
O Estado neoliberal substituiu o Estado de Bem-Estar Social propondo-se reduzir as intervenções estatais na economia e no social, reduzindo direitos e ampliando a ação do capital privado na economia.
Código da questão: 7504
4)
O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação e seu uso pelas grandes corporações midiáticas tende a constituir uma sociedade de massas, com baixa ou nenhuma capacidade de análise e crítica da informação. Considerando essa afirmação, em termos políticos, a sociedade de massas tende a:
I. Não participar da política por não ter capacidade crítica.
II. A participar da política orientada pelo conteúdo transmitido pelas tecnologias de informação e comunicação.
III. A ter uma participação política crítica e contrária ao conteúdo transmitido pelas tecnologias de informação e comunicação.
IV. Não participar da política por descrença na política.
Estão CORRETAS as afirmações:
Alternativas:
· I e II.
CORRETO
· I e III.
· III e IV.
· Somente a II.
· Somente a IV. 
checkINCORRETO
Resolução comentada:
O uso intensivo das tecnologias de comunicação e informação por parte das grandes corporações em uma sociedade de massas induz essa sociedade a orientar-se pelo que é transmitido por essas tecnologias, incluindo as questões de ordem política.
Código da questão: 8221
5)
A _________ tradicional está centrada na ideia de um _________ que legitimaria o governo, no qual o contrato social estaria garantido pela _________ da participação pelo voto.
Assinale a alternativa que preenche as lacunas da frase acima.
Alternativas:
· Democracia, consenso, legitimidade. 
CORRETO
· Democracia, consenso, ilegitimidade.
· Democracia, veto, ilegitimidade. 
· Democracia, veto, legitimidade. 
· Ditadura, veto, ilegitimidade. 
checkINCORRETO
Resolução comentada:
O conceito tradicional de democracia trabalha com a ideia de que haveria um consenso entre os homens, consenso esse que produz o contrato social, que legitima o governo e o próprio contrato social. Essa legitimidade é garantida pela participação da população através do voto.
Código da questão: 7502
6)
Um dos objetivos do neoliberalismo é reduzir a participação do Estado na economia e no social, através do desmonte do Estado de Bem-Estar Social. No entanto, no Brasil, não podemos falar em neoliberalismo, porque:
Alternativas:
· O Estado de Bem-Estar Social ainda está em construção.
· O Estado de Bem-Estar Social está bem estruturado.
· O Estado de Bem-Estar Social foi desmontado antes do neoliberalismo. 
· O Estado de Bem-Estar Social sobrevive por meio das políticas sociais dos últimos governos.
· Nunca houve um Estado de Bem-Estar Social.
checkCORRETO
Resolução comentada:
No Brasil nunca houve um Estado de Bem-Estar Social. O que havia eram políticas que procuravam assegurar alguns direitos por meio do exercício do trabalho. Assim, quando o neoliberalismo surgiu, na década de 1980, nos países centrais, o seu objetivo foi promover políticas de redução da participação do Estado em investimentos sociais e financeiros e garantir o livre-mercado. Contudo, como no Brasil não houve um Estado de Bem-Estar Social, o neoliberalismo pode ser entendido como a continuidade das políticas liberais já existentes no país.
Código da questão: 7870
7)
A Lei Federal nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, tornou obrigatória a introdução da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" nos currículos das escolas de ensino fundamental e médio. A partir do debate sobre multiculturalismo, é possível dizer que o objetivo dessa ação é:
Alternativas:
· Produzir a diferenciação sem produzir igualdade.  
· Produzir a diferenciação com vistas a reduzir a discriminação. 
· Afirmar a presença da diversidade naformação social brasileira, produzindo discriminação.  
· Entender a raiz multicultural e reduzir a discriminação racial e étnica.
checkCORRETO
· Produzir a diferenciação e consequente discriminação.  
Resolução comentada:
A introdução dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira nos ensinos fundamental e médio tem por objetivo afirmar a presença da diversidade cultural, racial e étnica na formação social brasileira, de forma a gerar conhecimento sobre o tema, compreendendo a raiz multicultural da formação social brasileira, promovendo assim a redução da discriminação e o preconceito, pelo entendimento da formação do povo brasileiro.
Código da questão: 8882
8)
"A energia do social se inverte, sua especificidade se perde, sua qualidade histórica e sua idealidade desaparecem em benefício de uma configuração [as massas] em que não só o político se volatilizou, mas em que o próprio social não tem mais nome" (BAUDRILLARD, Jean. À sombra das maiorias silenciosas: o fim do social e o surgimento das massas. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 11).
