Buscar

AV Parcial de História do Brasil Contemporâneo

Prévia do material em texto

AV Parcial de História do Brasil Contemporâneo
	1a Questão 
	
	A respeito do Integralismo, é correto afirmar que:
		
	 
	era uma ideologia política contrária à qualquer movimento desagregador da nação, como o regionalismo, o facciosismo, o comunismo e o espírito capitalista
	
	foi um dos movimentos políticos que surgiram após o golpe do Estado Novo, fazendo oposição de extrema-direita ao governo Vargas
	
	houve número considerável de adeptos, sobretudo entre as classes médias dos países do Cone Sul e imigrantes japoneses
	
	muitos intelectuais do período eram adeptos do integralismo, como Olavo Bilac, Monteiro Lobato e Luís Carlos Prestes
	
	o momento de maior força e organização dos seus adeptos foi o regime civil-militar, em que houve apoio financeiro do governo à Ação Integralista Brasileira
	
	
	2a Questão 
	1 - A era Vargas foi decisiva para a história do Brasil contemporâneo, nela o país decide-se pela sua unidade e o Estado nacional assume o controle do desenvolvimento nacional, construindo uma complexa legislação até hoje em vigor. Contudo, essa era não foi uniforme como vulgarmente é apresentada nos meios de comunicação. Nesse sentido, assinale corretamente as três fases pela qual a era Vargas foi constituída respectivamente no processo histórico:
		
	
	C - Governo Constitucional, Estado Novo e Governo Provisório;
	 
	A - Governo Provisório, Governo Constitucional e Estado Novo;
	
	B - Estado Novo, Governo Provisório e Governo Constitucional;
	
	D - Estado Novo, Governo Constitucional e Governo Provisório;
	
	E ¿ Governo Militar, Estado Novo e Ditadura Getulista.
	
	
	3a Questão 
	
	Marque, dentre as opções abaixo aquela que se relaciona ao governo de Juscelino Kubistchek:
		
	
	Queda da inflação e fim da dívida externa graças aos investimentos econômicos
	
	Práticas antidemocráticas aos setores de oposição urbanos
	 
	Entrada maciça de capitais estrangeiros e a internacionalização de nossa economia
	
	Implemento da Reforma agrária, acabando com as diferenças regionais
	
	Política nacionalista de rejeição ao capital estrageiro
	
	
	4a Questão 
	
	"A identidade da revista é construída através das imagens, que parecem ter mais importância do que os textos. A organização das fotos através das páginas é bastante simétrica e organizada, o que nos dá uma impressão de modernidade. (...)  As matérias são leves e descontraídas. Parece ser uma revista pensada para a diversão, mais do que para a reflexão. (...) Ao "ditar moda", a revista influenciava hábitos que poderiam estar conectados com posicionamentos políticos." Aula 4/Tela 12 Podemos associar essas características a qual revista?  
		
	 
	O Cruzeiro
	
	O Malho
	
	Manchete
	
	Fatos e Fotos
	
	Fon Fon
	
	
	5a Questão 
	
	Sobre os movimentos culturais no Brasil e no mundo nos anos 1960 e 1970, marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	As instituições mais contestadas, por alguns grupos no período foram a família tradicional e as igrejas, com exigências como a do controle da natalidade, incluindo o aborto e o direito ao divórcio.
	
	Os ídolos da juventude no Brasil eram músicos como Roberto Carlos, Chico Buarque, Caetano Veloso, por exemplo.
	
	Desenvolveu-se um movimento musical de contextação ao Regime MIlitar e as perseguições políticas desenvolvidas pelos militares
	
	A crítica da Europa e dos Estados Unidos descobriram a literatura latinoamericana, especialmente o chamado realismo fantástico, valorizando autores como, por exemplo o colombiano Garcia Márquez .
	 
	Uma peculiaridade da cultura juvenil do período foi o seu intenso nacionalismo, que levava os jovens, a recusarem qualquer estilo de vida e gostos artísticos de outros países.
	
