Buscar

Caso Concreto VIII - Prática IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Concreto VIII
José Afonso, engenheiro, solteiro, adquiriu de Lúcia Maria, enfermeira, solteira, residente na Avenida dos Bandeirantes, 555, São Paulo/SP, pelo valor de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais), uma casa para sua moradia, situada na cidade de Mucurici/ES, Rua Central, nº 123, bairro Funcionários. O instrumento particular de compromisso de compra e venda, sem cláusula de arrependimento, foi assinado pelas partes em 10/01/2015.
O valor ajustado foi quitado por meio de depósito bancário em uma única parcela. Sete meses após a aquisição do imóvel onde passou a residir, ao fazer o levantamento de certidões necessárias à lavratura de escritura pública de compra e venda e respectivo registro, José Afonso toma ciência da existência de penhora sobre o imóvel, determinada pelo Juízo da 4ª Vara Cível de Itaperuna / RJ, nos autos da execução de título extrajudicial nº 6002/2015, ajuizada por Carlos Batista, contador, solteiro, residente à Rua Rio Branco, 600, Itaperuna/RJ, em face de Lúcia Maria, visando receber valor representado por cheque emitido e vencido três meses após a venda do imóvel.
A determinação de penhora do imóvel ocorreu em razão de expresso requerimento formulado na inicial da execução por Carlos Batista, tendo o credor desprezado a existência de outros imóveis livres e desimpedidos de titularidade de Lúcia Maria, cidadã de posses na cidade onde reside. Elabore a peça processual prevista pela legislação processual, apta a afastar a constrição judicial invasiva sobre o imóvel adquirido por José Afonso.
AO(A) EXMO. JUÍZO DA 4ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ITAPERUNA/RJ.
JOSÉ AFONSO, brasileiro, solteiro, engenheiro, portador do RG nº (____), inscrito no CPF sob o nº (____), com endereço eletrônico (____), residente e domiciliado na Avenida dos Bandeirantes, 555, São Paulo/SP, vem por meio do seu advogado (_____), legalmente habilitado, com endereço eletrônico (____), e endereço profissional (_____), sob o arcabouço do Art.77, V/CPC, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência, com previsão no Art. 674/CPC e artigos seguintes para propor,
EMBARGOS DE TERCEIRO
Em face de CARLOS BATISTA, brasileiro, solteiro, contador, portador do RG nº (____), inscrito no CPF sob o nº (____), com endereço eletrônico (____), residente e domiciliado à Rua Rio Brando, 600 Itaperuna/RJ, o que faz pelas razões de fato e os fundamentos jurídicos dispostos a seguir.
I. DOS FATOS
José Afonso adquiriu de Lúcia Maria, uma casa, situada na cidade de Mucurici/ES, Rua Central, nº 123, bairro Funcionários pelo valor de R$100.000,00 (cem mil reais). O instrumento particular de compromisso de compra e venda, sem cláusula de arrependimento, foi assinado pelas partes em 02/05/2014.
O valor ajustado foi quitado por meio de depósito bancário em uma única parcela. Dez meses após a aquisição do imóvel onde passou a residir, ao fazer o levantamento de certidões necessárias à lavratura de escritura pública de compra e venda e respectivo registro, o embargante toma ciência da existência de penhora sobre o imóvel, determinada pelo Juízo da 4ª Vara Cível de Itaperuna/RJ, nos autos da execução de título extrajudicial nº 6002/2011, ajuizada pelo embargado, em face de Lúcia Maria, visando receber valor representado por cheque emitido e vencido quatro meses após a venda do imóvel.
A determinação de penhora do imóvel ocorreu em razão de expresso requerimento formulado na inicial da execução pelo embargado, tendo o credor desprezado a existência de outros imóveis livres e desimpedidos de titularidade de Lúcia Maria, cidadã de posses na cidade onde reside.
Tramitam por este Juízo os autos do processo nº 6002/2015, de Ação de Execução de Título Extrajudicial, onde que Carlos Batista é o exequente e Lucia Maria é a parte executada, por iniciativa da embargada. Foi efetivada a penhora de uma casa situada na Rua Central, nº 123, Bairro Funcionários em Murici/ES.
Ocorre que o embargante, muito embora não seja parte naquele processo, é o legítimo proprietário do bem penhorado, conforme se comprova o instrumento particular de compra e venda, sem cláusula de arrependimento, que foi assinado pelas partes em 10/01/2015, sendo adquirido por uma única parcela quitada por meio de depósito bancário. Após sete meses da aquisição se procedeu ao levantamento das certidões para a lavratura de escritura pública de compra e venda e respectivo registro do imóvel. Sendo que a execução se deu por conta de dívida contraída após três meses da efetiva venda do imóvel, destaca-se que a Embargada possui outros bens.
