Buscar

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ PCC EDUCAÇÃO E PRODUÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE BACHAREL EM HISTÓRIA
JOSÉ ANDERSON MONTEIRO DE MENESES
Prática como Componente Curricular: Educação e produção.
Niterói – RJ
Junho de 2023
Educação e produção
Quando pensamos em educação e produção, inevitavelmente, pensamos na produção dos materiais didáticos voltados para o setor educacional. Não é um tema reservado as instituições escolares, pois, ONG’s, empresas, cursos preparatórios, investem bastante tempo e recursos financeiros na produção de material para facilitar os conhecimentos, desenvolver habilidades e atitudes que convergem com a missão de cada uma. Seja para conscientização, treinamento dos funcionários (gestão do conhecimento) e preparação para um concurso, respectivamente.
Esta prática como componente curricular fez acender a curiosidade sobre o material didático das instituições escolares que promovem a Educação para Jovens e Adultos (EJA). Sabemos que a EJA é uma modalidade de ensino criada pelo Governo Federal, em 1996, dividida em duas etapas: Fundamental e Médio. Foi legalmente instituída na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394/96 (BRASIL, 1996b).
O Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) é destinado aos jovens que completaram 15 anos de idade e não completaram este período de estudos com duração média de dois anos. O do Ensino Médio é destinado a maiores de 18 anos e dura em média 18 meses.
Dada a complexidade de formação desta modalidade em um intervalo de tempo reduzido, como forma de democratizar a educação, buscamos com esta PCC compreender como Material didático da Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi escolhido, e alguns casos, produzido pelos professores do Colégio Estadual Aurelino Leal.
Os dados obtidos foram colhidos a partir da metodologia de estudo em campo, iniciado em 28 de março de 2023, na referida instituição de ensino. Desde já, agradecemos a recepção e acolhida do Diretor Antônio Jorge Mota Campos Junger Vilela e do Professor, Mestre em História, Guilherme Luis Mascarenhas Figueira que nos permitiu vivenciar e entender, melhor a educação e produção nesta modalidade de ensino com o foco na disciplina história. 
Os materiais didáticos de toda EJA estão estruturados em fascículos, que se intercomunicam entre si, e juntos compõem uma escalada progressiva completa, que acompanha o estudante ao longo de sua trajetória de sua formação. Ressaltamos que o material é elaborado por uma equipe interdisciplinar de especialistas de diversas áreas do conhecimento. A autoria dos livros didáticos, no ensino público, é responsabilidade do MEC. Entretanto, existem materiais de apoio produzidos pelos professores do Colégio em que foi feita a prática.
Todo material didático produzido para educação é uma espécie de produto para ajudar o cliente (o aluno) a compreender melhor o conteúdo estudado. Outrossim, funciona como um guia para o professor. Sendo preparados com base em um currículo de interesse pedagógico para atender o conteúdo programático e contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. 
Os materiais didáticos usados no Colégio Estadual Aurelino Leal são livros didáticos fornecidos pelo Ministério da Educação e Cultura, resumos e slides. E, são alinhados com o projeto político pedagógico da escola, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).
O Prof. Me. Guilherme Luis Mascarenhas Figueira produziu diversos materiais didáticos que contribuíram com a formação dos alunos, a saber: os resumos das aulas e slides. Produziu planos de aula - baseado no conteúdo programático; voltado a facilitar a retenção do conteúdo com os objetivos de aprendizado.
A produção do material didático, supracitado, demanda muito tempo e dedicação do Professor. Há um espírito de sacrifício hercúleo do Educador, pois, além de cumprir seu ofício em sala de aula, sua jornada de trabalho, tem que continuar em casa a preparação para próxima aula. Sintetizar o conteúdo para apresentar é um trabalho árduo somado ao esforço de produzir material didático (resumos e slides), pois, dialoga com o domínio de ferramentas tecnológicas (Word, Power Point, Google Drive, por exemplo). 
Mesmo quando o material didático já está produzido, existe a preocupação em manter atualizado e alinhado com as exigências do MEC. Se torna desafiador para um historiador que busca encontrar as continuidades, transições e rupturas com suas referências, exortando um entendimento geral sobre a temática. Conectando os temas atuais para facilitar a assimilação do conteúdo para os alunos.
O material didático desenvolvido pelo Professor, que acompanhamos, vem colhendo bons resultados de aprovação na sua disciplina. Demonstraremos, a seguir, a Tabela 1, a relação de aprovação da EJA na disciplina de História do Colégio Estadual Aurelino Leal nos anos de 2020 e 2021:
	Tabela 1 – Relação de aprovação da EJA na disciplina de História do Colégio Estadual Aurelino Leal
	Ano
	Matriculados 
	Aprovados
	Taxa de Aprovação (%)
	2021
	320
	320
	100
	2020
	323
	323
	100
	Fonte: Elaborado pelo autor com base no Censo Escolar de Educação Básica 2020 – INEP/MEC e no Censo Escolar de Educação Básica 2021 – INEP/MEC.
	Conforme foi exposto, concluímos que o material didático é um recurso pedagógico que auxilia o processo ensino-aprendizagem. De maneira alguma, substitui o conteúdo desenvolvido em sala de aula. Acompanhamos de perto, no Colégio Estadual Aurelino Leal, um dos exemplos de dedicação do Professor, Mestre em História, Guilherme Luis Mascarenhas Figueira que produz os resumos, slides e planos de aula, atualizados, para os alunos em formação. Além, é claro, de ministrar aulas de excelência com todo seu bojo cultural e titulação. 
Ressaltamos que ter profissionais tão qualificados, como o Professor, Mestre, supracitado, torna a EJA, no Ingá, em Niterói-RJ, diferenciado, porque aumenta o interesse pelas aulas, justificada na participação dos alunos, além de contribuir para a educação no País. Registramos nossa admiração aos alunos deste Colégio pela abnegação e esforço. Pais, mães, filhos, filhas, trabalhadores muitas vezes com tripla jornada (trabalho, escola e cuidar do lar). A Direção, Secretaria, Corpo Docente, Corpo Discente e os Colaboradores deste Colégio conseguem fazer um excelente trabalho.
	
