Buscar

Planejamento Participativo na Escola Municipal Deputado Ubaldo Corrêa

Prévia do material em texto

Planejamento Educacional e Prática
Na Escola Municipal Deputado Ubaldo Corrêa, em Santarém (PA), município situado na confluência dos rios Amazonas e Tapajós, a 1.369 Km de Belém, o planejamento, do início do ano letivo é amplo e detalhado, engloba a planificação dos instrumentos que propõem ações e metas a serem alcançadas – a proposta pedagógica, o plano anual de metas, e o plano de ação do conselho escolar.
De acordo com o vice-diretor da instituição, no início de cada ano é realizada uma jornada pedagógica, onde os professores analisam os dados do rendimento escolar, os objetivos e metas previstos para o ano anterior e implementam novas ações. Ele explica que os dados estatísticos registrados a cada bimestre, como índices de aprovação, reprovação, evasão e faltas, são analisados em conjunto, pela equipe gestora da escola, pais e alunos. E a cada semestre, eles avaliam as práticas pedagógicas e propõem melhorias nas ações para o ensino aprendizagem. A escola também promove inúmeras atividades curriculares e extracurriculares que contribuem para fortalecer o compromisso de professores e gestores com o plano de trabalho escolar e de crescimento profissional, tais como encontros pedagógicos e administrativos e reuniões do conselho escolar e do conselho de classe.
Observação : Essa escola recebeu o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar – Ciclo 2006-2007, promoção conjunta do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Fundação Roberto Marinho, por alcançar o proposto pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 3,8 em 2005, atingiu, em 2007, o valor de 4,1, maior do que estava previsto para 2009, que era de 4,0.  (Extraído de http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=141, acessado em 26/11/2016 ás 12h54.)
Considerando o processo de planejamento da Escola Municipal Deputado Ubaldo Corrêa, e a afirmação de Gandin (1999, p 37), que segue:
“O planejamento, como tarefa natural ao ser humano, é o processo de divisar o futuro e agir no presente para construí-lo. Assim, planejar é organizar um conjunto de ideias que representem esse futuro desejado e transformar a realidade para que esse conjunto nela se realize no todo ou em parte. “
 
Reflita sobre as duas asserções relacionando-as e elabore um texto dissertativo a respeito do tema a seguir.
 
O processo de planejamento e o Projeto político pedagógico da escola
Procure em sua análise contemplar os seguintes aspectos:
a)     o Projeto político pedagógico como sistematização, nunca definitiva, de um processo de planejamento participativo;
b)      relação da escola democrática com o planejamento participativo e o plano de metas;
c)      diálogo estabelecido entre os gestores, professores e alunos.
Boa atividade!
O planejamento participativo conta com a participação de todos os envolvidos no ambiente escolar, professores, alunos, funcionários, pais e a comunidade como um todo, para se atingir um objetivo comum. Este é um processo de tomada de decisão que se leva em conta o que a comunidade tem a dizer, construindo um Projeto Político Pedagógico que atenda os anseios da mesma. 
Para este tipo de planejamento, deve-se fazer um diagnóstico das necessidades, deficiências e as pretensões da comunidade em busca de melhorias, para desta forma, traçarem as metas a serem alcançadas e definir as prioridades. Um bom planejamento faz com que as metas sejam atingidas com êxito. Caso haja necessidade, o planejamento pode ser flexibilizado, mas não deve abranger apenas a gestão e os professores, mas toda equipe escolar deve ser consultada. O Projeto Político Pedagógico também serve como ferramenta de avaliação, e a comunidade também participa com suas reflexões, dando suas contribuições tanto para o que foi benéfico, quanto ao que não está sendo tão bom e traçando novas medidas para alcançar os objetivos, que seria uma educação de qualidade.
A escola também conta com o Conselho Escolar, a Associação de Pais e Mestres (APM), o Conselho de Classe e os grêmios estudantis, entre outros grupos de ação coletiva para manter aberto o diálogo de forma mais humana e atingirmos os objetivos traçados.

Continue navegando