Buscar

Economia: Modelos e Agregados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PORTFÓLIO “AULA 02“ – ATIVIDADES REFERENTES ÀS AULAS 03, 04 E 05.
VALOR TOTAL DA ATIVIDADE = 3.50
QUESTÃO 01: O MODELO KEYNESIANO SIMPLES, LEVANDO EM CONTA A HIPÓTESE DE DESEMPREGO DE RECURSOS PRODUTIVOS, EXPLIQUE PORQUE KEYNES DEFENDE QUE O NÍVEL GERAL DE PREÇOS É CONSTANTE EM SEU MODELO. (VALOR = 0.50)
Keynes defende a constância do nível geral dos preços porque em seu modelo a oferta agregada é sempre elástica em relação ao nível geral de preços; isto é; ela se altera em função de tal nível e não o contrário. Ao mesmo tempo, no modelo Keynesiano o desemprego acaba sendo superior à taxa natural. Ao imaginarmos uma economia em crise. O nível geral dos preços é o elemento fundamental, além do estímulo ao emprego, para que a situação seja estancada e não piore; pois o aumento dos preços estimula o desemprego, e vice-versa, criando um ciclo vicioso.
QUESTÃO 02: COM BASE NO CONTEÚDO ABORDADO NO ITEM “FLUTUAÇÕES DO PRODUTO”, NA AULA 03 DO NOSSO GUIA DE ESTUDOS, RESPONDA:
a) O que pode ocorrer com a demanda agregada se houver um aumento na taxa de juros do mercado. Explique. (VALOR = 0.50)
A taxa de juros do mercado está intimamente relacionada com a capacidade de compra das pessoas, no que diz respeito ao âmbito da inflação bem como o crédito dado as pessoas,assim, taxa de juros mais altas significam uma perda do poder de compra das pessoas que levam a diminuição da procura do bem assim como a diminuição do valor deste.
b) O que pode ocorrer com a demanda agregada se houver um aumento nas alíquotas de importações praticadas pelo país. Explique. (VALOR = 0.50)
O que acontece nesses casos é que haverá um aumento do preço dos produtos, isso porque essas alíquotas geralmente são utilizadas como forma de protecionismo, o que gera um aumento do preço do produto estrangeiro.
QUESTÃO 03: PELO QUE É FORMADO O “AGREGADO MONETÁRIO” DE UM PAÍS? QUANTOS AGREGADOS MONETÁRIOS EXISTEM NO BRASIL? (VALOR = 0.50)
O agregado monetário é composto por: moeda que circula em toda a economia e os montantes dos depósitos à vista nas instituições financeiras.
Depósitos compulsórios e títulos públicos federais: os títulos públicos são uma importante forma de captação de recursos para investimentos públicos federais. De acordo com o Banco Central do Brasil, os agregados monetários são considerados ativos financeiros que possuem determinados graus de liquidez.
QUESTÃO 04: CITE OS TRÊS MOTIVOS QUE LEVAM UM AGENTE ECONÔMICO A DEMANDA MOEDA. ESCOLHA UM DESSES MOTIVOS PARA EXPLICAR. (VALOR = 1.00)
QUESTÃO 05: CITE 05 EXEMPLOS DE INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS BANCÁRIOS. (VALOR = 0.50)
No Brasil temos como intermediários não bancários: bancos de investimento; sociedades de crédito, financiamento e investimento mais conhecidas como financeiras; sociedades de créditos imobiliários e sociedades de arrendamento mercantil (firmas de leasing).

Outros materiais