Buscar

A HISTÓRIA DE LOUIS PASTEUR (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A HISTÓRIA DE LOUIS PASTEUR
Louis Pasteur realizou diversas pesquisas e descobertas e como início de muitas outras descobertas foi convidado por produtores franceses de vinho para descobrir o porquê da contaminação do álcool no processo de fermentação, pois isto estava trazendo enormes prejuízos aos fabricantes. Pasteur, então , realizou estudos na indústria vinícola, e como resultado desenvolveu a teoria da fermentação como conseqüência da ação de micróbios e a partir do aperfeiçoamento dos trabalhos sobre fermentação descobriu o processo de conservação de alimentos , também conhecido como pasteurização .
Convencido da existência dos germes , Pasteur , em 1860 voltou-se para um grave problema que alarmava a França \2013 mais de 20.000 mulheres estavam morrendo anualmente durante o parto de febre de parto ( febre puerperal ) , ele acreditava que a ação destes microrganismos era a causa desta doença e que a esterilização dos materiais médicos e o máximo de higiene por parte dos doutores , evitaria as infecções , porém a academia de medicina não lhe dá ouvidos , pois naquela época ( século 19 ) acreditava-se a as doenças eram originadas pelo próprio corpo e não pelo meio externo , muito menos por seres invisíveis a olho nu .
Dez anos depois, pecuaristas na cidade de Arbois estavam passando dificuldades financeiras com suas criações de ovelhas, porque estavam sendo afetadas por uma doença de origem desconhecida. Pasteur foi solicitado para conhecer a situação do rebanho e através de pesquisas, foi constatado que era uma patologia provocada por micróbios, no qual foi denominada Antrax ( ou Carbúnculo ). Através de vários estudos e tentativas para se descobrir a origem do Antrax , Pasteur , conseguiu desenvolver uma vacina que imunizava as ovelhas contra este agente infeccioso .
Nesta mesma época o governo descobre que os rebanhos estão morrendo pelo ataque do vírus Antrax em quase todas as localidades do país, menos na pequena cidade de Arbois. Mesmo Pasteur explicando ao governo que o motivo das ovelhas de Arbois não serem infectado era a vacina, novamente foi desmoralizado. Porém lhe foi proposto um experimento em que um grupo de ovelhas fosse dividido em dois pastos, no primeiro as ovelhas vacinadas e no outro as ovelhas não vacinadas. Alguns dias depois, Pasteur retornou ao local e observou que as ovelhas vacinadas sobreviveram e as outras não resistiram. A partir daí a vacina criada foi considerada e foi assim, o primeiro passo para uma nova ciência, a imunologia .
Em 1880, com a população sofrendo por uma doença chamada de hidrofobia ( ou raiva ) , transmitida pelo cão raivoso , Louis Pasteur , volta seus trabalhos dedicando-se a criar uma vacina contra esta patologia . Após muitas experiências, ele conseguiu criar uma vacina , que foram testadas em cães e se obteve um excelente resultado , porém não teve coragem de testá-la em humanos que foram mordidos por cães raivosos.
Nesse mesmo ano, um menino de 9 anos chamado Joseph Meister , apareceu em sua casa , após ter sido mordido dois dias antes por uma cão raivoso. A vacina não estava pronta para ser testada em humanos, mas devido a gravidade do caso, resolveu correr o risco testando-a em Joseph e os resultados foram ótimos, o menino nunca desenvolveu raiva. Sendo assim, a vacina criada por Pasteur foi um sucesso e então a França o reconhece e o honra por seus trabalhos .
Louis Pasteur morreu em 28 de setembro de 1895, aos 72 anos, rodeado pela família, amigos e estudantes e foi sepultado no Instituto Pasteur, em Paris ( Fundado por ele mesmo em 1888 , o Instituto Pasteur hoje é dos mais famosos centros de pesquisa da atualidade.)
Pasteur não só teve um papel muito importante para o crescimento e avanço da química e da medicina, mas seus trabalhos representaram uma revolução na metodologia científica. E não foram apenas a união de todos os seus estudos e pesquisas que fazem parte de seu legado, mas também o seu caráter humanístico, motivo do qual o levou a continuar trabalhando até com quase 70 anos e mesmo sofrendo de dois derrames se manteve disposto a trabalhar pois sabia que suas pesquisas e experiências poderiam contribuir para o bem da humanidade. Hoje seus esforços o fazem um dos mais reconhecidos cientistas da história.

Continue navegando

Outros materiais