A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Gestão financeira Avaliação Final ADMINISTRAÇÃO UNIASSELVI

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Gestão Financeira 
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial (peso.:3,00)
	
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Todo e qualquer investimento representa uma saída de caixa, do qual se tem expectativa de gerar entradas. Esta movimentação de caixa pode ser representada por uma série de fluxos de caixa convencionais e não convencionais. Quanto aos fluxos de caixa convencionais, como estes podem ser caracterizados?
	 a)
	Por investimentos fixos.
	 b)
	Por uma saída de caixa inicial e entradas fixas no decorrer de um período.
	 c)
	Por saídas de caixa.
	 d)
	Por entradas de caixa.
	2.
	O Sistema Financeiro Nacional é formado por órgãos, os quais têm a função de regulamentar, fiscalizar e executar todas as operações que envolvem circulação de moeda na economia. Nesse conjunto de entidades, uma é denominada autoridade máxima. Que entidade é essa?
	 a)
	Conselho Monetário Nacional.
	 b)
	Banco Central do Brasil.
	 c)
	Banco do Brasil S/A.
	 d)
	Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
	3.
	A função do gestor financeiro é conseguir recursos financeiros o suficiente para manter o negócio em operação e gerar resultado ao sócio ou acionista. Com esse fim, a administração de caixa deverá ser eficiente e eficaz, logo, a análise dos indicadores de liquidez será de extrema importância na geração de caixa. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Conta caixa, clientes e veículos.
	 b)
	Conta caixa, clientes e reservas.
	 c)
	Conta caixa, clientes e estoques.
	 d)
	Conta caixa, clientes e imóveis.
	4.
	A calculadora HP 12 C é uma calculadora financeira muito manuseada para a realização de cálculos financeiros. Normalmente, esses cálculos envolvem juros, taxas, amortização. A história salienta que essa calculadora teve seu lançamento em 1981 pela empresa Hewlett-Packardem (HP). Referente às teclas da calculadora HP 12 C, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I - Tecla "ON".
II - Tecla "CLx".
III - Teclas "f" "REG".
IV - Tecla "CHS".
(    ) Limpa a memória da calculadora.
(    ) Tecla que troca o sinal.
(    ) Limpa o visor da calculadora HP 12 C.
(    ) Tecla que liga a calculadora.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - IV - I - II.
	 b)
	II - IV - III - I.
	 c)
	II - I - IV - III.
	 d)
	III - IV - II - I.
	5.
	Você é proprietário de uma loja de confecção e vários indicadores financeiros são apurados para auxiliar em sua gestão. Esses indicadores você utilizará para identificar desvios que possivelmente estão acontecendo por falta de acompanhamento na gerência do negócio. Sua tomada de decisão está voltada para indicadores como: lucratividade sobre as vendas; rentabilidade dos negócios; e poder de pagamento da empresa. Referente aos indicadores citados, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Lucratividade sobre as vendas.
II- Rentabilidade dos negócios.
III- Poder de Pagamento da Empresa.
(    ) É um indicador que tem como objetivo demonstrar o poder de ganho da empresa, comparando o seu lucro líquido (LL) com relação à sua venda.
(    ) Indica se a empresa tem condições de honrar os seus compromissos assumidos com terceiros.
(    ) Tem a finalidade de demonstrar para o proprietário da loja de confecção qual é o seu poder de retorno, sobre o capital investido.
(    ) É um índice que, ao se apresentar cada vez maior, será melhor para empresa. No entanto, é indispensável a comparação com as empresas do mesmo setor.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III - I.
	 b)
	I - III - II - I.
	 c)
	I - II - II - III.
	 d)
	II - III - II - I.
	6.
	Podemos considerar que o fluxo de caixa relevante é uma ferramenta que mostra claramente a capacidade de pagamento da empresa. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta componentes que devem ser considerados ao elaborar um fluxo de caixa relevante de um investimento ou projeto:
	 a)
	Investimento inicial; entradas de caixa operacional; fluxo de caixa terminal.
	 b)
	Situação dos estoques; situação favorável do mercado.
	 c)
	Localização do imóvel a ser adquirido; tipo de financiamento.
	 d)
	Investimentos passados já pagos; cotação da moeda estrangeira; rentabilidade da máquina a ser adquirida.
	7.
	É imprescindível que o proprietário de uma empresa de pequeno porte tenha informações precisas para que haja assertividade em sua tomada de decisão. Isso consequentemente o fará mais competitivo. Ainda, para ser assertivo, na área financeira, o empresário deve acompanhar os relatórios gerenciais, como também alguns indicadores de desempenho de forma periódica. Diante desse contexto, sobre o controle das vendas realizadas, a apuração dos resultados da empresa e o fluxo de caixa como tipos de relatórios gerenciais da área financeira a serem analisados, analise as sentenças a seguir:
I- Para controlar as vendas, conhecer apenas o montante vendido do mês encerrado é insuficiente para o empresário, pois é necessário saber quanto de lucro foi gerado, como também qual foi a margem de lucratividade nas vendas realizadas.
II- O objetivo da apuração dos resultados da empresa é apurar o resultado líquido mensal, uma vez que esse é o valor das vendas menos impostos/tributos, custo das mercadorias vendidas e as despesas da empresa.
III- Dentro da apuração dos resultados da empresa, tem-se o pró-labore, que não é considerado uma despesa. O pró-labore não deve ser confundido com o lucro líquido gerado por ela.
IV- O objetivo do fluxo de caixa é registrar as entradas e as saídas previstas de recursos financeiros e apurar o saldo disponível previsto.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas
	8.
	O ciclo financeiro também é conhecido como ciclo de caixa, o qual representa o tempo entre o pagamento a fornecedores e o recebimento das vendas. Diante disso, entende-se que quanto maior o poder de negociação da empresa com fornecedores, menor será o ciclo financeiro. Sabe-se ainda, que por meio do ciclo financeiro consegue-se prever o tempo médio entre pagamento e recebimento dos recursos financeiros. Esses prazos serão determinantes para a elaboração segura do fluxo de caixa e, além disso, é conhecido como um indicador de atividade. Com relação ao exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Indicador elevado de rotação de estoque representa baixa rotação de vendas.
II- O giro do ativo total indica a eficiência da empresa em pagar as contas de curto prazo.
III- A alta rotação do prazo médio de recebimento condiz com entradas mais rápidas de recursos no caixa.
IV- Quanto maior o prazo de pagamento, haverá maior folga financeira no caixa.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	9.
	O artigo 178, da Lei 6404/76, conhecida também como a lei das sociedades anônimas, relata em seu texto que as contas do ativo circulante deverão estar classificadas em ordem de liquidez. Sobre as contas que correspondem ao ativo circulante, analise as opções a seguir:
I- Caixa.
II- Móveis e utensílios.
III- Depreciação acumulada.
IV- Estoques.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Lei Nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976. Dispõe sobre as Sociedades por Ações. 1976. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6404consol.htm>. Acesso em: 2 dez. 2014.
	 a)
	As opções I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As opções I e IV estão corretas.
	 c)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As opções II e III estão corretas.
	10.
	Considera-se um fluxo de caixa as entradas e saídas de recursos financeiros em um determinado período de tempo em