Buscar

Estudo dirigido_CCV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fernanda Camila Cruz Perpetua
1. O que é Totipotência?
R.: Capacidade de produzir órgãos, como brotos e/ou raízes (organogênese) ou embriões somáticos que regeneram uma planta completa (embriogênese somática) num meio de cultivo favorável.
2. Cite três fatores envolvidos durante o desenvolvimento de um organismo.
R.: Hereditariedade, meio ambiente
3. Quais são as diferenças do sistema de desenvolvimento de vegetais e
animais?
R.: As duas espécies utilizam mecanismos de crescimento comuns a todas as plantas multicelulares, na qual a forma é elaborada gradualmente por meio de processos adaptativos de crescimento pós-embrionário. Os animais, ao contrário, têm um padrão de desenvolvimento mais previsível, no qual o plano básico do corpo é determinado durante a embriogênese. Estas diferenças entre plantas e animais podem ser compreendidas parcialmente em termos de estratégias de sobrevivência contrastantes. 
http://www.fisiologiavegetal.ufc.br/Aulas%20em%20PDF%20PG/Unidade%20XIII.pdf
4. O que são células-alvo? Como os hormônios atuam nestes tecidos? Cite
alguns exemplos.
R.: São as células nas quais algum hormônio ou citocina pode atuar. Elas possuem receptores específicos para estas substâncias químicas em sua membrana ou no citoplasma. 
5. O que são alterações epigenéticas? Cite exemplos.
R.: Compreende um conjunto de mecanismos que promovem a regulação da expressão gênica a nível transcricional através de modificações químicas no DNA e na cromatina, como metilação, acetilação e fosforilação, que resultam na consequente mudança fenotípica do indivíduo sem, no entanto, ocorrer nenhuma alteração na sequência do DNA.
Ex.: Inativação do cromossomo X, no imprinting genômico. 
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/viewFile/5142/13877 
6. Quais são as hipóteses sobre a estabilidade dos ápices meristemáticos
(raiz e caule)?
R.:
1ªhipótese:
Os ápices meristemáticos caulinares e radiculares seriam constituídos por células não comprometidas com rotas específicas de desenvolvimento, sendo o controle realizado por células maduras, parcial ou completamente diferenciadas. 
2ªhipótese:
A outra interpretação é de que as células meristemáticas seriam hereditariamente programadas como células de caules ou raízes, em consequência de serem consideradas células comprometidas. De acordo com esse ponto de vista, os ápices meristemáticos seriam constituídos por células verdadeiramente especializadas. 
Não há até o momento evidências que comprovem essas duas hipóteses.
http://tcc.bu.ufsc.br/CCATCCs/agronomia/ragr79.pdf
7. O que é embriogênese somática?
R.: É o processo no qual células somáticas do explante diferenciam-se em embriões somáticos, os quais são estruturas bipolares, que passam por diferentes estádios de desenvolvimento semelhantes àqueles verificados para a embriogênese zigótica.
http://www.iac.sp.gov.br/publicacoes/agronomico/pdf/v59_artigo15.pdf
8. Quais são as diferenças entre os embriões somáticos e zigóticos?
R.: 
Embriões somáticos: 
As células ou tecidos somáticos (não sexuais) se desenvolvem até a formação completa de uma planta, por meio de uma série de estádios, característicos do desenvolvimento de embriões zigóticos; a partir de uma célula que se multiplica, organiza-se uma estrutura semelhante ao embrião que existe na semente normal). 
Embriões zigóticos: As células ou tecidos se desenvolvem a partir de uma célula que se multiplica e organiza-se uma estrutura semelhante ao embrião que existe na semente normal 
9. Por que determinados explantes são competentes para a embriogênese
somática e outros não? Explique.
R.: O nível de hormônios é considerado como um dos fatores cruciais que determinam o potencial embriogênico dos explantes Os tecidos de explantes como fonte de material para indução da ES são diversos, dependendo sobretudo da espécie em estudo. Há plantas muito responsivas, a exemplo da cenoura, em que praticamente qualquer parte pode ser usada para estabelecer culturas embriogênicas, e outras mais recalcitrantes, em que apenas explantes muito específicos, geralmente juvenis, são responsivos. A sensibilidade às auxinas pode explicar, ao menos parcialmente, diferenças na resposta entre as espécies de plantas, genótipos ou células em mesmos explantes ou em explantes de diferentes origens em sua potencialidade de se transformar em embriogênicas. As divergências na sensibilidade são, sem dúvida, consequência da variação na habilidade de determinados explantes produzirem os receptores apropriados e, assim, continuarem com o padrão de desenvolvimento da embriogênese.
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CNPA/18320/1/DOC152.pdf
 
10.Quais os fatores que afetam a embriogênese somática?
R.: Vários são os fatores que afetam a embriogênese, dentre eles pode-se citar o genótipo, a condição de crescimento da planta mãe, a composição do meio, o estádio de desenvolvimento do embrião no isolamento e os reguladores de crescimento. 
https://www.bambui.ifmg.edu.br/jornada_cientifica/2014/resumos/Agronomia/Embriog%C3%AAnese%20som%C3%A1tica%20e%20sementes%20sint%C3%A9ticas.pdf
11. Quantos ciclos são necessários para as linhagens celulares
embriogenéticas?
12.Quais são os fatores que interferem na propagação clonal massal?
R.: Maturação/juvenilidade dos propágulos, nutrição mineral da planta matriz, reguladores de crescimento, luminosidade, temperatura, umidade, técnica de propagação, entre outros.
 https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/50925/1/Wendling.pdf
13. Quais são as vantagens da tecnologia de sementes sintéticas?
R.: Possibilita armazenar em longo prazo a biodiversidade do germoplasma como também produzir plantas isentas de vírus. 
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/120244/1/Arione-Sementes-sinteticas.pdf

Continue navegando