Buscar

BRASIL REPUBLICANO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Mariana Guimaraes 
	
	Disciplina:
	História do Brasil Republicano (HID05)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:461428) ( peso.:4,00)
	Prova:
	13187183
	Nota da Prova:
	7,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	As diferentes políticas econômicas adotadas pelos governos republicanos deixaram marcas, tanto positivas quanto negativas, na vida nacional. Durante o regime militar, alguns economistas ganharam grande destaque na impressa, como Roberto Campos, Delfim Neto e Mário Henrique Simonsen. Com relação às proposições da política econômica, disserte sobre o Milagre Econômico Brasileiro.
	Resposta Esperada:
O Milagre Econômico Brasileiro foi uma desastrada política econômica adotada no Brasil durante o Regime Militar, e que teve como principal articulador o economista Delfim Neto, ministro do governo Médici. Seu principal objetivo era aumentar os números da economia nacional, ampliando a concentração da renda. Assim, ao invés de buscar distribuir as riquezas de forma mais justa entre empresários e trabalhadores, o governo, de forma deliberada, optou por financiar um rápido crescimento dos lucros das empresas brasileiras. O aumento da concentração de renda se mostrou uma política desastrada, que não resistiu às crises internacionais do capitalismo dos anos 1970.
	2.
	Uma das mais polêmicas questões da história nacional envolve a compreensão dos eventos que culminaram na Revolta da Vacina Obrigatória de 1904. Tendo como principais personagens o prefeito Pereira Passos, o médico sanitarista Oswaldo Cruz e a população da cidade do Rio de Janeiro, podemos afirmar que não fora apenas contra a obrigatoriedade da vacina que a população carioca se revoltou. Quais as causas da Revolta da Vacina Obrigatória?
	Resposta Esperada:
As principais causas da Revolta da Vacina Obrigatória estão relacionadas ao problema da organização do espaço urbano da então capital federal, a cidade do Rio de Janeiro, a qual era, no início do século XX, insalubre e foco de diversas doenças. Para a resolução desta problemática, o prefeito Pereira Passos iniciou uma reforma urbana, eliminando grande parte dos cortiços e demais locais insalubres. Contudo, a população pobre, moradora daqueles casebres, foi tratada com extrema violência pelos agentes estatais. Por isto, grande parte da população viu com desconfiança a obrigatoriedade da vacinação. Além da população, os militares positivistas também se opuseram à obrigatoriedade da vacinação, pois esta consistia na supressão da liberdade individual de escolha entre se vacinar ou não.
Parte inferior do formulário

Continue navegando