Perguntas da plataforma:
1. Onde você realizou a sua Prática? Qual era o nome da Instituição?
Em uma escola de ensino público. Colégio Estadual Aurelino Leal.
2. Qual a data em que você iniciou? 28/03/2023
3. Qual a data em que finalizou? 09/06/2023
BIBLIOGRAFIA
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC, 1996b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 30 mar. 2019.
FIGUEIRA, Guilherme Luis Mascarenhas. Resumo sobre a I Guerra Mundial. Niterói-RJ: Independente, 2023.
FIGUEIRA, Guilherme Luis Mascarenhas. Resumo sobre a crise de 1929. Niterói-RJ: Independente, 2023.
FIGUEIRA, Guilherme Luis Mascarenhas. Resumo sobre a II Guerra Mundial. Niterói-RJ: Independente, 2023.
FIGUEIRA, Guilherme Luis Mascarenhas. Resumo sobre a II Guerra Mundial. Niterói-RJ: Independente, 2023.
LEAL, COLÉGIO AURELINO. Projeto Político Pedagógico do Colégio Aurelino Leal. Niterói-RJ: Colégio Aurelino Leal, 2023.
LEAL, COLÉGIO AURELINO. Arquivos da Secretaria do Colégio Aurelino Leal. Niterói-RJ: Colégio Aurelino Leal, 2022.
LEAL, COLÉGIO AURELINO. Arquivos da Secretaria do Colégio Aurelino Leal. Niterói-RJ: Colégio Aurelino Leal, 2021.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados. Acesso em: 31 mar. 2023.

Outros materiais