Buscar

atv 1

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso Engenharia de Software
Disciplina: Introdução à Engenharia de Software
Atividade 01
Atividade referente às aulas 1 e 2
Enviar no Portfólio 1
	Aluno:
	Larissa Silva Ferreira
	
	
	Polo:
	Lisboa
	
	
Nota máxima da Atividade: 2.5
PRESTE ATENÇÃO - VOCÊ DEVE ENVIAR AS ATIVIDADES DAS AULAS 1 E 2 NO PORTIFÓLIO 1. CADA CONJUNTO DE ATIVIDADE VALE 2,5 PONTOS
1. Diferencie Computação, Computador e Informática. (0,5)
Computação: Qualquer trabalho ou atividade em que se usa o computador. Calcular, computar, contagem e processar dados.
Computador: Aquilo que calcula e também é uma máquina que armazena, processa dados de forma rápida conforme o programa. 
Informática: Estudo de computação em forma geral. Tudo relacionado a hardware e software.
2. Duas palavras que serão utilizadas não somente na disciplina, mas durante todo o curso: Dado e Informação. (0,5)
a) Qual a diferença entre Dado e Informação. 
Dado: Um conjunto de dígitos, seja letra ou números que não tem nenhum significado.
Informação: é um dado com um significado.
b) De exemplos de Dado e de Informação.
SAIA BLUSA VESTIDO
Isso não tem significado pois não a nenhuma informação. (Dado)
 Agora se eu tenho uma cômoda com três gavetas, e tenho uma saia, uma blusa e um vestido e preciso organizar.. Vamos supor que tem a gaveta1, gaveta2 e gaveta3 e tenho a saia1, blusa2 e vestido3
Saberei que as saia são na gaveta 1, a blusa gaveta 2 e o vestido gaveta 3, pois esse dado está me dando uma informação de como organizar. (Informação) 
3. Conceitue Hardware e Software. (0,25)
Hardware: A parte física do computador, peças e equipamentos que fazem o computador funcionar. (Podemos tocar e ver)
Software: Um conjunto de instruções para o funcionamento do computador. Os programas informa qual hardware executar, de que forma e quando executar. Ex: Sistema operacionais: Linux, Mac, Windows.. Pacote Office etc..
4. Qual a estrutura básica proposta pelo Modelo de Von Neumann? Cita e explique cada uma delas. (1,0)
Subsistema de entrada e saída: Tem a função de armazenar dados e informações e possibilita interação com o mundo externo.
Dispositivo de armazenamento: Faz salvamento de dados e informações não volátil de uma forma mais barata, porem são mais lentos. Ex: Pendrives e CDs.
Dispositivo sem armazenamento: Permite que a CPU se comunique com o mundo externo, mas não há o armazenamento de informações. Ex: Impressora e mouse.
 Memória principal: Armazena os dados a serem processados.
Memória RAM: Permite o acesso de dados de maneira aleatória, porem ele somente retém as informações enquanto há energia nos chips, então se o computador é desligado os dados armazenados na memória RAM são perdidos. (Memória Volátil)
Memória ROM: Permite a leitura de dados de forma aleatória e garante a permanência de dados na memória, independente se o chip não esteja energizado ou não. (São usados para armazenar instruções de carregamento de sistemas operacionais, para realizar o processo denominado de boot).
 Unidade central de processamento: É o principal item de hardware do computador, também é conhecido como processador. Responsável por calcular e realizar tarefas que os usuários pedem. (Cérebro do PC). A UCP tem os seus subcomponentes, cada um com uma tarefa para cumprir o papel geral do sistema.
Unidade logica aritmética: Realiza diversas operações como por exemplo adição, subtração, operações lógicas, comparação e etc. 
Registradores: O processador contém elementos de memória de pequena capacidade, mas de alta velocidade, usados para armazenar resultados temporários. São referenciados pelas instruções logicas aritméticas e de transferência de dados. Ele armazena os próximos dados a serem armazenados no sistema.
Unidade de controle: Conhecido como o chefe da UCP, controla os demais subsistemas. Os subsistemas enviam sinais de controle para os demais subsistemas da UCP.
Barramento: São todos os componentes de um computador, como processador, memoria, placas de vídeo e outros que são conectados a placa mãe. É o encaixe de cada peça que precisa funcionar corretamente. 
Há três funções distintas nos principais barramentos de um computador, eles se conectam com o processador, a memoria e outros componentes conectados (Barramento entrada e saída).
Barramento de dados: Ocorre as trocas de dados, tanto enviados quanto recebidos.
Barramento de endereço: Indica o local onde os processos devem ser extraídos e para aonde devem ser enviados após o processamento.
Barramento de Controle: Regulador das outras funções, pode limita-las ou expandi-las em razão de sua demanda.
5. Em relação a bit e byte, responda as questões: (0,25)
a) Qual a diferença entre BIT e BYTE?
BIT: Código binário representado por 0 e 1. É a linguagem dos computadores representando desde as mais básicas funções, até informações e dados que não vemos.
BYTE: 8 Bits formam 1 byte. As combinações de 8 bits podem ser as mais diversas e um byte pode representar um caractere, um número, um espaço ou um símbolo.
b) Quantos BITS tem a palavra Engenharia?
Apalavra engenharia possui 10 letras.
8X10=80 
80bits
c) Quantos BYTES tem a palavra Engenharia?
80/8=10
10 bytes
Bom Estudo!

Continue navegando