	
	
	
	
	6a Questão 
	
	Com o governo Geisel (1974-1979) começa um longo processo que passa pelo governo Figueiredo (1979-1985) até a eleição de Tancredo Neves à Presidência da República em 1985. Nesse período destacam-se dois grandes eventos de massa, o primeiro trata-se da "Anistia Ampla, Geral e Irrestrita", ao passo que o segundo redundou na pressão pela escolha de Tancredo para presidente. Nesse sentido, assinale a assertiva que indica o nome desse movimento:
		
	
	Abertura.
	
	Frente Ampla;
	
	Eleição do Brizola;
	
	Fim do AI-5;
	 
	Diretas Já;
	Respondido em 26/04/2020 14:38:25
	
	
	
	7a Questão 
	
	No período de 1989 a 2013 a história brasileira assistiu diversos acontecimentos que contribuíram para algumas mudanças políticas importantes, destacando-se, dentre outros, a eleição de Collor para Presidente da República em 1989, o Plano Real de Itamar Franco em 1994, as eleições de dois candidatos de centro-esquerda para a Presidência da República como Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Lula (2003-2011) e a chegada de uma mulher à Presidência da República em 2011. Contudo, um fato muito importante mobilizou a juventude em 1992 num movimento político traumático que resultou no afastamento do Presidente da República à época, que de certa forma acenou para a maturidade das instituições políticas brasileiras. Assinale a alternativa que retrata o acontecimento histórico:
		
	
	Levante contra Collor;
	 
	Impeachment de Collor;
	
	Afastamento de Collor.
	
	Deposição de Collor;
	
	Renúncia de Collor;
	Respondido em 26/04/2020 14:41:30
	
	
	8a Questão 
	
	Leia abaixo alguns versos da canção ADMIRÁVEL GADO NOVO:
Vocês que fazem parte dessa massa,
Que passa nos projetos, do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais, do que receber.
E ter que demonstrar, sua coragem
A margem do que possa aparecer.
E ver que toda essa, engrenagem
Já sente a ferrugem, lhe comer.
Eh, ôô, vida de gado
Povo marcado, ê
Povo feliz
Ela foi lançada em 1979, pelo cantor e compositor Zé Ramalho. Refletindo a partir desse trecho, o que se pode afirmar sobre a situação do trabalhador rural na segunda metade do século XX?
		
	 
	Apesar da consolidação das leis trabalhistas (CLT) ainda no período Vargas, a massa de trabalhadores rurais continuou a viver com problemas seculares, como a ausência de uma reforma agrária e a concentração de terras nas mãos de poucos proprietários.
	
	A proposta de Reforma Agrária de João Goulart, nas vésperas do golpe civil-militar de 1964, mesmo bem acolhida pelos grandes proprietários de terra do país, nunca foi colocada em prática.
	
	As promessas de um futuro digno para os trabalhadores rurais foi interrompido apenas no período da ditadura militar, quando os direitos trabalhistas da Era Vargas foram provisoriamente suspensos.
	
	A realização da Reforma Agrária por Getúlio Vargas não foi o suficiente para extinguir os problemas no campo, reforçando o êxodo do campo para a cidade, onde a população continuou sendo tratada como gado.
	
	A política rural de João Goulart, iniciada por Getúlo Vargas e continuada no período da ditadura militar, acabou favorecendo apenas os pequenos proprietários de terra, deixando o proletariado rural de fora dos benefícios trabalhistas.
	
	
	9a Questão 
	
	Personagem da história brasileira que morreu lutando pela preservação da Floresta Amazônica, procurando unir todos os que dela precisavam para sobreviver.
		
	
	Cacique Juruna
	
	Claudio Alencar
	 
	Chico Mendes
	
	Luis Barroso
	
	Claudio Villas Boas
	
	
	10a Questão 
	
	O governo de Luís Inácio Lula da Silva procurou atuar em campos significativos para o governo brasileiro, atacando principalmente aspectos criticados no governo anterior Como exemplo disso podemos citar:
		
	
	Ampliação do neoliberalismo
	
	Alinhamento com os EUA
	 
	Freio às privatizações
	
	Fortalecimento do FMI
	
	Diminuição do Estado de Bem Estar Social

Continue navegando