Buscar

3 esqueleto da atividade final

Prévia do material em texto

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
Ludmila Moura Carvalho
A EXECUÇÃO DO PNAE NO MUNICÍPIO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
Tutora: Alessandra Matielo Costalonga
Cachoeiro de Itapemirim/ES
2020
INTRODUÇÃO
O PNAE é um programa que visa contribuir para o direito à alimentação escolar de forma a suprir as necessidades nutricionais dos alunos da rede pública de ensino no município de Cachoeiro de Itapemirim e busca despertar hábitos saudáveis e valorizar a agricultura familiar, beneficiando pequenos produtores do município, gerando renda e contribuindo para a economia local.
Entre tanto é notável o descompasso no controle de produção da merenda escolar, gerando desperdício e prejuízo.
Porém existem medidas a serem adotadas que garante a solução e evita a perda dos alimentos.
ANÁLISE DOS DADOS
O Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, implantado em 1955, é considerado um dos maiores programas na área de alimentação escolar do mundo, uma vez que atende a todos os alunos matriculados na educação básica pública.
O Programa tem por objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos saudáveis dos estudantes, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período em que permanecem na escola.
Ele se apresenta como modelo de programa social, cujos princípios são: reconhecer, concretizar e fortalecer o direito humano e universal à alimentação.
 O governo federal repassa, a estados, municípios e escolas federais, valores financeiros de caráter suplementar efetuados em 10 parcelas mensais (de fevereiro a novembro) para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino.
Atualmente, o valor repassado pela União a estados e municípios por dia letivo para cada aluno é definido de acordo com a etapa e modalidade de ensino.
O repasse é feito diretamente aos estados e municípios, com base no Censo Escolar realizado no ano anterior ao do atendimento. O Programa é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), pelo FNDE, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Ministério Público.
Com a Lei nº 11.947, de 16/6/2009, 30% do valor repassado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar, medida que estimula o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades.
O PNAE no município de Cachoeiro de Itapemirim vem desenvolvendo um ótimo trabalho atendendo 126 escolas e beneficiando mais de 42 mil alunos, oportunizando uma alimentação que satisfaça as necessidades nutricionais no período em que estão estudando, além de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem e desenvolver bons hábitos na busca de uma alimentação saudável .
Contudo, vem contribuindo para a economia local e valorizando a agricultura familiar que além de gerar mão de obra no campo, oferece produtos de qualidade.
Um dos problemas identificados no programa da merenda escolar foi o desperdício de comida em algumas escolas do município.
Cada aluno tem direito a merenda preparada na escola no respectivo turno em que está matriculado, porém nem todos comem, isso acarreta o desperdício, pois se o aluno não come a merenda preparada na escola é preciso descartar gerando prejuízos.
PROPOSTA DE SOLUÇÃO
Para sanar esse problema se faz necessário um controle do quantitativo de alunos que queiram merendar. Para isso o proposto seria distribuir fichas numeradas para cada aluno que queira merendar, ou ir de sala em sala e fazer o registro diário de quem vai comer a merenda, obtendo assim um número preciso dos alunos presentes que consumirão. 
Contudo evita o desperdício e o prejuízo para a escola e beneficia o aluno que consome a merenda, tendo em vista mais recursos para adquirir mais variedades de produtos e qualidade nutricional.
REFERÊNCIAS
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Secretaria de Educação a Distância – 8ª ed., atual. – Brasília: MEC, FNDE, 2018
http://www.fnde.gov.br/programas/pnae/pnae-area-para-gestores/pnae-manuais-cartilhas?limitstart=0
http://www.deepask.com/goes?page=cachoeiro-de-itapemirim/ES-Merenda-Escolar:-Veja-alunos-e-escolas-atendidos-pelo-Programa-Nacional-de-alimentacao-Escolar---PNAE-por-cidade-do-Brasil

Continue navegando