Buscar

CLASSIFICAÇÃO JURÍDICA DOS BENS_

Prévia do material em texto

CLASSIFICAÇÃO JURÍDICA DOS BENS
	Para compreendermos a temática dos bens jurídicos é necessário conhecer as suas diferentes classificações e implicações de cada categorização. 
Os bens jurídicos são divididos pelo código civil como os bens considerados em si mesmos, os bens reciprocamente considerados e bens públicos e particulares. 
Classifica-se os bens em, moveis e imóveis, fungíveis e infungíveis, consumíveis e inconsumíveis, divisíveis e indivisíveis, principais e acessórios, bens públicos.
1. Bens móveis e imóveis
Os bens imóveis estão regulados nos artigos 79 a 81 do Código Civil e são aqueles incapazes de deslocamento e ao serem transportados perdem sua estrutura principal. 
Classificação dos bens imóveis:
· Imóveis por sua própria natureza: São considerados imóveis por sua própria natureza, o solo e tudo aquilo que nele naturalmente se encontrar como jazidas, água, rochas (Art. 79, CC/02). No caso das árvores para derrubada temos uma exceção, elas são consideradas móveis por antecipação.
· Imóveis por acessão física, indústria ou artificial: Serão considerados imóveis por acessão aqueles bens que forem incorporados ao solo sem que tenha a intenção de remover, como os edifícios, casas, telhas de casas. No caso de partes dos bens imóveis removidas com o intuito de serem recolocadas, serão consideradas como imóveis (Art. 79, CC/02).
· Imóveis por acessão intelectual: São bens inseridos em um imóvel, cujo o interesse do proprietário é de ter comodidade, exploração industrial ou aformoseamento (Art. 79, CC/02).
· Imóveis por determinação legal: O novo código civil adotou como imóveis todos os bens que são incorporados ao solo com o interesse de nele permanecer. Porém temos uma exceção a este caso que é o imóvel por determinação legal, este não passa de um direito de um herdeiro por exemplo à um determinado bem imóvel, neste caso o direito também é imóvel (Art. 80, CC/02), sendo assim passível de toda as formalidade da alienação como se um bem imóvel fosse.
Os bens móveis podem ser transportados sem que sua estrutura principal seja prejudicada. 
Classificação dos bens móveis:
· Móveis por sua própria natureza: São aqueles que podem ser transportados sem que haja prejuízo a sua integridade.
· Móveis por antecipação: São os imóveis que tem a finalidade de se tornarem móveis, como é o caso da madeira.
· Móveis por determinação legal: São bens que por via de lei são considerados móveis como é o caso dos direitos sobre trabalho intelectual, ou o fornecimento de energia, etc (Art. 83, CC/02).
· Semoventes, bens que se movem por vontade própria como é o caso dos (animais de bando como bovinos, equinos, caprinos, suínos etc.).
2. Bens fungíveis e infungíveis
Esta classificação de bens é regulamentada pelo art. 85 do Código Civil e possui extrema relevância por possui diversas implicações no campo do Direito Civil, como contrato de empréstimo, contrato de depósito, compensação legal, obrigações de fazer e propriedade fiduciária.
Os bens fungíveis são aqueles que podem ser substituído por outros desde que tenham a mesma quantidade, característica, natureza, já os bens infungíveis são os que devido a sua natureza peculiar não podem ser substituídos. O valor de um relógio herdado de um ente querido se torna incalculável devido ao valor sentimental, mas para outra pessoa qualquer pode ser um bem fungível por não ter nenhuma relação sentimental com o bem. 
3. Bens divisíveis e indivisíveis
Os bens divisíveis e indivisíveis estão previstos nos artigos 87 e 88 do Código Civil. A divisibilidade do bem pode estar atrelada a três fatores diferentes: 
1) substância do bem (exemplos: televisão, mesa, computador), 
2) diminuição considerável de valor (partes resultantes do fracionamento não alcançam valor proporcional ao todo, como no caso dos diamantes) 
3) prejuízo do uso a que se destina (exemplo: o fracionamento de um terreno com área equivalente ao lote mínimo legal, apesar de fisicamente divisível, compromete a sua destinação, ou seja, a própria função social da propriedade).
De acordo com o art. 88 do Código Civil, a indivisibilidade pode ser convencional ou legal. A obrigação de dar dinheiro pode ser convencionada como indivisível.
4. Bens consumíveis e inconsumíveis
Os bens consumíveis e inconsumíveis estão regulados no art. 86 do Código Civil. Os bens consumíveis podem ser por natureza, cujo seu uso importa na destruição imediata (alimentos) e ou por determinação legal, bens juridicamente consumíveis e passíveis de alienação. Em regra, um livro é inconsumível. Mas se exposto à venda numa livraria, o livro passa a ser juridicamente consumível.
Bens consumíveis e inconsumíveis: A principal diferença entre um bem consumível e outro não, não se encontra na deterioração ou alteração de seus aspectos naturais e sim naquele que se tem sua natureza alterada com o primeiro uso, é o caso dos alimentos por exemplo, já os carros tendem sim a deteriorarem, porém eles não somem após o primeiro uso.
5. Bens principais e acessórios
Em seus artigos 92 a 96 do Código Civil, vemos os bens principais e acessórios. Bem principal é aquele que atribui função ao todo, existência própria, autônoma, o que tem maior valor econômico. Os acessórios são aqueles que dependem da existência do principal. Exemplo: em muitas situações, a moldura vale mais do que a tela, mas a moldura é um exemplo típico de bem acessório.
6. Bens públicos
Os bens públicos, previstos nos artigos 98 a 103 do Código Civil, são bens de titularidade dos estados, ou seja, municípios, autarquias, fundações públicas e classificados quanto a sua titularidade, destinação e disponibilidade. 
1) Destinação - Previstos no artigo 99, incisos I, II, III do C.C. Bens de uso do povo são aqueles que se destinam à utilização geral pelos membros da coletividade, ou seja, podem ser empregados sem restrição, de modo gratuito ou onerosamente, por todos, sem necessidade de qualquer permissão especial, como ruas, praças, jardins, praias, estradas, etc. 
2) Titularidade - os bens podem ser federais, estaduais, distritais e municipais.
3) Disponibilidade - bens indisponíveis, bens patrimoniais indisponíveis e bens patrimoniais disponíveis.
a) Bens indisponíveis – indisponíveis são os que não têm caráter tipicamente patrimonial e que não podem ser alienados, onerados ou desviados das finalidades a que se destinam, como os bens de uso comum ao povo.
b) Bens patrimoniais indisponíveis - bens de caráter patrimonial, constituem o aparelhamento do Estado.
c) Bens patrimoniais disponíveis - são os que possuem caráter patrimonial e podem ser alienados, desde que sejam obedecidas as condições legais, como os bens dominicais em geral.
7. Bens singulares e coletivos
	De acordo com a natureza dos bens, diferenciamos os bens singulares dos bens coletivos. Os bens singulares são bens que em sua natureza estão isolados, é o caso de uma árvore, estes bens podem ser divididos em simples ou compostos, sendo os bens simples aqueles que são encontrados na natureza de forma espontânea e singular, já os bens compostos são formados pela atuação voluntária ou não do homem, como por exemplo um carro ou um relógio.
	Observou-se que a classificação é baseada em critérios de importância científica sendo que, segundo o critério de classificação adotado, o bem possuirá regras próprias. 
REFERÊNCIAS
https://jus.com.br/artigos/42537/os-bens-juridicos-e-suas-principais-classes 
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/bens-publicos-conceito-e-classificacao/27609

Continue navegando