Buscar

divergencias entre escrita e oralidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As divergências principais e mais marcantes entre a escrita e a oralidade é a flexibilidade que você tem na comunicação oral que não tem na escrita por ser mais rígida, estar regida pela norma padrão da língua portuguesa, também chamada de norma culta.
Não podemos escrever da mesma forma que falamos pelo fato da fala ser mais flexível, com regras como “mais” em vez “mas” ou “ta” em vez de “está”, são mais aceitáveis na fala e não na escrita, e, documentos profissionais ou textos, mas são aceitáveis em lugares não profissionais, como uma conversas pela “internet”.
Cabe a cada um se adequar de forma correta em cada ambiente na qual este inserido no determinado momento, adequando sua oralidade entre o coloquial e o formal, a cada local.
Apesar da diferença entre a linguagem oral e escrita não se pode considerar uma mais complexa ou importante do que a outra, uma vez que existem vários níveis de formalidade e informalidade na oralidade e escrita, de acordo com o ambiente e o meio que será utilizado.

Outros materiais