Buscar

sociologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sociologia 
O que é a sociologia é o que ela estuda?
Sociologia é um estudo da sociedade, padrões de relações sociais, interação social e cultura da vida cotidiana.  É uma ciência social que utiliza vários métodos de investigação empírica e análise crítica para desenvolver um corpo de conhecimento sobre ordem social, aceitação e mudança ou evolução social. Sociologia também é definida como a ciência geral da sociedade. Enquanto alguns sociólogos realizam pesquisas que podem ser aplicadas diretamente à política social e ao bem - estar, outros se concentram principalmente em refinar a compreensão teórica dos processos sociais. O assunto varia do nível de microssociologia da agência e interação individual ao nível macro dos sistemas e da estrutura social.
Os diferentes focos tradicionais da sociologia incluem estratificação social, classe social, mobilidade social, religião, secularização, lei, sexualidade, gênero e desvio. Como todas as esferas da atividade humana são afetadas pela interação entre estrutura social e agência individual, a sociologia expandiu gradualmente seu foco para outros assuntos, como saúde, medicina, economia, instituições militares e penais, Internet, educação, capital social e o papel da atividade social no desenvolvimento do conhecimento científico.
A gama de métodos científicos sociais também se expandiu. Os pesquisadores sociais recorrem a uma variedade de técnicas qualitativas e quantitativas. As viradas linguísticas e culturais de meados do século XX levaram a abordagens cada vez mais interpretativas, hermenêuticas e filosóficas em relação à análise da sociedade. Por outro lado, o final dos anos 90 e o início dos anos 2000 viram o surgimento de novas técnicas analiticamente, matematicamente e computacionalmente rigorosas, como modelagem baseada em agentes e análise de redes sociais.
A pesquisa social informa políticos e formuladores de políticas, educadores, planejadores, legisladores, administradores, desenvolvedores, magnatas de negócios, gerentes, assistentes sociais, organizações não-governamentais, organizações sem fins lucrativos e pessoas interessadas em resolver problemas sociais em geral. Muitas vezes, existe uma grande quantidade de cruzamento entre pesquisa social, pesquisa de mercado e outros campos estatísticos.
Qual é o principal objetivo da sociologia?
A sociologia tem por objeto, a análise dos fenômenos sociais através de seus próprios métodos e teorias. a sociologia como ciência, tem a necessidade de um estudo mais objetivo, em vista disso, existe uma diversificação teórica em relação ao objeto de seu estudo. podemos destacar três conceitos deste estudo:
1. O fato social, por Durkheim;
2. Conceito de ação social, por Weber, permite compreender a conduta humana em sociedade;
3. Conceito de ação social, por Parsons, evidencia os elementos constitutivos da ação social.
O que é Sociologia?
A Sociologia é a ciência que estuda a sociedade e os fenômenos que nela ocorrem sejam eles culturais, econômicos, religiosos.
A sociologia se ocupa basicamente de cinco elementos: a estrutura social, os grupos sociais, a família, as classes sociais e os papéis que o indivíduo ocupa em sociedade.
O que é?
A sociologia busca explicar os vários fatores que diferenciam o comportamento humano ou, pelo contrário, porque grupos sociais diversos tendem a comportar-se de maneira semelhante.
Para o estudo sociológico se considera o grupo social, as interações entre os indivíduos e os meios usados para a comunicação destes indivíduos no grupo.
Assim, o objeto de estudo do sociólogo pode ser as diferentes organizações humanas como igrejas, empresas, escolas, hospitais, times esportivos, etc. ou seja, todas as instituições sociais.
Igualmente analisa grupos culturais, a forma e o impacto da gestão governamental dentro de um determinado grupo.
Assim, a sociologia parte de um determinado conceito de sociedade para investigar sua estrutura social e as relações sociais neste meio.
Como Surgiu?
Os estudos relativos à sociedade vão ganhar força após o fim da Revolução Francesa e o advento da sociedade dominada pelo modo de produção industrial.
Por isso, mais que buscar a resposta na teologia ou na política, vários pensadores preferiram entender as mudanças econômicas a partir dos grupos sociais.
A sociologia como disciplina separada das demais ciências humanas surgirá com o francês Auguste Comte (1798 - 1857) que cunhou o termo.
Ele foi o autor do primeiro estudo sistemático sobre sociologia e para ele, esta ciência é a culminação do método científico.
Comte defendia o racionalismo diante de tudo, mas quis transformar as matérias científicas numa nova religião, o Positivismo.
No entanto, outros pensadores já tinham analisado as relações humanas de um ponto de vista do grupo como Saint-Simon (1760-1825) e Alexis de Tocqueville (1805 - 1859). Além disso, Karl Marx (1818 - 1883) fará uma contribuição primordial com a teoria das classes sociais.
Pioneiros da sociologia como ciência foram Émile Durkheim (1858 - 1917), Vilfredo Pareto (1848 - 1923), Max Weber (1864 - 1920) e Marcel Mauss (1872 -1950).
Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx
Resumo
Atualmente, várias disciplinas se fundiram com a sociologia dando origem a sociologia da educação, do direito, da cultura, etc.
Sociologia da Educação
A sociologia da educação estuda a relação de aprendizagem e sociedade, o impacto da escola em diferentes âmbitos sociais, o papel do professor, etc.
Como surgiu a sociologia?
A sociologia, ciência que tenta explicar a vida social, nasceu de uma mudança radical da sociedade, resultando no surgimento do capitalismo.
O século XVIII foi marcado por transformações, fazendo o homem analisar a sociedade, um novo “objeto” de estudo. Essa situação foi gerada pelas revoluções industrial e francesa, que mudaram completamente o curso que a sociedade estava tomando na época. A Revolução Industrial, por exemplo, representou a consolidação do capitalismo, uma nova forma de viver, a destruição de costumes e instituições, a automação, o aumento de suicídios, prostituição e violência, a formação do proletariado, etc. Essas novas existências vão, paulatinamente, modificando o pensamento moderno, que vai se tornando racional e científico, substituindo as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum.
Na Revolução Francesa, encontra-se filósofos a fim de transformar a sociedade, os iluministas, que também objetivavam demonstrar a irracionalidade e as injustiças de algumas instituições, pregando a liberdade e a igualdade dos indivíduos que, na verdade, descobriu-se mais tarde que esses eram falsos dogmas. Esse cenário leva à constituição de um estudo científico da sociedade.
Contra a revolução, pensadores tentam reorganizar a sociedade, estabelecendo ordem, conhecendo as leis que regem os fatos sociais. Era o positivismo surgindo e, com ele, a instituição da ciência da sociedade. Tal movimento revalorizou certas instituições que a revolução francesa tentou destruir e criou uma “física social”, criada por Comte, “pai da sociologia”. Outro pensador positivista, Durkheim, tornou-se um grande teórico desta nova ciência, se esforçando para emancipá-la como disciplina científica.
Foi dentro desse contexto que surgiu a sociologia, ciência que, mesmo antes de ser considerada como tal, estimulou a reflexão da sociedade moderna colocando como “objeto de estudo” a própria sociedade, tendo como principais articuladores Auguste Conte e Émile Durkheim.
Bibliografia: 
https://www.mundociencia.com.br/sociologia/como-surgiu-a-sociologia/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sociologia
https://www.zemoleza.com.br/trabalho-academico/humanas/direito/objeto-da-sociologia/
https://www.todamateria.com.br/o-que-e-sociologia/

Continue navegando