Notícia 17/04/2015. "Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) fizeram um levantamento com manifestantes que foram às ruas protestar contra o governo no domingo (12), na Avenida Paulista, em São Paulo. O estudo mostra que a maioria não acredita ou não confia em partidos políticos, além de organizações não-governamentais e movimentos sociais e que há muita desinformação". (Pesquisadores da USP e da Unifesp realizam estudo sobre manifestações de 12 de abril. Disponível em <http://www.ebc.com.br/noticias/2015/04/pesquisadores-da-usp-e-unifesp-realizam-estudo-sobre-manifestacoes-de-12-de-abril>. Acesso em 28. ago. 2015)
Leia a citação de Baudrillard, faça, a partir dela, uma análise da citação sobre as manifestações de 12 de abril de 2015 e responda:
Alternativas:
· As manifestações citadas são resultado da insatisfação política dos brasileiros, o que contraria o fenômeno das massas citado por Baudrillard, dado que nas massas não há o político e tampouco o social. 
checkINCORRETO
· As manifestações citadas são políticas e não correspondem ao fenômeno das massas citado por Baudrillard. 
· A internet contribui para a disseminação de informações de todo tipo, reforçando o fenômeno das massas citado por Baudrillard, que não possui criticidade e mantém-se fora do espectro político, como afirmado no resultado da pesquisa feita pela USP e Unifesp. 
CORRETO
· A falta de informação citada pela pesquisa pode ser considerada resultado da aversão da população aos canais correntes de informação, o que demonstra criticidade e, por tal, falta de correspondência ao fenômeno das massas citado por Baudrillard.
· A internet contribui para a construção de um senso político na população, que, diferente do fenômeno das massas citado por Baudrillard, é político e representa o social. 
Resolução comentada:
O uso constante da internet para informação nem sempre é feito com criticidade. Como visto nas aulas dos temas globalização e democracia, a globalização expandiu o uso das tecnologias de informação e comunicação, mas essas nem sempre são utilizadas criticamente, o que reforça o fenômeno das massas citado por Baudrillard. A pesquisa apresentada mostra que nas manifestações realizadas em 12 de abril de 2015, o público que foi as ruas demonstrava falta de confiança nas organizações políticas, o que reforça a ideia de que as massas não contém o político.
Código da questão: 7221
9)
As tecnologias de informação e comunicação no processo de globalização permitem:
I. A propagação de diversas culturas, a partir da interação entre os povos.
II. A transformação da informação em mercadoria.
III. A propagação dos valores ocidentais em escala global.
IV. A coexistência de métodos de trabalho informacionais e métodos de trabalho artesanais.
Estão CORRETAS as afirmativas
Alternativas:
· I e II. 
· I, III e IV.
· I e IV.
· I, II e III. 
checkCORRETO
· III e IV. 
Resolução comentada:
O uso intenso de tecnologias de informação e comunicação no processo de globalização permite a integração dos povos, através dos meios tecnológicos, com a partilha das culturas. Contudo, esse uso também permite que os valores ocidentais, inerentes ao modo de produção capitalista, sejam propagados em escala global. Isso acarreta na transformação da informação, principal instrumento dessa sociedade, em mercadoria, sendo vendida em escala global.
Código da questão: 9559
10)
A crise econômica de 2008 expôs ao mundo as fraquezas do capitalismo global. Movimentos como Occupy (EUA), Indignados/15M (Espanha) e Jornadas de Junho (Brasil) surgem nesse contexto e pedem outras formas de governo ou uma reforma das formas atuais de governo que incluam mais participação popular e a voz das localidades. Essas reivindicações indicam que:
Alternativas:
· A democracia representativa continua fortalecida e suas bases se manterão ainda por muitos anos. 
checkINCORRETO
· O capitalismo encontrou seu esgotamento.
· A democracia representativa é a forma de governo do capitalismo global e só pode deixar de existir com o fim do capitalismo global. 
· A crise da democracia representativa reivindica maior participação nos processos decisórios. 
CORRETO
· O capitalismo precisa de uma forma de governo mais centralizadora. 
Resolução comentada:
Os movimentos que tomaram as ruas de todo mundo após a crise econômica de 2008 representam a crise das democracias representativas, que com a intensificação do processo de globalização, que, naturalmente, promove desigualdades, afastou-se da população, que em um momento de crise do capitalismo global, reivindica maior participação nos processos decisórios, incluindo as políticas econômicas.
Código da questão: 7900
Parte inferior do formulário

Continue navegando