II. DOS FUNDAMENTOS JURÍDICOS
Sobre o cabimento dos embargos, a parte embargante ao levantar certidões para escriturar e registrar o imóvel que havia adquirido de Lúcia Maria tomou ciência da existência de penhora sobre o imóvel, determinada pelo Juízo da 4ª Vara Cível da comarca de Itaperuna/RJ, ajuizada pelo embargado, em face de Lúcia Maria, conforme previsão no Art. 674/CPC. 
Art. 674. Quem, não sendo parte no processo, sofrer constrição ou ameaça de constrição sobre bens que possua ou sobre os quais tenha direito incompatível com o ato constritivo, poderá requerer seu desfazimento ou sua inibição por meio de embargos de terceiro.
O Art. 1.210/CC certifica o direito do possuidor em ser mantido na posse em caso de turbação e restituído no de esbulho. 
Art. 1.210. O possuidor tem direito a ser mantido na posse em caso de turbação, restituído no de esbulho, e segurado de violência iminente, se tiver justo receio de ser molestado.
O meio de pagamento foi emitido e vencido quatro meses após a venda do imóvel. O Superior Tribunal de Justiça, superando entendimento consagrado no enunciado da súmula 621 do STF, estando presentes todos os elementos necessários para que o autor se valha dessa ação de rito especial para o cancelamento da apreensão judicial que recai sobre sua propriedade. 
Súm. 621. Não enseja embargos de terceiro à penhora a promessa de compra e venda inscrita no registro de imóveis. 
A demanda é proposta apenas com relação ao embargado, exequente no ato de execução contra Lúcia Maria. De acordo com o Art. 677,§ 4º/CPC, é legitimado passivo o sujeito a quem o ato de constrição aproveita, assim como o será seu adversário no processo principal.
Como a indicação do bem penhorado partiu do próprio exequente, ainda que a executada tivesse bens próprios, sendo justificada a legitimidade passiva do único embargado.
Art. 677. Na petição inicial, o embargante fará a prova sumária de sua posse ou de seu domínio e da qualidade de terceiro, oferecendo documentos e rol de testemunhas.
§ 4º Será legitimado passivo o sujeito a quem o ato de constrição aproveita, assim como o será seu adversário no processo principal quando for sua a indicação do bem para a constrição judicial.
Segundo Art. 675/CPC, os embargos podem ser opostos no processo de execução, no prazo de 5 (cinco) dias depois da adjudicação, da alienação por iniciativa particular ou da arrematação, mas sempre antes da assinatura da respectiva carta. A oposição dos embargos se dá, portanto, de forma completamente tempestiva.
Art. 675. Os embargos podem ser opostos a qualquer tempo no processo de conhecimento enquanto não transitada em julgado a sentença e, no cumprimento de sentença ou no processo de execução, até 5 (cinco) dias depois da adjudicação, da alienação por iniciativa particular ou da arrematação, mas sempre antes da assinatura da respectiva carta.
Por fim, faz-se uso do Art. 677/CPC, na petição inicial, o embargante fará a prova sumária de sua posse ou de seu domínio e da qualidade de terceiro, oferecendo documentos e rol das testemunhas.
Art. 677. Na petição inicial, o embargante fará a prova sumária de sua posse ou de seu domínio e da qualidade de terceiro, oferecendo documentos e rol de testemunhas.
III. DOS PEDIDOS.
Diante os fatos expostos e os fundamentos apontados, é devidamente requerido ao Juízo:
I - Sejam recebidos, autuados e processados os presentes embargos de terceiro, com o apensamento à mencionada execução;
II - Seja deferidaliminarmente a manutenção da posse do bem penhorado ao embargante, eis que provada a propriedade e posse do bem;
III - A indicação oportuna de testemunhas para justificação prévia, se necessário;
IV - Seja determinada a suspensão imediata do processo de execução mencionado, até decisão final de mérito dos presentes embargos, eis que trata da totalidade dos bens penhorados naquele feito;
V - A citação da embargada para responder aos termos da presente ação;
VI - Seja a final, julgado procedente o presente pedido, com o levantamento da penhora realizada sobre o bem de propriedade do embargante, condenando-se a embargada nas custas processuais, honorários advocatícios e demais cominações legais;
VII - A produção de toda prova que se fizer necessária, em especial o depoimento pessoal da embargada e oitiva de testemunhas a serem oportunamente arroladas.
IV – Valor da Causa
Dá-se o valor da causa de R$ 300.000,00 (Trezentos mil reais), valor relativo ao bem penhorado.
Nestes Termos,
Pede Deferimento.
Local e Data.
Advogado (____)
OAB (___/__)

Outros materiais